UNC campus Mafra dá início ao curso de medicina com 60 novos estudantes

Fotos: UNC/Divulgação

 

 

Com uma cerimônia marcante, a Universidade do Contestado, campus Mafra, deu as boas-vindas aos 60 novos futuros médicos, na manhã de terça-feira (18).

 

A ‘Aula Inaugural’ e ‘Cerimônia do Jaleco’, quando os acadêmicos que ingressam na medicina recebem o jaleco e estetoscópio, entregue por seus familiares e pessoas especiais, eterniza o início dessa jornada acadêmica.

 

“A data de hoje é, especialmente para calouros e familiares, a celebração de uma decisão que transformará suas vidas e toda a sociedade. Da mesma forma, representa o compromisso que a Universidade possui com a região do Contestado e com o desenvolvimento regional, contribuindo com a mudança positiva dos indicadores de saúde e possibilitando ainda mais acesso deste setor para toda a população da região de Mafra”, destacou o reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, durante a solenidade.

 

 

A implementação do curso de medicina em Mafra aconteceu em 2017. Em 2023, ao fim do ciclo de seis anos da graduação, a Universidade recebeu a comissão avaliadora in loco para o reconhecimento do curso, que obteve o conceito ‘muito bom’. Nas dimensões avaliadas, a dimensão 1, referente à organização-didático-pedagógica, se destacou e obteve o conceito ‘excelente’ em todos os indicadores, assim como na dimensão 3 – infraestrutura, todos os indicadores obtiveram o conceito máximo.

 

Na oportunidade do evento da Aula Magna, Luciano Bendlin proferiu a palestra ‘Universidade: compromisso e conhecimento’, apresentando a instituição e a importância do ensino, pesquisa e extensão nesta área da saúde.

 

Com 54 anos, dois colégios universitários, 50 cursos de graduação, 90 de pós-graduação, quatro mestrados, dois doutorados e duas rádios educativas, a UNC vem desempenhando seu compromisso com a região em que está inserida.

 

No campus Mafra, além da biblioteca especializada com mais de 114 mil títulos e 215 mil exemplares, a UNC também possui mais de 200 ambientes de inovação e aprendizagem, entre eles o Ambulatório de Medicina, com 450m² de infraestrutura e atendimento à comunidade com as especialidades de saúde da mulher, do idoso, saúde mental e saúde da criança e do adolescente, além de possuir um centro de ensino e pesquisa integrado.

 

 

O ambulatório realiza atendimentos gratuitos à comunidade regional em horário vespertino e noturno. Todos os ambientes possuem tecnologia de última geração, com a utilização de cadáveres sintéticos utilizados para que os acadêmicos possam treinar procedimentos cirúrgicos e oferecer uma representação realista da anatomia humana, permitindo a prática de técnicas semelhantes às que encontrarão em situações reais. Além disso, também possui a ‘Tela 3D’ tecnologia de visualização tridimensional para permitir que os alunos estudem e interajam com modelos anatômicos digitais.

 

Outra importante tecnologia é o Simulador Harvey, um avançado simulador médico utilizado principalmente para treinamento em cardiologia e medicina cardiovascular.

 

Todos os equipamentos, presentes na UNC, são utilizados em cursos de referência nacional e internacional.

 

Desta forma, a Universidade do Contestado reafirma o seu principal compromisso com a formação de qualidade aos seus acadêmicos e com o desenvolvimento dos municípios em que está inserida, através do ensino, da pesquisa e extensão, fazendo a diferença na vida dos mais de 37 mil profissionais já formados.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.