Trabalhadores da limpeza pública de Teresina realizam paralisação e denunciam atraso de salários


Os profissionais realizam na manhã desta terça-feira (11), uma manifestação em frente à empresa Consórcio Aurora/Recicle, responsável pela limpeza pública da capital. Trabalhadores da limpeza pública de Teresina fazem paralisação.
Mayrla Torres/ Portal Clube News
Trabalhadores da limpeza pública de Teresina realizam na manhã desta terça-feira (11), uma manifestação em frente à empresa Consórcio Aurora/Recicle. Além da mobilização, os profissionais paralisaram as atividades de capina e coleta de lixo na capital. Apenas os trabalhadores que fazem a limpeza das unidades de saúde continuarão trabalhando.
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Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que está fazendo auditoria nas dívidas da prefeitura, e que os pagamentos dos servidores da limpeza estão sendo processados. Leia a nota completa no fim da reportagem.
Segundo Jonatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado Do Piauí (Seeacep), os trabalhadores denunciam atraso salarial, falta de pagamento do vale-alimentação, atraso na segunda parcela do 13º salário, vale-transporte, plano de saúde e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
“A empresa nos chamou e propôs pagar todo o débito que tem até sexta-feira, mas o nosso posicionamento em relação a paralisação continua o mesmo: as atividades irão continuar paralisadas o dia inteiro. Nós só sairemos para as ruas com a garantia que esses pagamentos serão feitos”, destacou o presidente.
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Confira a nota da Secretaria de Finanças (Semf):
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Finanças (SEMF), recebeu da gestão anterior uma situação financeira extremamente delicada, com um passivo significativo ainda em fase de levantamento. Diante desse cenário, a administração atual mantém seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos.
As dívidas herdadas estão sendo submetidas a um rigoroso processo de auditoria, garantindo que qualquer negociação e programação de pagamento sejam conduzidas de forma criteriosa e dentro da capacidade financeira do município.
Com relação às despesas da atual administração, a Prefeitura reforça que todas as empresas contratadas devem apresentar suas medições aos órgãos competentes para que sejam adotados os trâmites necessários, incluindo empenho, orçamento e requisição de pagamento.
Especificamente sobre o serviço de coleta de lixo, as requisições de pagamento estão previstas para serem recebidas hoje, 11 de fevereiro de 2025. Já no que se refere aos terceirizados, até o momento, apenas a empresa Servi-San formalizou a solicitação, que já foi quitada. As demais empresas seguem no aguardo da tramitação necessária para a efetivação dos pagamentos
A Prefeitura reitera seu compromisso com a prestação de serviços essenciais à população, conduzindo sua administração com seriedade, planejamento e respeito aos princípios da gestão pública.
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