Dia Mundial do Feijão: brasileiro consome cerca de 12,2 quilos do grão ao ano

No dia 10 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Feijão, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2019. Como dupla perfeita do arroz, o feijão compõe o prato mais tradicional do cardápio brasileiro, e também é ingrediente de outra paixão nacional: a feijoada.

LEIA TAMBÉM: Você sabe como escolher o melhor molho de tomate? Veja o que avaliar na hora da compra

Segundo estimativas da Embrapa Arroz e Feijão (2023), o consumo médio per capita de feijão é de 12,2 quilos por habitantes ao ano. Vale ressaltar que o feijão é uma fonte potencial de proteína vegetal e pode ser utilizada por pessoas que buscam substituir as proteínas de origem animal. Além de ser muito popular, o grão tem suas peculiaridades. Confira curiosidades sobre o alimento:

São mais de 40 mil espécies de feijão no mundo

É importante frisar que apenas uma pequena parte é comestível. Só no Brasil, calcula-se que são 40 tipos disponíveis, sendo que 15 variedades são as mais consumidas pelos brasileiros. “Entre elas,  o feijão do tipo “carioca” (ou “carioquinha”), é o mais presente em receitas nacionais. Também se destacam nessa lista o feijão preto, vermelho, marrom (manteiga), mulatinho, branco, jalo, azuki e fradinho”, destaca Schiavo. 

Apesar do Brasil estar em primeiro lugar no consumo, o feijão é popular em vários países

A América do Sul e Central têm uma tradição culinária com esse alimento, em especial o México, Cuba, Chile e Colômbia. “O ingrediente riquíssimo em nutrientes também está em pratos na França, Itália, Turquia, Espanha e Estados Unidos. O mesmo pode se dizer da Índia e da China, inclusive como fortes produtores do grão”, diz Luís.

A tradicional mistura do arroz com feijão vem da cultura indígena, asiática e europeia

Historiadores especulam que o prato foi criado quando Dom João VI veio ao Brasil, em 1808, e incluiu o arroz no rancho dos soldados. Antes disso, os índios brasileiros já comiam feijão com pouco caldo e geralmente misturavam com farinha, pimenta e carne. “Seja como for, o arroz com feijão é o cartão de visita para quem vem ao país”, destaca o executivo.

LEIA TAMBÉM: Guacamole: aprenda a fazer a clássica e saborosa receita mexicana

Benefícios do feijão para a saúde

Fonte de proteínas e minerais como o ferro, magnésio e potássio, além de vitaminas como o ácido fólico (folato) e as do complexo B, a nutricionista Aline Maldonado explica que o feijão jamais deve ser excluído da dieta, principalmente por aqueles que prezam por hábitos de vida saudável. Segundo ela, a falta do feijão pode acabar levando a quadros de má nutrição, com presença de anemia, cansaço físico, sensação de fadiga, irritabilidade e possíveis dores de cabeça.

“O feijão é também um forte aliado na luta contra a obesidade. Seu alto teor de fibras e proteínas proporciona uma sensação de saciedade duradoura, reduzindo a fome e a vontade de ingerir alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcar. As fibras também ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e prevenir a constipação, promovem a regularidade intestinal e alimentam as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para uma digestão mais eficiente. É um alimento de baixo índice glicêmico, o que previne picos de glicose e insulina, ajudando a controlar o apetite e evitando o acúmulo de gordura”, explica a nutricionista.

*Com informações de Naval Fertilizantes e Josapar

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Dia Mundial do Feijão: brasileiro consome cerca de 12,2 quilos do grão ao ano appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.