Teve problema em app de transporte e de delivery? Veja dicas do que fazer


Procon explica direito de consumidor. Serviços de delivery
2R Delivery
🏍️Os serviços de delivery e de transporte por aplicativo têm facilitado a vida de muita gente. A praticidade e o conforto do deslocamento e recebimento de produtos aumenta o número de adeptos desses aplicativos.
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Mas, se por um lado tem a comodidade, os problemas com cobranças indevidas, cancelamentos injustificados e entregas com defeito podem dar aquela dor de cabeça indesejada. Segundo o Procon, cresce em Alagoas o número de reclamações desses serviços. O g1 AL listou abaixo algumas recomendações!
🛍️Como contestar cobranças indevidas?
O Código de Defesa do Consumidor prevê que qualquer cobrança indevida deve ser devolvida em dobro ao cliente, com juros e correção monetária.
Se identificar um erro, a primeira providência é entrar em contato com o suporte do aplicativo. Caso não haja solução, o consumidor pode registrar uma reclamação no Procon Alagoas.
Segundo Procon, um dos problemas mais recorrentes é a aplicação de taxa extra no final da corrida ou entrega, sem qualquer explicação. Outro problema relatado pelos clientes é o pagamento duplicado no cartão e a cobrança de pedidos cancelados dentro do prazo permitido.
🚗Cancelamento do serviço
Segundo Procon, muitos motoristas cancelam a corrida ao ver o trajeto
Maksim Goncharenok/Pexels
Uma queixa bastante comum dos clientes de aplicativos de transporte, por exemplo, é o cancelamento das corridas após um longo período de espera.
De acordo com o Procon, o cancelamento acontece na maioria das vezes que o motorista vê o destino da corrida ou para ganhar com a taxa de cancelamento.
O que fazer nesses casos? O Procon explica que é necessário registrar a reclamação dentro do próprio aplicativo. Se houver prejuízo financeiro, o usuário pode solicitar reembolso e, se necessário, buscar auxílio do Procon.
🔔Pedidos errados ou atrasados: quem é o responsável?
Consumidores reclamam de erro nas entregas por app
Marcos Serra Lima/G1
Alguns produtos são enviados errados, com algum tipo de avaria ou até mesmo com atraso excessivo. Nesses casos, o Procon explica que o consumidor tem direito ao reembolso ou reenvio correto da mercadoria.
Pode ser exigido também o item correto sem custos adicionais. Se o problema for a demora na entrega, o consumidor tem o direito de desistir da compra e pedir o reembolso do valor pago.
“Os aplicativos devem garantir que as entregas sigam o que foi solicitado, e o restaurante ou mercado parceiro é responsável pela qualidade dos produtos”, alertou o Procon.
Número de compras por aplicativo aumenta muito
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