Yamaha R3 ganha novo design e mais tecnologias para linha 2026

A Yamaha acaba de anunciar a chegada da versão atualizada da R3 ao Brasil. Com design mais agressivo, inspirado nas M1 usadas pela marca dos diapasões na MotoGP, o modelo recebe conectividade e novos recursos.

A produção do modelo, que já integra a linha 2026 da Yamaha, terá início em fevereiro, e a chegada às lojas está prevista para março, ao preço sugerido de R$ 36.990, valor sem frete e despesas adicionais.

A nova R3 Connected terá três opções de cores disponíveis: X-Black (preto fosco), Racing Blue (azul metálico) e Tech White/Greenish Blue Pearl, combinação que mescla pintura branca com um azul especial que muda de tonalidade conforme a incidência de luz.

A garantia da R3 é de quatro anos, e há programa de revisões a preço fixo. Vamos conferir mais detalhes sobre o lançamento nas próximas linhas.

Design e aerodinâmica da Yamaha R3 Connected 2026

A YZF-R3 2026 apresenta um design completamente renovado, com visual inspirado na YZR-M1 e também utilizado nos demais modelos da linha Supersport da Yamaha. Na dianteira destaca-se o novo farol, que agora adota um formato mais agressivo, com um projetor central em formato de M e luzes auxiliares em LED posicionadas nas laterais.

Essa nova identidade visual, além de conferir à moto um aspecto mais esportivo, também contribui para melhorar a aerodinâmica, reduzindo a resistência do ar e otimizando o fluxo de ar para o radiador. A carenagem, com linhas mais fluidas e esculpidas, integra-se ao tanque de combustível, criando um perfil mais esguio e esportivo.

Motor

A Yamaha R3 2026 mantém o motor bicilíndrico de 321 cm³, refrigerado a líquido, DOHC, 4 válvulas. Conhecido por sua suavidade e confiabilidade, o propulsor entrega potência máxima de 41,3 cv a 10.750 rpm, torque máximo de 3 kgf.m a 9.000 rpm e taxa de compressão de 11,2:1.

A moto agora conta com embreagem assistida e deslizante, que facilita as trocas de marcha e reduz o travamento da roda traseira em reduções bruscas. O câmbio é de seis velocidades.

Além disso, o manete de embreagem recebeu nova regulagem, ficando 5 mm mais próximo ao guidão. Segundo a Yamaha, isso oferece mais conforto para condutores com mãos pequenas, minimizando a fadiga em longas viagens.

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Suspensões, chassis e freios da Yamaha R3

A R3 Connected 2026 tem suspensão dianteira invertida com 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso, enquanto na traseira há sistema monoshock com sete níveis de regulagem de pré-carga. Com um quadro compacto e leve, a esportiva da Yamaha teve sua geometria aprimorada para proporcionar mais estabilidade em curvas e maior conforto no uso urbano.

Os freios da R3 possuem disco dianteiro de 298 mm e traseiro de 220 mm, enquanto o ABS é de canal duplo. Já as rodas são em liga leve, medem 17 polegadas, e estão equipadas com pneus 110/70 na frente e 140/70 atrás.

A Yamaha declara peso de 171 kg em ordem de marcha para a R3 Connected 2026. Posicionado a 780 mm do solo, o assento está 6 mm mais estreito, enquanto as tampas laterais recuaram 13 mm, o que, segundo a marca, confere um perfil mais estreito para a moto. Por fim, a novidade tem 2.090 mm de comprimento, 735 mm de largura e 1.140 mm de altura, com 1.380 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível comporta 14,2 litros de gasolina.

Painel e conectividade

O painel da nova Yamaha R3 Connected 2026 é totalmente novo, 100% digital e com tela multifuncional no estilo blackout. São mostradas funções como velocímetro, tacômetro, indicador de marcha, combustível, temperatura e relógio. Além disso, ainda há uma nova luz indicadora de mudança de marcha, luzes luzes indicadoras de Neutro (“N”), farol alto, pisca esquerdo e direito, advertência da pressão do óleo, do motor e do ABS.

Agora na linha 2026 a esportiva passa a ter conectividade Bluetooth através do Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect. Através dele, o usuário poderá visualizar no painel da moto o status da bateria do smartphone conectado, mensagens e chamadas recebidas, entre outras informações. Além disso, com o Y-Connect, será possível receber alertas de manutenção, informações de telemetria da moto, compartilhar a performance com outros usuários, alerta de estacionamento, entre outros recursos.

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