Cybertruck bate e faz soar alarme sobre direção autônoma da Tesla

Um acidente nesta semana envolvendo um Cybertruck no modo de condução autônoma gerou preocupações sobre a confiabilidade do software da Tesla que alimenta o recurso, dias depois que o presidente-executivo da montadora, Elon Musk, disse que lançaria um serviço pago de táxi-robô este ano.

A picape, o modelo mais recente da Tesla, não conseguiu sair de uma faixa que estava terminando, bateu no meio-fio e colidiu com um poste na cidade de Reno, Nevada, enquanto usava o recurso “Full Self-Driving” (FSD), que ainda exige um humano no controle do volante.

“Não cometa o mesmo erro que eu. Prestem atenção. É fácil ficar complacente agora — não fiquem”, disse o motorista Jonathan Challinger na plataforma de mídia social X, marcando Musk. “Espalhem minha mensagem e ajudem a salvar outras pessoas do mesmo destino ou de um destino muito pior.”

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O motorista relatou que havia problemas mecânicos desconhecidos que fizeram com que o veículo saísse da pista e atingisse o poste, de acordo com um relatório policial visto pela Reuters.

A Tesla vem enfrentando há anos críticas e investigações sobre a segurança de seu software avançado de assistência ao motorista após vários acidentes, incluindo um fatal.

Mas Musk, no final do mês passado, disse que as pessoas céticas em relação à tecnologia deveriam experimentá-la agora, elogiando a “imensa melhoria” no perfil de segurança de sua última versão, chamada Versão 13.

O mais recente acidente com o Cybertruck — que se tornou viral nas mídias sociais — é um sinal de alerta sobre a segurança da tecnologia da Tesla e o preparo da empresa para retirar de vez o motorista, de acordo com especialistas em tecnologia de veículos autônomos.

“A corrida está em uma tecnologia que não está pronta para ser implantada”, disse Saber Fallah, professor de IA Segura e Autonomia da Universidade de Surrey.

“Os finais de pista, as junções e as mudanças repentinas no desenho das vias continuam sendo problemáticos para os sistemas orientados por IA, que não têm a adaptabilidade cognitiva dos motoristas humanos”, disse.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário sobre o acidente.

Musk disse que a Tesla começará a testar o serviço de carona paga em junho em Austin, Texas — um Estado com quase nenhuma exigência regulatória para veículos autônomos — seguido pela Califórnia e outras regiões dos EUA até o final do ano.

A implantação bem-sucedida de táxis-robôs é crucial para a Tesla, que enfrenta uma desaceleração na demanda por sua linha de veículos elétricos antigos, enquanto os investidores apostam fortemente na guinada de Musk para a robótica e a IA para o crescimento futuro.

Ao contrário de outras montadoras, que usam tecnologias redundantes para segurança, a abordagem da Tesla depende apenas de câmeras, o que a torna mais barata, mas também mais arriscada em condições de visibilidade desafiadoras, como chuva forte, neve ou neblina, de acordo com especialistas.

O acidente mostra que há problemas com a capacidade de detecção noturna do FSD, com o mapeamento de dados e com a abordagem somente de visão, disse o pesquisador Troy Teslike, que acompanha de perto as vendas e tecnologias da Tesla.

“O FSD ainda não parece estar pronto para a operação sem motorista”, disse ele na rede social X.

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