Homem é indiciado como principal suspeito de matar idosa em Filadélfia

Viaturas da Polícia Civil do Tocantins — Foto: Reprodução/SSP-TO

Vítima idosa foi atingida por cerca de 20 facadas ao ser surpreendida pelo agressor

Um homem de 25 anos foi indiciado nesta quinta-feira, 20, após conclusão das investigações da Polícia Civil do Tocantins que apuraram as circunstâncias da morte de Maria Alves de Matos, de 79 anos, fato ocorrido no último dia 22 de janeiro de 2025. O homem é tido como o principal suspeito pelo crime de homicídio qualificado cometido contra a idosa na zona rural da cidade de Filadélfia. 

De acordo com o delegado Charles Arruda, no dia dos fatos, a vítima foi encontrada no interior de sua residência, já sem vida, pelo caseiro da chácara em que residia. O corpo de Maria Alves apresentava várias lesões produzidas por golpes de faca, além de profundos hematomas. 

As investigações da equipe da 34ª DP de Filadélfia apontaram que, por volta das 10h da manhã do dia 22, a vítima se encontrava do lado de fora de sua residência, quando teria sido surpreendida pelo agressor, que a esfaqueou várias vezes, causando sua morte de forma bárbara. Posteriormente, o autor arrastou o corpo da vítima para dentro do imóvel, onde ainda desferiu outros golpes de faca, havendo ainda a suspeita de que desejava esquartejar o corpo. Após o crime, o autor fugiu, sem roubar nenhum pertence da vítima. 

No decorrer do trabalho investigativo, a Polícia Civil identificou o homem como sendo o possível autor do crime. Porém, também restou comprovado que o investigado possui uma espécie de perturbação mental e estaria em suposto surto psicótico desde a data anterior aos fatos. Após o crime, teria retornado para sua residência, na cidade de Filadélfia, onde foi internado por familiares, na ala psiquiátrica do Hospital Regional de Araguaína.

A autoridade policial ressalta ainda que o suposto autor já tem antecedentes criminais por outros atos de violência, inclusive tentativa de homicídio praticado contra um membro de sua própria família. 

Por meio de decisão judicial, foi determinada a internação compulsória do indivíduo na ala psiquiátrica do Hospital Geral de Palmas para ser submetido a tratamento ambulatorial. O inquérito foi concluído pela 34ª DP de Filadélfia e remetido ao Poder Judiciário, com vistas ao Ministério Público para a adoção das medidas legais cabíveis.

O delegado Charles Arruda destaca que a completa elucidação do crime é de grande importância, pois agora, com o encerramento do inquérito policial, as devidas providências judiciais em relação ao caso serão adotadas. “Trata-se de um crime bárbaro que chocou toda a população de Filadélfia, tendo em vista o grau de crueldade empregado pelo autor. Diante dos fatos, a Polícia Civil procedeu às investigações necessárias, apontando a autoria do crime e promovendo o indiciamento do principal suspeito”, frisou. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.