Memória Vanguarda: relembre o que foi notícia na região há mais de 30 anos no dia 15 de fevereiro


Novo quadro do Link Vanguarda resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba. Confira o Memória Vanguarda deste sábado (15)
O Link Vanguarda exibiu no telejornal deste sábado (15) o quadro Memória Vanguarda, que resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste sábado, o quadro resgatou quatro momentos que foram notícia no dia 15 de fevereiro em anos diferentes. Dois desses momentos aconteceram há mais de 30 anos.
Confira abaixo:
15 de fevereiro de 1989 – Encontro de aviação em São José dos Campos.
Reprodução/TV Vanguarda
15 de fevereiro de 1989
A aviação sempre foi tema de matérias e de discussões por São José dos Campos. Em fevereiro de 1989, o DCTA recebeu a visita de pilotos da Força Aérea Americana para um intercâmbio.
A intenção da troca de experiências era fazer com que a escola brasileira de ensaios em voo pudesse ser reconhecida internacionalmente.
Os pilotos brasileiros puderam conhecer o avião-cargueiro C-141 da Força Aérea Americana, na época.
Depois, os americanos puderam voar e conhecer os aviões produzidos pela Embraer, como o Bandeirante e o Tucano, que foi pilotado pela primeira mulher piloto de provas do mundo, a americana Jack Parker.
15 de fevereiro de 1994 – Escola de samba em Guaratinguetá.
Reprodução/TV Vanguarda
15 de fevereiro de 1994
31 anos atrás, 15 de fevereiro era carnaval e o desfile das escolas de samba de Guaratinguetá era a programação mais famosa do Vale do Paraíba.
12 mil pessoas se reuniram de madrugada na avenida Presidente Vargas para ver qual seria a escola mais bonita.
Nos desfiles, foram tratados temas como educação, cultura do Vale do Paraíba, a lua e a natureza, e a história do samba na região.
15 de fevereiro de 1995 – Trote solidário na Unitau.
Reprodução/TV Vanguarda
15 de fevereiro de 1995
Numa época em que os trotes nas universidades eram comuns, os alunos da Unitau decidiram dar um exemplo pioneiro. Em 1995 a universidade proibiu os trotes físicos, e ele deu espaço à solidariedade.
Um mutirão de doação de sangue foi a atividade de alunos calouros e veteranos.
15 de fevereiro de 2005 – Sala de aula de ensino médio.
Reprodução/TV Vanguarda
15 de fevereiro de 2005
Dez anos depois, o assunto também era educação, mas em vez da mudança de vida dos calouros, a nova rotina era com alunos do ensino médio.
Estudantes da rede estadual passaram a ter uma carga horária maior e o número de aulas passou de cinco por dia para seis. Com isso, os alunos passaram a ficar 20 minutos a mais na escola e os intervalos de 10 minutos entre cada aula acabaram.
Novas matérias passaram a fazer parte do currículo escolar como a filosofia, que muitos alunos nem faziam ideia do que era.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.