Produção do Chevrolet Onix será suspensa por dois meses na fábrica de Gravataí

A General Motors (GM) anunciou a suspensão da produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. A paralisação terá início no dia 22 de abril e se estenderá por pelo menos dois meses, afetando diretamente entre 700 e 1.000 funcionários. A medida ocorre em um contexto de readequação da produção à demanda do mercado e será acompanhada por um layoff temporário para parte dos trabalhadores da unidade.

Pontos Principais:

  • Paralisação da produção dos modelos Onix e Onix Plus começa em 22 de abril.
  • Layoff temporário afetará entre 700 e 1.000 trabalhadores da unidade.
  • Investimento de R$ 1,2 bilhão será aplicado na fábrica de Gravataí.
  • Modelo passará por reestilização e mudanças técnicas em 2025.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí confirmou a negociação com a montadora para assegurar garantias trabalhistas durante o período de suspensão. Entre os direitos mantidos estão o vale-refeição, o 13º salário integral e a participação nos lucros. Além disso, cursos de qualificação serão oferecidos aos trabalhadores afetados durante o layoff. Uma assembleia está agendada para o dia 10 de fevereiro para definir detalhes do acordo entre as partes.

A suspensão das atividades da fábrica ocorre após a GM anunciar investimentos de R$ 1,2 bilhão na unidade de Gravataí. Os recursos serão aplicados na modernização da linha de produção e no desenvolvimento de um novo modelo, previsto para ser lançado em 2026. A montadora também anunciou investimentos em outras unidades do Brasil, incluindo São Paulo e Joinville, com foco na renovação do portfólio e na produção de veículos mais eficientes.

Suspensão da produção do Chevrolet Onix

A General Motors anunciou a suspensão da produção do Chevrolet Onix e Onix Plus na fábrica de Gravataí a partir de abril, afetando até 1.000 trabalhadores em um período de pelo menos dois meses.
A General Motors anunciou a suspensão da produção do Chevrolet Onix e Onix Plus na fábrica de Gravataí a partir de abril, afetando até 1.000 trabalhadores em um período de pelo menos dois meses.

A fábrica da GM em Gravataí será paralisada a partir de 22 de abril por um período inicial de dois meses. A decisão ocorre em um contexto de readequação da produção à demanda do mercado e será acompanhada por um layoff temporário para parte dos trabalhadores.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, os funcionários afetados continuarão recebendo benefícios como vale-refeição, 13º salário integral e participação nos lucros. Cursos de qualificação profissional também serão oferecidos durante o período de inatividade.

A GM reforçou que a paralisação é parte de um planejamento estratégico e que segue acompanhando o cenário econômico para tomar decisões alinhadas às necessidades do mercado. A empresa ainda negocia com o sindicato os detalhes da medida.

Impacto na fábrica de Gravataí

A unidade da GM em Gravataí é responsável pela produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus. Com a paralisação, cerca de 700 a 1.000 trabalhadores serão afetados, conforme estimativas do sindicato.

Em julho de 2024, a GM anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica para modernização da linha de produção e desenvolvimento de um novo veículo. O modelo está previsto para ser lançado em 2026 e deve ampliar a presença da montadora no mercado nacional e internacional.

A suspensão das atividades será a segunda em 2025. A fábrica já havia programado uma parada técnica de 30 dias a partir de 17 de fevereiro para ajustes na linha de montagem. A interrupção de abril deve ser mais prolongada e envolver um maior número de funcionários.

Vendas do Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do Brasil por seis anos consecutivos. Apesar da liderança, o modelo perdeu espaço para concorrentes como o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo nos últimos anos.

A crise logística e de insumos afetou a produção do Onix em 2020, reduzindo as vendas em relação ao ano anterior. Em 2021 e 2022, o modelo foi ultrapassado pelo HB20, enquanto a Fiat Strada consolidou sua posição como o veículo mais vendido do país.

A mudança no comportamento do consumidor, com maior preferência por SUVs compactos, também impactou as vendas dos hatches. Além disso, a redução da diferença de preços entre modelos populares e veículos de categorias superiores tem alterado o mercado automotivo brasileiro.

Layoff e negociação com o sindicato

O layoff negociado entre GM e Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí prevê a suspensão temporária dos contratos de trabalho para parte dos funcionários. A medida será adotada para reduzir custos operacionais sem necessidade de demissões imediatas.

Os trabalhadores afetados terão direitos preservados, incluindo vale-refeição, 13º salário integral e participação nos lucros. Além disso, a GM garantiu que cursos de qualificação profissional serão oferecidos durante o período de paralisação.

O sindicato confirmou que a decisão do layoff já foi tomada e que a assembleia do dia 10 de fevereiro servirá para esclarecer dúvidas dos trabalhadores. Caso necessário, a paralisação pode ser prorrogada por mais tempo.

Futuro da fábrica de Gravataí

A fábrica de Gravataí, inaugurada em 2000, recebeu quatro grandes investimentos da GM desde sua abertura. O mais recente, de R$ 1,2 bilhão, faz parte de um plano de R$ 7 bilhões destinados ao Brasil.

Além da modernização da linha de produção, a montadora investirá no desenvolvimento de um novo modelo, com lançamento previsto para 2026. A empresa não divulgou detalhes sobre o veículo, mas indicou que ele será competitivo tanto no mercado nacional quanto no internacional.

A GM também está investindo em novas tecnologias, incluindo a produção de motores híbridos flex na unidade de Joinville, Santa Catarina. O objetivo da empresa é ampliar a oferta de veículos sustentáveis e adaptados às novas exigências ambientais.

Reestilização do Chevrolet Onix

A Chevrolet já confirmou que o Onix passará por uma reestilização em 2025. O modelo foi flagrado em testes no Brasil e deve trazer mudanças visuais na carroceria hatch e sedã.

As alterações incluem uma nova grade frontal, faróis integrados ao para-choque e uma assinatura luminosa redesenhada. Internamente, o modelo pode receber um painel digital e uma central multimídia atualizada.

O motor 1.0 turbo flex de três cilindros será mantido, mas pode receber ajustes para atender às novas normas de emissões e ruídos. O modelo deve ter um leve aumento de potência e torque.

Concorrência no mercado automotivo

O Chevrolet Onix enfrenta forte concorrência no segmento de hatches compactos. Modelos como Hyundai HB20, Volkswagen Polo e Fiat Argo disputam espaço no mercado brasileiro.

O crescimento da preferência por SUVs também tem reduzido a demanda por hatches. Modelos como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Honda HR-V têm registrado aumento nas vendas nos últimos anos.

Além disso, a diferença de preço entre hatches compactos e SUVs menores tem diminuído, tornando a escolha pelo SUV mais atrativa para consumidores que buscam mais espaço e tecnologia.

Fonte: CNN, Vrum e G1.

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