Problemas comuns da Fiat Strada Adventure 1.8 16V Dualogic Cabine Dupla 2015 usada: o que verificar antes da compra; confira ficha técnica e preço da picape

Comprar uma Fiat Strada Adventure 2015 usada pode ser um bom negócio para quem busca uma picape compacta com visual robusto e capacidade para enfrentar terrenos irregulares. Com motor 1.8 flex de 132 cv e a opção do câmbio automatizado Dualogic, o modelo se destaca pelo conforto e pela versatilidade, sendo útil tanto para o trabalho quanto para o lazer. A versão com cabine dupla acomoda até quatro passageiros, e o bloqueio de diferencial Locker, quando presente, auxilia em estradas de terra e trilhas leves. No entanto, o consumo elevado e a suavidade do câmbio automatizado são pontos que podem desagradar alguns motoristas.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 flex com potência de até 132 cv.
  • Opção de câmbio Dualogic pode não agradar a todos.
  • Suspensão reforçada exige atenção ao desgaste.
  • Verificar histórico de manutenção antes da compra.

Ao avaliar uma unidade usada, é essencial verificar o histórico de manutenção, pois o sistema Dualogic requer atenção especial para evitar problemas de funcionamento. Além disso, é importante inspecionar a suspensão, já que o modelo costuma ser usado em terrenos irregulares, o que pode acelerar o desgaste de buchas e amortecedores. Outros pontos a serem checados incluem o estado da embreagem, o funcionamento dos sensores eletrônicos e a presença de possíveis vazamentos de óleo no motor e na transmissão.

A Fiat Strada Adventure 2015 usada combina robustez e versatilidade. Seu motor 1.8 flex entrega 132 cv, proporcionando desempenho adequado para quem precisa de um veículo ágil em diferentes terrenos.
A Fiat Strada Adventure 2015 usada combina robustez e versatilidade. Seu motor 1.8 flex entrega 132 cv, proporcionando desempenho adequado para quem precisa de um veículo ágil em diferentes terrenos.

Para quem deseja comprar uma Fiat Strada Adventure 2015 usada, a recomendação é buscar unidades com procedência comprovada, evitando veículos com sinais de mau uso ou modificações inadequadas. Testar o câmbio antes da compra ajuda a perceber eventuais engasgos nas trocas de marcha, um problema comum nas versões Dualogic. Além disso, conferir a documentação e optar por vendedores de confiança pode evitar dores de cabeça futuras. No geral, o modelo pode ser uma escolha interessante para quem precisa de uma picape compacta versátil, desde que a compra seja feita com os devidos cuidados.

Desempenho, motor e potência

O motor 1.8 16V flex tem 132 cv no etanol e 130 cv na gasolina. Faz 0 a 100 km/h em 10,3 s e atinge 179 km/h. A alimentação é injeção multiponto e a aspiração é natural.
O motor 1.8 16V flex tem 132 cv no etanol e 130 cv na gasolina. Faz 0 a 100 km/h em 10,3 s e atinge 179 km/h. A alimentação é injeção multiponto e a aspiração é natural.

O modelo possui um motor 1.8 16V flex de aspiração natural, instalado na posição dianteira e montado de forma transversal. A alimentação ocorre por injeção multiponto.

A potência máxima é de 132 cv com etanol e 130 cv com gasolina, atingida a 5.250 rpm. O torque máximo é de 18,9 kgfm com etanol e 18,4 kgfm com gasolina, disponível a 4.500 rpm.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,3 segundos, e a velocidade máxima chega a 179 km/h. O modelo utiliza a plataforma 178 e conta com tração dianteira.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 6,7 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina). A autonomia chega a 644 km. O tanque tem capacidade para 58 litros, garantindo boa rodagem sem reabastecer.
O consumo urbano é de 6,7 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina). A autonomia chega a 644 km. O tanque tem capacidade para 58 litros, garantindo boa rodagem sem reabastecer.

O consumo urbano é de 6,7 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina. Em rodovias, faz 7,5 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina.

A autonomia urbana é de 389 km com etanol e 568 km com gasolina. Já na estrada, a autonomia chega a 435 km com etanol e 644 km com gasolina.

Interior

Se você procura uma picape compacta para uso misto e não se incomoda com um câmbio automatizado, a versão Dualogic pode ser uma opção. No entanto, se prefere trocas de marcha mais suaves e menos custos com manutenção, a versão manual pode ser uma escolha mais segura.
Se você procura uma picape compacta para uso misto e não se incomoda com um câmbio automatizado, a versão Dualogic pode ser uma opção. No entanto, se prefere trocas de marcha mais suaves e menos custos com manutenção, a versão manual pode ser uma escolha mais segura.

O interior tem espaço para quatro ocupantes e conta com três portas. O acabamento é simples, mas funcional, com banco do motorista ajustável e direção hidráulica.

O espaço interno é compacto, mas funcional. Conta com direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos. A segurança inclui freios ABS e cintos de três pontos.
O espaço interno é compacto, mas funcional. Conta com direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos. A segurança inclui freios ABS e cintos de três pontos.

O conforto inclui ar-condicionado, ajuste de altura para o volante e troca de marchas no volante. O painel tem computador de bordo, conta-giros e indicador de temperatura externa.

Os principais pontos negativos são o acabamento simples e a ergonomia que pode não agradar a todos. Antes de comprar, é essencial verificar o câmbio e os comandos elétricos.

Caçamba

A caçamba tem capacidade de 680 litros e suporta carga útil de até 650 kg. O modelo é indicado para transporte leve e uso misto, sendo uma opção versátil no segmento.
A caçamba tem capacidade de 680 litros e suporta carga útil de até 650 kg. O modelo é indicado para transporte leve e uso misto, sendo uma opção versátil no segmento.

A caçamba tem capacidade para 680 litros, permitindo transporte de carga variada. A carga útil é de 650 kg, enquanto o reboque sem freio tem limite de 400 kg.

Medidas

O modelo tem comprimento de 4.471 mm, largura de 1.740 mm e altura de 1.631 mm. A distância entre-eixos é de 2.753 mm e a altura mínima do solo é de 200 mm.

A suspensão dianteira é independente McPherson, com molas helicoidais. A traseira usa eixo rígido com mola parabólica. Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira.

A direção tem assistência hidráulica, e o diâmetro de giro é de 11,3 metros. Os pneus são 205/60 R16 na dianteira e traseira, com estepe na mesma medida.

Preços aproximados da Fiat Strada 2015

  • Fiat Strada Working 1.4 mpi Fire Flex 8V CS 2015 – Preço Aproximado: R$ 46 mil
  • Fiat Strada Working HARD 1.4 Fire Flex 8V CS 2015 – Preço Aproximado: R$ 47 mil
  • Fiat Strada Working 1.4 mpi Fire Flex 8V CE 2015 – Preço Aproximado: R$ 48 mil
  • Fiat Strada Working Celeb. 1.4 Fire Flex 8V CS 2015 – Preço Aproximado: R$ 48 mil
  • Fiat Strada Working HARD 1.4 Fire Flex 8V CE 2015 – Preço Aproximado: R$ 48 mil
  • Fiat Strada Working Celeb. 1.4 Fire Flex 8V CE 2015 – Preço Aproximado: R$ 52 mil
  • Fiat Strada Adv. 1.8 16V Dualogic Flex CE 2015 – Preço Aproximado: R$ 54 mil
  • Fiat Strada Adv. 1.8 16V LOCKER Dual. Flex CE 2015 – Preço Aproximado: R$ 54 mil
  • Fiat Strada Working 1.4 mpi Fire Flex 8V CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 56 mil
  • Fiat Strada Working HARD 1.4 Fire Flex 8V CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 57 mil
  • Fiat Strada Adv. 1.8 16V Dualogic Flex CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 57 mil
  • Fiat Strada Adventure 1.8/ 1.8 LOCKER Flex CE 2015 – Preço Aproximado: R$ 59 mil
  • Fiat Strada Working Celeb. 1.4 Fire Flex 8V CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 59 mil
  • Fiat Strada Trekking 1.6 16V Flex CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 59 mil
  • Fiat Strada Trekking 1.6 16V LOCKER Flex CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 60 mil
  • Fiat Strada Adventure 1.8/ 1.8 LOCKER Flex CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 60 mil
  • Fiat Strada Adv. 1.8 16V LOCKER Dualo. Flex CD 2015 – Preço Aproximado: R$ 61 mil

Ficha Técnica do Fiat Strada Adventure 1.8 16V Dualogic CD 2015

Os principais pontos negativos são o consumo elevado, o câmbio Dualogic que pode apresentar trancos e a suspensão traseira rígida, que reduz o conforto em pisos irregulares e aumenta a manutenção.
Os principais pontos negativos são o consumo elevado, o câmbio Dualogic que pode apresentar trancos e a suspensão traseira rígida, que reduz o conforto em pisos irregulares e aumenta a manutenção.

Geral

  • Ano: 2015
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Picape
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 4
  • Portas: 3
  • Geração: 1
  • Plataforma: 178

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 437 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 80,5 mm
  • Razão de compressão: 11,2:1
  • Curso do pistão: 85,8 mm
  • Deslocamento: 1747 cm³
  • Potência máxima: 132 cv (álcool) / 130 cv (gasolina) a 5250 rpm
  • Código do motor: E.torQ
  • Torque máximo: 18,9 kgfm (álcool) / 18,4 kgfm (gasolina) a 4500 rpm
  • Peso/potência: 9,53 kg/cv
  • Torque específico: 10,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 66,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 75,6 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automatizado de 5 marchas
  • Código do câmbio: C510
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico traseiro: Mola parabólica de lâmina única

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 11,3 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/60 R16
  • Traseiros: 205/60 R16
  • Estepe: 205/60 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4471 mm
  • Largura: 1740 mm
  • Distância entre-eixos: 2753 mm
  • Altura: 1631 mm
  • Bitola dianteira: 1469 mm
  • Bitola traseira: 1430 mm
  • Caçamba: 680 litros
  • Tanque de combustível: 58 litros
  • Peso: 1258 kg
  • Carga útil: 650 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 200 mm

Equipamentos do Fiat Strada Adventure 1.8 16V Dualogic CD 2015

Antes de comprar, verifique a embreagem, o funcionamento do câmbio e o estado da suspensão. Testar o Locker e avaliar o histórico de manutenção evita problemas futuros e gastos imprevistos.
Antes de comprar, verifique a embreagem, o funcionamento do câmbio e o estado da suspensão. Testar o Locker e avaliar o histórico de manutenção evita problemas futuros e gastos imprevistos.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Bancos revestidos em couro (opcional)
  • Faróis com acendimento automático (opcional)
  • Limpador de para-brisa automático (opcional)
  • Retrovisor interno fotocrômico (opcional)
  • Teto solar elétrico (opcional)

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa

Qual é o problema do câmbio Dualogic?

A Fiat Strada Adventure 2015 é uma das picapes compactas mais procuradas no mercado de usados, mas a versão equipada com o câmbio automatizado Dualogic divide opiniões. Esse sistema foi desenvolvido como uma alternativa ao câmbio manual, oferecendo conforto ao motorista ao eliminar o uso do pedal de embreagem. No entanto, sua resposta nas trocas de marcha pode não agradar a todos e exige alguns cuidados especiais na manutenção.

Diferente de um câmbio automático tradicional, o Dualogic opera com os mesmos componentes de um câmbio manual, mas utiliza atuadores eletrônicos para fazer as trocas automaticamente. O resultado pode ser uma condução menos fluida, especialmente em arrancadas e retomadas, onde o sistema pode apresentar engasgos ou lentidão na resposta. Esse comportamento pode ser incômodo para motoristas acostumados com trocas de marcha mais suaves.

Os problemas mais comuns relatados por proprietários incluem trancos nas trocas de marcha, desgaste acelerado da embreagem e falhas nos atuadores hidráulicos. A necessidade de manutenção periódica é um fator a ser considerado, já que, se o sistema não for bem cuidado, pode exigir reparos caros. Além disso, muitos motoristas não utilizam corretamente os modos de troca manual e automática, o que pode acelerar o desgaste dos componentes.

Quem pretende comprar uma Fiat Strada Adventure 2015 usada com câmbio Dualogic deve tomar alguns cuidados. O test-drive é fundamental para avaliar o funcionamento do câmbio, verificando se as trocas de marcha ocorrem sem trancos excessivos e se não há atraso na resposta. Também é recomendável consultar um mecânico especializado para inspecionar o sistema e conferir se a embreagem e os atuadores estão em boas condições.

A escolha entre a versão manual ou Dualogic depende do perfil do motorista. Para quem busca mais conforto no trânsito urbano e não se incomoda com o estilo das trocas de marcha, o Dualogic pode ser uma opção válida. Já para aqueles que preferem uma condução mais precisa e com menos custos de manutenção, a versão manual pode ser uma escolha mais segura e previsível.

Embora tenha pontos negativos, o Dualogic não é necessariamente um problema, mas sim um sistema que exige manutenção e adaptação na condução. Se a escolha for por um modelo com esse câmbio, é essencial garantir que a unidade usada esteja bem cuidada e que o histórico de revisões esteja em dia. Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios da Strada Adventure sem surpresas desagradáveis.

Fonte: Stellantis, QuatroRodas, AutoEsporte, Icarros, G1, Motor1 e Autossegredos.

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