Ford inicia produção do motor Panther 2.0 na Argentina para equipar a Ranger e outros modelos

A Ford iniciou a produção do motor Panther 2.0 turbo diesel na Argentina, consolidando sua estratégia na América do Sul. O propulsor equipa a picape Ranger e faz parte de um investimento de 660 milhões de dólares na fábrica de General Pacheco. Com essa movimentação, a empresa amplia sua capacidade produtiva e reforça sua presença no mercado de utilitários.

Pontos Principais:

  • A Ford investiu 660 milhões de dólares na fábrica de General Pacheco.
  • O motor Panther 2.0 turbo diesel entrega 170 cv e 40,9 kgfm de torque.
  • A unidade argentina também produz o motor Lion 3.0 V6.
  • A produção anual da Ranger deve chegar a 70 mil unidades em 2025.

A modernização da fábrica permitiu a implementação de novas tecnologias na produção, elevando a capacidade de fabricação da Ranger. Além do Panther 2.0, a unidade também produz o motor Lion 3.0 V6, uma alternativa voltada para maior potência. Ambos os motores impulsionam a estratégia da Ford na região.

A Ford expandiu sua operação na Argentina com a produção do motor Panther 2.0. O investimento de 660 milhões de dólares modernizou a fábrica de General Pacheco, aumentando a capacidade produtiva.
A Ford expandiu sua operação na Argentina com a produção do motor Panther 2.0. O investimento de 660 milhões de dólares modernizou a fábrica de General Pacheco, aumentando a capacidade produtiva.

A ampliação da produção impacta diretamente a economia local, aumentando a geração de empregos no setor automotivo argentino. Com uma estrutura renovada, a Ford busca consolidar sua posição no segmento de picapes e ampliar a oferta de motores para outros veículos da marca.

Expansão da fábrica de General Pacheco

A fábrica da Ford em General Pacheco passou por um processo de modernização, viabilizado por um investimento de 660 milhões de dólares. A atualização envolveu a reestruturação da unidade produtiva, tornando-a um centro estratégico para a fabricação de veículos e motores na América do Sul.

Desse montante, 80 milhões de dólares foram aplicados exclusivamente na reestruturação da área de motores. A modernização incluiu a adoção de processos industriais avançados, alinhados ao conceito de manufatura 4.0. Essa abordagem aumentou a eficiência produtiva e a capacidade de exportação da unidade.

Atualmente, aproximadamente 70% da produção da fábrica é destinada a mercados internacionais. O crescimento da unidade reflete a estratégia da Ford de fortalecer sua presença global e consolidar a Ranger como uma das picapes mais vendidas na América do Sul.

Características do motor Panther 2.0

A nova linha de motores impulsiona a produção da Ranger, que deve alcançar 70 mil unidades em 2025. A fábrica incorporou tecnologia de manufatura 4.0, otimizando processos e reduzindo custos.
A nova linha de motores impulsiona a produção da Ranger, que deve alcançar 70 mil unidades em 2025. A fábrica incorporou tecnologia de manufatura 4.0, otimizando processos e reduzindo custos.

O Panther 2.0 é um motor turbo diesel de quatro cilindros, desenvolvido para equipar a nova geração da Ford Ranger. Ele oferece 170 cavalos de potência e um torque de 40,9 kgfm, priorizando eficiência e consumo reduzido de combustível.

Esse propulsor complementa a linha de motores da Ranger, que também conta com o Lion 3.0 V6. Enquanto o Panther 2.0 é focado na economia de combustível, o Lion 3.0 V6 se destaca pelo desempenho, entregando 250 cavalos e 61 kgfm de torque.

A fabricação do Panther 2.0 na Argentina pode abrir espaço para sua aplicação em outros modelos da marca. Há especulações de que o motor possa equipar a van Transit, ampliando sua utilização dentro da linha de veículos da Ford na América do Sul.

Impacto na produção da Ranger

A produção do Panther 2.0 está diretamente ligada ao crescimento da fabricação da Ford Ranger na América do Sul. Em 2024, o modelo se tornou uma das duas picapes mais vendidas da região, e a expectativa é de aumento na produção para atender à demanda.

A fábrica de General Pacheco tem previsão de fabricar 70 mil unidades da Ranger em 2025. Esse número representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior e quase 30% a mais que o primeiro ano de produção da nova geração do modelo.

O crescimento na produção também impacta a economia local, gerando novas oportunidades de emprego na indústria automotiva argentina. A expansão reflete a estratégia da Ford de manter sua competitividade e ampliar sua participação no segmento de picapes.

Modernização e tecnologia na produção

A Ford implementou na fábrica de motores o conceito de manufatura 4.0, integrando automação, conectividade e sustentabilidade ao processo produtivo. A adoção dessas tecnologias aprimorou a eficiência da linha de montagem e reduziu desperdícios.

A modernização da unidade industrial incluiu a ampliação da área produtiva em 20%. Essa expansão permitiu otimizar a fabricação dos motores, garantindo maior precisão nos processos e aumentando a capacidade de produção da unidade.

Com a adoção dessas tecnologias, a Ford busca aprimorar a qualidade dos produtos e garantir maior competitividade no mercado. A atualização da fábrica reforça a estratégia da empresa de consolidar a produção de motores na América do Sul.

Ford busca liderança no segmento

A Ford tem planos ambiciosos para a Ranger e para sua linha de motores na América do Sul. A modernização da fábrica e a produção local do Panther 2.0 fazem parte de uma estratégia para fortalecer a posição da empresa no segmento de picapes.

O principal desafio da Ford é a concorrência direta com a Toyota Hilux, modelo que lidera as vendas na região. Para competir nesse mercado, a montadora aposta na eficiência dos novos motores e na ampliação da produção.

A possível utilização do Panther 2.0 na van Transit reforça a intenção da Ford de expandir o uso desse motor para outros veículos. Com essa estratégia, a empresa pretende aumentar sua presença na região e consolidar sua linha de produtos.

Fonte: Ford.

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