Programa Cartão do Estudante abre edital com 600 vagas para estudantes de baixa renda; saiba como se inscrever 

Edital oferece 600 vagas para estudantes de baixa renda

O acesso à educação ganhará impulso com a abertura das inscrições para o Cartão do Estudante, um programa que garante auxílio no transporte para alunos de cursos superiores e técnicos. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 7, e os interessados podem se inscrever até o dia 10 de março, por meio do Portal do Cidadão.

Com 600 vagas disponíveis, o programa tem como objetivo garantir que alunos de baixa renda tenham condições de continuar seus estudos. Os estudantes beneficiados receberão créditos de 75% do valor gasto mensalmente em passes.

Quem pode participar?

Para participar do processo seletivo, o estudante deve atender os seguintes critérios:

  • Ter renda familiar de até quatro salários mínimos;
  • Comprovar necessidade do transporte coletivo para frequentar as aulas;
  • Estar frequentando regularmente (75% de frequência) todas as disciplinas na qual esteja matriculado;
  • Comprovar aprovação em, no mínimo, 80% das disciplinas que cursa semestralmente;
  • Apresentar o comprovante de matrícula atualizado a cada semestre vigente
    do ano para que seja feito o recadastramento.

O presidente da Fundação Municipal de Juventude (FJP), Juniel Carvalho de Sousa, destacou a importância do benefício: “O Cartão do Estudante é uma política pública essencial para garantir que jovens em situação de vulnerabilidade possam continuar seus estudos. Com essa iniciativa, buscamos reduzir a evasão escolar e oferecer mais oportunidades para que esses alunos concluam seus cursos e ingressem no mercado de trabalho”.

Inscrições

A inscrição deve ser feita de forma on-line, acessando o Portal do Cidadão e anexando a documentação exigida no edital, além do comprovante da assinatura digital, RG, CPF e anexo da carteirinha de transporte coletivo.

Aqueles que ainda não possuem carteira de transporte eletrônica devem providenciar junto à Superintendência de Bilhetagem Eletrônica (Sube), antes de realizar a inscrição no programa. A mesma deve estar desbloqueada no ato da inscrição.

Texto: Cynthia Miranda
Edição: Denis Rocha

Adicionar aos favoritos o Link permanente.