Rio Pardo receberá sessão de cinema ao ar livre

Um dos cenários mais icônicos do Centro Histórico de Rio Pardo, a Praça da Matriz, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, se tornará, no próximo dia 21, um espaço de cultura. Isso porque o local receberá uma etapa do circuito itinerante RodaCine, que promoverá uma sessão de cinema ao ar livre. Com entrada gratuita, a exibição acontece a partir das 19 horas. A recomendação é de que os espectadores levem suas próprias cadeiras.

A sessão será dedicada a produções cinematográficas gaúchas. Serão exibidos o curta-metragem Esclerosada não é a vó, de Erenice de Oliveira, Marcia Denardin e Luiz Alberto Cassol; e o longa Contos Gauchescos, de Henrique de Freitas Lima.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para a Feira do Peixe estão abertas

Além disso, a programação inclui uma atividade formativa no Centro Regional de Cultura. Das 15 horas às 18h30, acontece a oficina Câmera Causa, com Gustavo Spolidoro. As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

A atual edição do RodaCine, com foco em obras de realizadores gaúchos, já passou por Jaguarão, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e Mostardas. Ainda há uma etapa prevista para Tramandaí, no dia 14. Ao longo do ano, serão 20 municípios contemplados As sessões, que exibem filmes de curtas, longas-metragens e pilotos de séries gaúchas em espaços públicos, visam atender a diferentes gêneros.

A coordenadora do projeto, Paola Mallmann, conta que o objetivo é difundir o cinema gaúcho pelo estado. “As pessoas gostam de ver o nosso conteúdo, a nossa produção, as nossas histórias. E através do cinema, a gente tá falando também de cidadania, de produção, de subjetividade, de consciência. É um debate de temas importantes socialmente”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo agora conta com estação digital para emissão de Carteira de Identidade

O RodaCine é realizado pela Fundação Cinema RS (Fundacine), com apoio da Netflix e financiamento do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Secretaria Estadual da Cultura, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura. Mais informações podem ser conferidas pelo Instagram (@fundaciners). https://www.instagram.com/fundaciners/

As cidades que tiverem interesse em receber o projeto podem encaminhar um e-mail para [email protected]. Mallmann explica que a prioridade é para os municípios onde o evento tenha apoio institucional da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura, Turismo e/ou Educação.

Sessões já reuniram quase meio milhão de pessoas

O RodaCine foi criado há 14 anos, com o objetivo de promover exibições itinerantes e a formação de público para o cinema nacional, através do compromisso com a cidadania cultural, em sua diversidade territorial e identitária. “Boa parte do cinema gaúcho e nacional tem dificuldades em chegar a esses espaços e veículos de exibição, privando nosso povo, comunidades locais de conhecer e ter acesso a histórias que estão amparadas em nossa própria identidade. O projeto valoriza o produto brasileiro e aproxima o público da linguagem audiovisual e das obras audiovisuais gaúchas”, frisa Mallmann.

LEIA TAMBÉM: Festa do Peixe mantém a tradição na Praia dos Ingazeiros e supera expectativas

Ao longo das edições do projeto, já foram executadas mais de 1,2 mil sessões de exibição em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, sobretudo em cidades que não tinham salas de projeção. No total, mais de 450 mil pessoas já foram contempladas com as exibições.

A volta do projeto em 2025 é uma forma de comemorar os 25 anos do Fundacine. Além disso, Mallmann aponta que é um ano especial para o cinema brasileiro. “Estamos aí com o filme [Ainda Estou Aqui] no Oscar e a gente tem uma produção bastante expressiva de filmes aqui no Rio Grande do Sul, que é o terceiro polo audiovisual do Brasil”, destaca.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Rio Pardo receberá sessão de cinema ao ar livre appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.