Municípios decretam retorno do uso obrigatório da máscara para alertar população contra COVID; TO registra mais de 1,3 mil casos este ano e Sesau alerta para vacinação

Maju Cotrim

Até o momento, cerca de quatro cidades tocantinenses decretaram o retorno do uso obrigatório das máscaras contra a Covid aqui no Tocantins. A primeira foi São Sebastião, no Bico. Lajeado, Cristalândia e Babaçulândia também. Municípios em alerta para evitar o aumento de casos.

A Gazeta foi buscar os dados estaduais sobre os casos de Covid e conseguiu em primeira mão.

Este ano, até 11 de fevereiro, foram confirmados 1.329 casos, sem registro de óbitos. Em 2024, houve um aumento de 4% no número de casos confirmados e 7% no número de óbitos em comparação com 2023.

Quanto à distribuição dos casos por semana epidemiológica, as seis semanas epidemiológicas do ano de 2025 têm registrado aumento no número de confirmações: 376 casos na última semana.

Os dados mostram, porém, que ao comparar o número de casos confirmados entre as semanas epidemiológicas 01 a 06 dos anos de 2024 e 2025, observa-se uma redução significativa nos registros de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro do ano passado, por exemplo, foram 3842 novos casos e, este ano, 918.

(Veja a tabela)

Palmas já teve 347 casos confirmados este ano, seguida por Araguaína com 321. Miranorte vem em terceiro com 185.

Veja abaixo os municípios:

Desde o início da pandemia de Covid-19 até 11 de fevereiro de 2025, foram confirmados 383.800 casos da doença entre residentes no estado do Tocantins, resultando em 4.312 óbitos. No ano de 2024, foram registrados 9.720 casos e 42 óbitos.

Sesau monitora

O secretário estadual de saúde, Carlos Felinto, disse à Gazeta que está monitorando a situação. “Houve um momento no estado, mas nada alarmante e que saia da rotina com relação à estrutura nem que houvesse crise”, explicou.

Ele disse que é um período de sazonalidade de aumento de casos em razão dos casos de síndromes gripais. “A recomendação que damos é para a população se vacinar e manter a vacinação em dia”, disse.

Araguaína

A cidade de Araguaína também fez um alerta aos moradores sobre o assunto. “Pessoal, os casos de Covid-19 estão aumentando aqui na cidade, e a melhor defesa é manter a vacinação em dia! Por isso, a prefs reforça a importância de atualizar seu cartão de vacina para garantir uma proteção completa. Se sentir algum sintoma, faça o teste o quanto antes. O serviço está disponível para você! Cuide de você e de quem você ama. Procure uma UBS e vacine-se, é rapidinho!”, divulgou a gestão.

RELATÓRIO_COVID-19_2024E2025Baixar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.