Yasmin Brunet fala sobre diagnóstico de doença crônica: ‘Gritava de dor’

Yasmin Brunet abriu o coração nesta quarta-feira (12) sobre os desafios enfrentados após ser diagnosticada com lipedema, uma condição crônica que causa acúmulo anormal de gordura, principalmente nas pernas e glúteos. A modelo contou que só descobriu a doença recentemente, depois de anos convivendo com dores e inflamações sem entender a causa.

Em entrevista ao Jornal O Globo, Yasmin revelou que já havia buscado tratamentos para retenção de líquidos e gordura, mas foi diagnosticada erroneamente com edema linfático.

“Quem sofre disso toma diuréticos e faz massagens para reter menos líquido, mas eu nunca melhorava. Não fazia massagem porque, quando tocavam na minha perna, eu gritava de dor. A sensação de estar inflamada com lipedema é como tocar em uma ferida aberta. Não suportava o toque”, relatou.

Impacto do BBB

A modelo percebeu o agravamento dos sintomas durante sua participação no Big Brother Brasil 24. “No BBB eu engordei muito. Já entrei um pouco acima do peso porque estava inflamada, e lá engordei mais ainda. Nunca estive tão inflamada na minha vida. Sentia muita dor sempre e pedia remédio para a produção. Até então, eu não sabia que tinha lipedema. Achava que era problema de circulação”, explicou.

Segundo Yasmin, a condição impactou diretamente sua mobilidade e qualidade de vida. “Quando o lipedema está muito inflamado, como acontecia comigo no BBB, você não consegue ficar em pé, andar, nem se movimentar direito. Sente peso, dor, desconforto e perde mobilidade. Não consegue correr, ficar muito tempo em pé ou sentado porque tudo dói. É um desconforto constante”, desabafou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.