Família tem casa incendiada em quilombo tocantinense que clama por justiça e proteção: “Exigimos uma investigação rigorosa”

Screenshot

Violência e perseguição. Mais uma casa foi incendiada, segundo a Associação do Quilombo Rio Preto, em Lagoa do Tocantins.

“Este não é um caso isolado, mas sim mais um episódio de violência que enfrentamos, colocando em risco nossas vidas, nossa cultura e nosso direito à permanência em nosso território ancestral. Exigimos das autoridades competentes uma investigação rigorosa, identificação dos responsáveis e a devida punição para que crimes como este não fiquem impunes.

Não aceitaremos que o racismo, a intolerância e a violência continuem ameaçando nossa comunidade”, afirmou. 

O Quilombo pede ainda: “Clamamos por justiça e proteção aos quilombolas do Rio Preto, garantindo nosso direito de viver com dignidade, segurança e respeito”, disse.

Veja íntegra da nota: 

NOTA DE INDIGNAÇÃO

A Associação do Quilombo Rio Preto, em Lagoa do Tocantins, vem a público manifestar sua profunda indignação e revolta diante de mais um ato criminoso que atinge nossa comunidade. No dia de hoje, mais uma família quilombola teve sua casa incendiada dentro do nosso território, em um claro desrespeito aos nossos direitos e à nossa segurança.

Este não é um caso isolado, mas sim mais um episódio de violência que enfrentamos, colocando em risco nossas vidas, nossa cultura e nosso direito à permanência em nosso território ancestral. Exigimos das autoridades competentes uma investigação rigorosa, identificação dos responsáveis e a devida punição para que crimes como este não fiquem impunes.

Não aceitaremos que o racismo, a intolerância e a violência continuem ameaçando nossa comunidade.

Clamamos por justiça e proteção aos quilombolas do Rio Preto, garantindo nosso direito de viver com dignidade, segurança e respeito.

Lagoa do Tocantins, 19/02/2025

Associação do Quilombo Rio Preto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.