Escola Santo Carniel ingressa no quarto ano com ensino em tempo integral

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Carniel, de Sobradinho, inicia seu quarto ano letivo com tempo integral, sendo piloto deste formato no município. Na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, gestoras e professoras participaram do programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 96.1, onde comentaram sobre este modelo de ensino.

A diretora Jucelaine Lucia Bohrer destacou que o educandário é pioneiro neste novo modelo. Ela relatou que em um primeiro momento passaram por algumas dificuldades, tanto a escola quanto a comunidade, pais e alunos, até que houvesse a adaptação ao novo formato. Destacou que o ensino em tempo integral foi um sonho da equipe escolar e também da comunidade, e agradeceu o apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na concretização. Jucelaine citou que antes mesmo de ser aplicado o ensino integral, já sentiam a necessidade deste projeto, para oportunizar à comunidade escolar mais igualdade no acesso ao conhecimento, também uma melhor alimentação e cuidados para com os alunos, de forma mais ampla e efetiva.

LEIA TAMBÉM: Aos 13 anos, jovem atleta de Sobradinho ingressa na categoria de base do Criciúma

A vice-diretora Catiléia Ferraz Dreher contou que retorna agora para a Escola Santo Carniel, após um período de dois anos atuando em uma escola de tempo integral no município de Osório, portanto já vem de uma visão de ensino integral, mas agora dentro de uma realidade e um contexto diferente, pois cada educandário tem suas particularidades. A gestora disse que acredita muito nesta proposta, onde os alunos têm no programa uma boa alimentação, dispondo de três refeições diárias, e uma diversidade muito grande de componentes de disciplinas, que irão contribuir muito para a formação dos estudantes.

Vice-diretora Catiléia, professora Viviane, diretora Jucelaine e orientadora Maria Patrícia em entrevista à Gazeta | Foto: Raphael Capelari

A orientadora Maria Patrícia Corte comentou sobre os três anos já decorridos dentro deste modelo de ensino, salientando que foram momentos de muito aprendizado, atendendo a estudantes de diversos bairros da cidade, e a cada ano são novas turmas e novos desafios. Ele também salientou que o período integral veio suprir uma necessidade, e com isso traz muitas responsabilidades para toda a equipe escolar, que atende esses alunos por nove horas diárias dentro da escola.

O ano letivo já iniciou para os profissionais da Educação e a volta às aulas para os estudantes ocorre na próxima segunda-feira, dia 10. A diretora mencionou que a escola iniciou 2025 com o quadro de professores completo, e quanto à alimentação houve evolução e melhoria nos repasses do governo, possibilitando proporcionar uma alimentação de qualidade aos alunos.

De acordo com a orientadora, a Escola Santo Carniel conta com 15 componentes curriculares em sua grade, sendo no turno da manhã as disciplinas já aplicadas no outro modelo, e na parte da tarde as disciplinas diversificadas, que é o momento que os professores saem mais da sala de aula com os alunos, para atividades mais interativas, com Banda Marcial e Baliza, em preparação ao 7 de Setembro, e projetos como o Bairro União Teatro, a Horta Escolar, o Rádio e Jornal da Escola, a Cooperativa e o Pedágio Solidário, bem como parceria com o Projeto Arte e Cidadania.

LEIA TAMBÉM: De Lagoão para o certame nacional, Aline Fritsch embarca rumo ao Miss Universe Brasil

Também presente na entrevista, a professora Viviane Borges mencionou que atua no educandário há três anos e acompanha muito a evolução desta proposta, trabalhando para executar e dar continuidade a projetos que já vêm sendo desenvolvidos desde a implantação do tempo integral, inclusive iniciativas que foram aplicadas por professores que não estão mais na escola, mas deixaram nos projetos os seus legados. Viviane contou que nasceu e foi criada no Bairro União, e que tem um bom entrosamento com os alunos também provenientes do bairro, mas não só eles, como com todos os alunos. Falou também sobre a importância dos projetos desenvolvidos no turno da tarde, para que o período integral não seja maçante para os alunos. A professora comentou ainda sobre um projeto de palestras que está sendo desenvolvido pelo grupo, com profissionais da cidade, e deixou um convite para a comunidade, para os profissionais e ex-alunos que queiram participar, entrarem em contato com a escola e levarem um incentivo, contando suas histórias de vida para serem apresentadas em uma roda de conversa com os estudantes.

Conforme a diretora Jucelaine, a escola atende hoje cerca de 130 alunos, e o quadro de servidores tem em torno de 36 pessoas, destacando que cerca de 80% do quadro funcional atua com carga horária de 40 horas, o que gera um melhor desempenho, pelo fato de esses profissionais trabalharem somente nesta escola, tendo um grande envolvimento e participação em todas as atividades desenvolvidas, focadas em um único ambiente escolar.

LEIA TAMBÉM: Ministério Público em Sobradinho conta com duas novas titulares

A vice-diretora Catiléia salientou ainda que este projeto de ensino integral já vem sendo pensado há muito tempo, mas que está sendo aplicado agora e em uma crescente, onde mais escolas estão aderindo a esse modelo, não só no Ensino Fundamental, mas também nas escolas de Ensino Médio do Estado.
A orientadora Maria Patrícia salientou que a comunidade é muito participativa, reforçando que isso é muito importante, pois a orientação e a equipe escolar devem estar em contato com as famílias diretamente, e sempre que estas são solicitadas, se fazem presentes na escola. Contou que todos os professores e funcionários são solícitos e “vestem a camiseta”, sendo esta uma marca da equipe da Escola Santo Carniel.

Encerrando a entrevista, Catiléia pontuou uma dificuldade da escola, que é a falta de um espaço coberto para a prática de esportes e demais atividades. Conforme a diretora Jucelaine, a escola recebeu, no ano passado, a visita do deputado Adolfo Brito e da secretária de Educação, Raquel Teixeira, tendo sido reforçada a solicitação para que este espaço coberto seja construído, e que seguem na busca pela concretização do projeto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Escola Santo Carniel ingressa no quarto ano com ensino em tempo integral appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.