Faça como a Glória Pires

Em 2016, a atriz Glória Pires viralizou nas redes sociais pela sua participação como comentarista do Oscar na TV Globo. Ao ser questionada pela jornalista Maria Beltrão se Lady Gaga ganharia o prêmio de Melhor Canção Original, a resposta foi curta e objetiva: “Não sou capaz de opinar”.

A frase ficou eternizada como um meme usado até hoje. No entanto, houve aqueles que não acharam graça da participação da atriz. Em meio às críticas, Glória rebateu e disse: “Quem já passou por qualquer situação complicada e escolheu lidar com a verdade ao invés de esconder algo vai entender o que estou falando. Ser sincero, honesto e comunicar-se de forma transparente são virtudes que fazem toda a diferença no mundo em que vivemos e em nós mesmos.”

LEIA TAMBÉM: Saudosa volta às aulas

Nesta semana, o fato voltou à tona após a artista ser indenizada pelo uso indevido de sua imagem e da frase icônica para fins comerciais. Por ironia do destino, isso ocorreu justamente no momento em que Santa Cruz do Sul debate o futuro das tipuanas que vieram a ceder duas semanas após o início das obras de revitalização e ampliação do calçadão.

Nas redes sociais da Gazeta do Sul, foram diversos comentários favoráveis e contrários à retirada e à preservação das árvores tombadas. Entretanto, chamou a atenção as mensagens que começavam com a frase: “Não sou especialista, mas na minha opinião…”

Imediatamente, lembrei da tão falada resposta da Glória Pires sobre as chances de Lady Gaga sair com a estatueta de Melhor Canção Original. No fim das contas, o prêmio foi para Sam Smith pela música Writing’s on the wall, do filme 007 contra Spectre.

Afinal, por que precisamos opinar sem o mínimo de embasamento teórico? Qual a finalidade? O que ganhamos com isso? É por curtidas? Para ganhar notoriedade? Ou apenas para se sentir importante e parte do tema da semana?

LEIA TAMBÉM: Tomar decisões profissionais

Não se trata de cercear a liberdade de nos expressarmos. Afinal, vivemos em um Estado Democrático de Direito onde podemos fazê-lo, cientes de que elas vão gerar repercussão.

No entanto, antes de clicarmos em publicar, precisamos nos informar, buscar informações e ouvir especialistas. Ao fazer isso, há a possibilidade de entender que, mesmo após informar-se a respeito do tema, tudo que lemos ou ouvimos a respeito ainda não é o suficiente a ponto de poder expressar a nossa opinião.

O principal ensinamento deixado pelo comentário de Glória Pires a Maria Beltrão, assim como sua resposta posterior diante da reação na internet, é que precisamos ser sinceros e honestos com nós mesmos sobre as nossas limitações acerca de um tema. A verdade é que não dominamos todos os conteúdos que entram em evidência diariamente nas redes sociais. E, ao nos manifestarmos nas publicações, não estamos aprendendo nada, apenas demonstramos que as redes sociais viraram um ambiente de engajamento e busca por aprovação. Logo, não importa o que eu sei, mas o que eu falo, mesmo se não tenho conhecimento para isso.

Assim, antes de fazer um comentário, coloque-se no lugar da Glória Pires. Talvez você vá desistir de escrever e se dar conta de que também não é capaz de opinar.

LEIA MAIS COLUNAS DO FORA DE PAUTA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Faça como a Glória Pires appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.