Pela primeira vez na história, 5º RCC será comandado por um rionegrense

Foto: Douglas Dias

 

 

O ano era 1944. Nascia, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, o então 1º Regimento Moto Mecanizado. Duas décadas depois, em 1973, já com o nome de 5º Regimento de Carros de Combate, instalou-se em Rio Negro uma unidade militar que, hoje, é considerada um dos mais modernos quartéis de cavalaria do Exército Brasileiro.

 

O que até então não havia acontecido em 80 anos de história: esta é a primeira vez que o regimento tem um rionegrense no comando. Empossado em dezembro, o tenente-coronel André Rolim da Silva, que já serviu no regimento entre 2012 e 2014, na época como capitão, agora comandará a unidade pelos próximos dois anos.

 

Em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix, o oficial destacou a importância desse momento em sua carreira.

 

“É uma honra, uma dupla honra, vamos chamar assim, transformada em responsabilidades. Honra em voltar à nossa cidade e, ao mesmo tempo, de retornar como comandante do regimento, uma unidade que tem sua importância tanto operacional quanto junto à comunidade e à própria instituição do Exército Brasileiro”, afirmou.

 

André Rolim nasceu em Rio Negro, em 1979, filho de Rosalina Eli Silva e do 1º tenente da reserva Nelson Rolim da Silva, que também chegou a Rio Negro junto com o 5º RCC. Ele é casado e tem duas filhas.

 

O novo comandante também ressaltou que seu objetivo principal é garantir a continuidade da operacionalidade do regimento.

 

“O 5º RCC é visto como uma das unidades militares mais operacionais do Exército Brasileiro. Hoje, nosso principal carro de combate, o Leopard, é uma ferramenta de dotação do nosso regimento. A minha primeira prioridade é a manutenção dessa operacionalidade, para que todos estejam prontos para responder ao chamado da pátria”, explicou.

 

Outro ponto enfatizado pelo comandante é a manutenção do vínculo do 5º RCC com a sociedade rionegrense.

 

“Há 51 anos instalado nesta região, o regimento carrega a história e as tradições de Rio Negro e Mafra. É emocionante ver, entre nossos soldados, nomes que marcaram a Segunda Guerra Mundial, como Rauen, Wolf e Stoebel, entre outros. A população pode contar com o 5º RCC para todas as atividades e necessidades, sejam elas ligadas ao desenvolvimento ou às situações de emergência e calamidade. Estaremos sempre ao lado da nossa comunidade”, garantiu.

 

Antes de assumir o comando, o tenente-coronel atuou no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília (DF).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.