PF sugere á PGR apuração de supostos indícios e senador esclarece que todas as suas emendas individuais foram destinadas ao Tocantins

O Metrópoles divulgou uma matéria nesta segunda-feira, 10, na qual afirma que A Polícia Federal (PF)pediu a abertura de inquérito para apurar suspeita de desvios relacionados a emendas parlamentares do senador Eduardo Gomes (PL-TO), que é 1º vice presidente do Senado e que atuou como líder no governo no Congresso na gestão de Jair Bolsonaro.

Segundo o jornal, ao analisar aparelhos eletrônicos apreendidos durante a investigação da Operação Emendário, que mirou três deputados do PL denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a PF teria encontrado mensagens em que um suposto ex-assessor do senador teria falado em pagamento de valores de Carlos Lopes, secretário parlamentar do deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA). As mensagens são atribuídas a alguém que não trabalha no gabinete do senador, segundo informou a assessoria dele. 

Carlos Lopes seria o responsável pela elaboração de ofício e planilhas, bem como pela articulação de emendas com outros parlamentares sob o comando de Josimar Maranhãozinho.

Diante das hipóteses,  a PF encaminhou o relatório à PGR sugerindo que os indícios encontrados serviriam para subsidiar a abertura de nova investigação mais detida num suposto envolvimento do parlamentar.

“Em que pese ser um encontro fortuito de provas, que, salvo melhor juízo, deve ser investigado em outro procedimento, destaca-se neste momento porque corrobora a hipótese aventada de rateio de valores de emendas parlamentares”, diz a PF.

A Gazeta procurou a assessoria do senador que se manifestou a respeito das acusações.

Veja a íntegra da nota do senador á Gazeta: 

Todas as emendas individuais foram destinadas ao estado do Tocantins. A única emenda individual destinada para outro estado, foi para o Rio Grande do Sul para atender à calamidade que assolou o estado, no valor de R$1 milhão de reais. Os recursos destinados a outros estados foram feitos por ocasião de ser relator setorial do orçamento, atendendo a parlamentares desses estados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.