Encontro de Ideias fomenta projetos estratégicos de Santa Catarina

Foto: Divulgação

 

 

Promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), primeira edição de 2025 do Encontro de Ideias será realizada no dia 21 de fevereiro e contará com a presença do Ministro da Economia do XXIV Governo de Portugal, Pedro Reis. Ele virá ao Estado a convite do Governador Jorginho Mello (PL), por intermédio da Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Estado de Santa Catarina.

 

A palestra terá como tema “Acordo Mercosul e União Europeia na Visão do Governo de Portugal”, e também contará com a participação do político português Miguel Relvas e do secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, como debatedores. A mediação ficará por conta do cientista social, diplomata e economista Marcos Troyjo.

 

O Encontro de Ideias faz parte da programação da ADVB/SC para fomentar o debate sobre temas estratégicos que impactam a economia e o setor empresarial.

 

Líder da bancada

O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) consolidou consistente liderança junto ao Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina. Na última semana, no retorno das atividades na Assembleia Legislativa, foi reconduzido pela quarta vez consecutiva à liderança do PT na Alesc.

 

Segundo ele, isto demonstra a confiança dos demais parlamentares na condução das pautas comuns, como a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público e da iniciativa privada, infraestrutura, justiça social, saúde, educação e meio ambiente, entre outras.

 

Capacitação

Gestores municipais da Grande Florianópolis e do Litoral Norte participaram, na última semana, de capacitações para facilitar a reconstrução das áreas afetadas pelas fortes chuvas de janeiro em Santa Catarina. A iniciativa faz parte do Programa Mandatos Incríveis, coordenado pelo gabinete da deputada Paulinha, em parceria com a Defesa Civil Nacional, e tem como objetivo orientar as prefeituras na elaboração de projetos para acelerar a liberação de recursos federais.

 

A capacitação foi articulada pela deputada Paulinha após uma reunião em Brasília na semana passada com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

 

Vistoria

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Carlos Antônio Rocha de Barros; e o superintendente da autarquia em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, visitaram, na última semana, trechos da BR-280/SC. A vistoria técnica teve como objetivo acompanhar de perto o andamento da duplicação da rodovia catarinense e visitar pontos críticos entre Araquari e São Francisco do Sul, com projetos em andamento.

 

As obras de duplicação dos 73,9 quilômetros da BR-280/SC, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, estão divididas em três lotes. O lote 1 está 26% executado, o lote 2.1 já teve 79% dos serviços concluídos e o lote 2.2 está com 68% dos trabalhos previstos executados. O empreendimento tem um orçamento total de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Previsto no novo PAC, o recurso viabilizará o andamento de obras importantes, como o novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul e o túnel duplo no Morro do Vieira.

 

Pré-candidato

O deputado Padre Pedro Baldissera lançou sua pré-candidatura à presidência do diretório estadual do PT de Santa Catarina. Depois de três dias de debates com companheiros e apoiadores do mandato para organizar e planejar as ações do mandato, em Tangará, na região Meio Oeste catarinense, Padre Pedro fez um chamamento a todos os petistas de Santa Catarina para o fortalecimento do partido. Ele está no sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) depois de ser prefeito de Guaraciaba, no Oeste do Estado, por dois mandatos. Atualmente é o segundo vice-presidente da Alesc.

 

Décio Lima, atual presidente do PT em Santa Catarina, não irá disputar a eleição.

 

Aumento

Mais um aumento para o bolso do contribuinte. A partir de março, as tarifas de água e esgoto da Casan irão aumentar.

 

O reajuste, aprovado pelas agências reguladoras do serviço público no estado, será de 5,56%, aplicado a todas as faixas de consumo. De acordo com a concessionária, a correção considera o acumulado do IPCA entre abril de 2023 e setembro de 2024.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.