Kia EV9 – A forma da eletricidade

A Kia traz para o Brasil o SUV familiar EV9, 100% elétrico de grande porte. O modelo impressionou o mundo em 2023 pela forma e pelo conteúdo, com proposta de sete lugares, tecnologia de ponta e design arrojado e futurista. Produzido na Coreia do Sul, o EV9 desembarca no mercado brasileiro em versão única, com preço de R$ 749.990, incluindo carregador de emergência, Wallbox residencial de 7 kW e adaptador V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o carro em um gerador de energia. O modelo está disponível em oito opções de cores, com as brilhantes Preto Aurora, Cinza Pantera, Cinza Rocha, Prata Marfim, Branco Neve e Azul Marine e as foscas Prata Marfim e a Cinza Pantera.

Divulgação

Com 5,01 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,75 metro de altura e nada menos de 3,10 metros de entre-eixos, com rodas de liga leve de 21 polegadas, o EV9 traz na frente a assinatura “Digital Tiger Face”, com uma faixa fina das luzes de circulação diurna e conjunto óptico com vários projetores em formato de cubos que avançam até a grade. A lateral tem linguagem de design poligonal, enquanto o teto solar é duplo e os retrovisores externos utilizam câmeras que projetam as imagens em telas de 7 polegadas OLED localizadas nas extremidades internas de cada porta dianteira. A traseira replica as linhas frontais, com as faixas de leds das sinaleiras invadindo as colunas “C” e a tampa do porta-malas.

Divulgação

A cabine traz painel panorâmico que se estende do volante ao centro do veículo. Duas telas “touchscreen” de 12,3 polegadas cada – do painel de instrumentos e da central multimídia – se conectam a uma outra, de 5 polegadas, contendo uma série de botões de respostas táteis do controle das funções do sistema de ar-condicionado, de três zonas, com difusores de ar no teto para as duas fileiras de bancos traseiros. A iluminação ambiental com 64 combinações de cores completa a sofisticação interna. O porta-malas conta com 333 litros de capacidade na configuração de três fileiras, 828 litros com a última rebatida e 2.393 litros com as duas de trás “recolhidas”.

Divulgação

Com dois motores – um acoplado a cada eixo –, o EV9 tem potência total de 385 cavalos e torque instantâneo de 61 kgfm, com aceleração de zero a 100 km/h em 5,3 segundos e final de 200 km/h. O SUV elétrico tem bateria alta tensão, de 99,8 kWh, para uma autonomia de 434 quilômetros de acordo com o Inmetro e de 497 quilômetros pelo sistema europeu WLTP. Conforme a Kia, com um carregador ultrarrápido DC de 350 kW, é possível reabastecer a bateria de 30% a 80% de carga em 24 minutos. O EV9 tem também sistema de regeneração de energia inteligente ajustável em “paddles shifters”, com quatro níveis de recuperação, incluindo o i-Pedal, com aceleração e parada do veículo acionadas apenas no pedal da direita, ao mesmo tempo em que recupera energia para a bateria.

Divulgação

O SUV tem os modos de condução “Normal”, “Neve”, “Lama” e “Areia” e incorpora sistemas de ajuda ao condutor (ADAS), com assistentes para prevenção de colisão frontal e detecção de veículos, pedestres e ciclistas, de centralização e manutenção na faixa de rodagem e de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, piloto automático adaptativo e monitor de ponto cego. O EV9 é construído sobre a Electric Global Modular Plataform (E-GMP) – exclusiva para carros 100% elétricos da marca sul-coreana –, com estrutura reforçada que garantiram cinco estrelas dos órgãos de avaliação de segurança veicular NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) dos Estados Unidos e Euro NCAP da Europa.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

Pegue grátis sua RodaRio

O conteúdo Kia EV9 – A forma da eletricidade aparece primeiro em Roda Rio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.