Setor de Palmas ganhará praça e revitalização de horta comunitária para lazer e qualidade de vida da comunidade

O Setor Santa Bárbara ganhará praça e horta comunitária – Foto: Edu Fortes

Eduardo Siqueira Campos também assinou ordens de serviço para a construção da Praça Belo Vale, no Conjunto Maria Rosa, e da Praça Brasil, no Jardim Aureny I, nesta quinta-feira, 06

Em breve, o setor Santa Bárbara, na região sul de Palmas, contará com dois novos equipamentos públicos, que promoverão a convivência da comunidade e fomentarão a economia local. Dando continuidade à política de desenvolvimento e integração da cidade, o prefeito Eduardo Siqueira Campos assinou, na tarde dessa quinta-feira, 6, uma ordem de serviço para a construção da Praça Sagrada Família Duas Marias e outra para a revitalização da Horta Comunitária do setor. O evento ocorreu na antiga Praça das Cruzes, que agora passará a ser Sagrada Família, e reuniu a comunidade local e autoridades do município.

O prefeito afirmou que a prioridade de sua gestão é resgatar a autoestima do palmense por meio de políticas públicas voltadas à inclusão e ao bem-estar social, além da oferta de obras estruturantes e serviços essenciais para a Capital. Eduardo destacou que, por enquanto, o foco tem sido organizar a cidade, recuperando e revitalizando áreas e espaços públicos, melhorando a iluminação, o asfalto, entre outros aspectos.

“Por agora, estamos realizando os serviços que a cidade estava precisando, tapando buracos, limpando, trocando lâmpadas, mas as grandes obras ainda estão por vir. Agora, nosso trabalho é devolver a dignidade ao palmense. Hoje, em todo lugar que você chegar, de Buritirana ao Santo Amaro, todos os cantos dessa cidade têm máquinas da Prefeitura trabalhando.  Nossa intenção é atender bem todas as regiões, porque temos uma só Palmas”, afirmou o chefe do Executivo.

Sobre a obra

As obras são a Praça Sagrada Família Duas Marias e revitalização da horta comunitária – Foto: Edu Fortes

A obra da Praça Sagrada Família Duas Marias tem previsão de conclusão até meados de abril. O espaço contará com aproximadamente 28 mil metros quadrados, onde serão instalados parquinho infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada, campo de futebol, quadra de vôlei. Uma curiosidade sobre o nome da praça é que ele homenageia duas amigas já falecidas, que viveram no setor e se chamavam Maria — Maria Moraes e Maria do Carmo. Ambas compartilhavam o sonho de ver o local se tornar um espaço de lazer e integração para as famílias do Santa Bárbara.

O viúvo de Maria Moraes, Siloé Alves de Carvalho, contou que sua família foi a primeira a morar no setor. “Chegamos aqui em 1990 e construímos a primeira casa do Santa Bárbara. Aqui criamos nossos sete filhos, que ainda moram no bairro. É uma alegria ver tudo isso acontecendo”, relatou.

Expectativa da comunidade

Já a professora Rayres Barbosa Soares, 27 anos, afirmou que a praça é um anseio antigo da comunidade e que contribuirá para a segurança e o lazer dos moradores. “Estamos felizes. Este espaço estava abandonado, com mato alto, oferecendo risco à população. Agora teremos um lugar adequado para nossas famílias”, comentou.

Quem também comemorou as novidades anunciadas pelo prefeito foi Maria de Nazaré Santos Bezerra, pioneira e ex-presidente do setor Santa Bárbara. Segundo ela, só o início dos trabalhos na praça já mudou a paisagem do local. “Antes, isso aqui dava medo de passar. Agora, olha como já está diferente”, disse Dona Nazaré, apontando para as máquinas em operação.

Ela também ressaltou que a revitalização da horta comunitária trará grandes benefícios para os moradores. “Não precisaremos mais sair para comprar verduras em outro lugar, porque ali teremos de tudo: couve, maxixe, quiabo, jiló. Vai ser comida boa em nossas mesas e ainda ajudará a melhorar nossa renda”, concluiu.

Outras obras em andamento

Além do setor Santa Bárbara, também foram emitidas ordens de serviço para a construção da Praça Belo Vale, no Conjunto Maria Rosa, e da Praça Brasil, no Jardim Aureny I. Segundo o prefeito, essas ações fazem parte do projeto de revitalização de espaços de lazer e convivência para a comunidade.

Texto: Georgeth Pinheiro

Edição: Wédila Jácome

Fotos: Edu Fontes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.