Árvore tipuana que cedeu no Centro de Santa Cruz será removida

A árvore tipuana que cedeu na noite dessa terça-feira, 11, e caiu sobre o prédio de uma farmácia, na Rua Marechal Floriano, será removida após uma avaliação realizada pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira, 12. O prefeito Sérgio Moraes e o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo acompanharam a situação.

Segundo o coronel Cesar Eduardo Bonfanti, da Defesa Civil, a remoção total da árvore é necessária, pois até as raízes ficaram expostas, o que representa um risco. “Estamos também analisando uma árvore próxima, ao lado da que cedeu, para avaliar a necessidade de poda ou até mesmo remoção total. No mínimo, uma poda será necessária”, afirmou Bonfanti.

LEIA TAMBÉM: Obras no Calçadão da Floriano vão começar sem retirada de tipuanas

Neste primeiro momento, a remoção da tipuana está sendo realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O procedimento envolve a retirada dos galhos maiores e, em seguida, do tronco. “O trabalho é bastante complicado. Será necessário suporte para levar os bombeiros aos pontos mais altos, além do uso de um guincho”, explicou o coronel.

Vale destacar que esta tipuana não estava incluída na análise feita pela Defesa Civil e pelo Conselho Municipal de Gestão Socioambiental (CGMS) para a remoção de árvores devido ao início das obras de ampliação do Calçadão. “Talvez o que estava sustentando essa árvore era a calçada e o solo ao redor, e a remoção dessa estrutura fragilizou a estabilidade da árvore, que acabou tombando”, completou Bonfanti.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Árvore tipuana que cedeu no Centro de Santa Cruz será removida appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.