Paciente realiza sonho de sorrir ao lado dos filhos após ação solidária feita por profissionais de hospital

A ação voluntária de colaboradores do hospital resultou na aquisição de prótese dentária, devolvendo a ela a autoestima e alegria.

Janaína Ferreira Benício, paciente internada no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), emocionou a equipe assistencial ao revelar um sonho simples, mas até então distante: tirar uma foto sorrindo ao lado dos filhos. Durante o período de internação, os profissionais notaram que Janaína raramente sorria. Ao conversarem com ela, descobriram que a falta dos dentes da frente era motivo de vergonha e que ela já havia sido vítima de discriminação, sendo chamada por apelidos degradantes.

Sensibilizados com a história de Janaína, os profissionais do HDT-UFT/Ebserh se mobilizaram para mudar essa realidade. A cirurgiã-dentista Karina e Silva, que acompanhou o caso, explicou que, durante a avaliação inicial, foram identificadas raízes dentárias remanescentes, inclusive na região anterior da boca, que afetavam sua saúde bucal e autoestima. Após a extração dessas raízes, Janaína estava apta a receber próteses dentárias, mas o tratamento particular era inacessível financeiramente para ela e sua irmã, que a acompanhava.

Diante da situação, a equipe multidisciplinar do hospital decidiu agir. Eles organizaram uma rifa para arrecadar fundos e custear a confecção das próteses. A iniciativa contou com a colaboração de profissionais de diversos setores do HDT-UFT/Ebserh, que se uniram para realizar o sonho da paciente.

“Vários colegas de todos os setores do hospital contribuíram. E foi assim que conseguimos dar um novo sorriso à paciente. Desejo que ela tenha muitos motivos para sorrir ao lado da família”, afirmou a cirurgiã Karina e Silva, destacando o trabalho essencial de Maria da Conceição (técnica em saúde bucal), Ianne Melo (fonoaudióloga) e Anna Karolinny (terapeuta ocupacional), que lideraram a campanha.

Na ocasião em que colocaram a prótese e foram registrar o momento, fizeram uma ligação por vídeo com os filhos da Janaína, e eles disseram que ela estava linda. “Foi um momento de muita emoção e alegria”, comentou a fonoaudióloga Ianne.

A ação não só restaurou a capacidade de mastigação de Janaína, mas também devolveu sua autoestima e a possibilidade de realizar seu sonho: registrar um momento feliz ao lado dos filhos, com um sorriso no rosto. A história emocionante é um exemplo de como a solidariedade e o trabalho em equipe podem transformar vidas.

Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Daianni Parreira (Unidade de Comunicação Regional 14).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.