Guia de Usados: Vale a pena comprar um Chevrolet Onix LTZ 1.4 Automático 2014 usado? O que saber antes da compra

Se você está buscando um hatch automático para o dia a dia, o Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2014 pode parecer uma escolha interessante. Com motor 1.4 flex de até 106 cv e um câmbio automático de 6 marchas, ele entrega um desempenho decente para a cidade e até encara viagens sem esforço. Seu consumo é razoável, o MyLink ainda dá um charme tecnológico, e a direção elétrica torna tudo mais leve. Mas será que esse compacto veterano ainda merece um espaço na sua garagem?

Pontos Principais:

  • Motor 1.4 flex com bom desempenho e câmbio automático eficiente.
  • Consumo médio razoável, tanto na cidade quanto na estrada.
  • Acabamento interno simples e suspensão que sofre em pisos irregulares.
  • Checar histórico de manutenção e sinais de desgaste nas suspensões e câmbio.

Seus pontos positivos incluem manutenção barata, boa oferta de peças e um câmbio automático confiável, o que não é regra nos usados dessa faixa de preço. No entanto, o porta-malas pequeno, o acabamento interno simples e a suspensão que sente cada buraco podem incomodar. Além disso, um ponto de atenção é o histórico de uso: muitos desses modelos rodaram bastante em frotas ou como carros de aplicativo, o que pode significar desgaste na transmissão e no conjunto mecânico.

Esse carro usado serve para quem busca um hatch econômico, confortável e com boa tecnologia, ideal para o dia a dia e viagens curtas, mas é preciso atenção à manutenção e desgaste de peças.
Esse carro usado serve para quem busca um hatch econômico, confortável e com boa tecnologia, ideal para o dia a dia e viagens curtas, mas é preciso atenção à manutenção e desgaste de peças.

Antes de fechar negócio, cheque o histórico de revisões, veja se o câmbio automático troca marchas suavemente e inspecione o estado da suspensão – buchas e amortecedores podem precisar de atenção. Prefira unidades com procedência garantida e sem sinais de batidas graves. Se encontrar um bem cuidado, com preço justo, o Onix LTZ 1.4 AT 2014 ainda pode ser uma opção confiável e confortável para quem busca um hatch automático sem gastar uma fortuna.

Desempenho, motor e potência

O motor oferece potência de 98 cv, com combustível flex (álcool e gasolina), aceleração de 0 a 100 em 12 segundos e velocidade máxima de 171 km/h.
O motor oferece potência de 98 cv, com combustível flex (álcool e gasolina), aceleração de 0 a 100 em 12 segundos e velocidade máxima de 171 km/h.

O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e alimentado por injeção multiponto. A motorização é composta por quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e tuchos hidráulicos. A cilindrada unitária é de 347 cm³, totalizando um deslocamento de 1.389 cm³.

A potência máxima gerada pelo motor é de 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo alcança 13,9 kgfm com etanol e 12,9 kgfm com gasolina, a 4.800 rpm. A razão de compressão é de 12,4:1, com diâmetro do cilindro de 77,6 mm e curso do pistão de 73,4 mm. O acionamento do comando é feito por correia dentada.

A transmissão é automática de seis marchas, com tração dianteira e acoplamento por conversor de torque. O câmbio tem código GF6, oferecendo trocas suaves e bem escalonadas para um melhor desempenho. A plataforma utilizada é a Gamma II.

O modelo atinge uma velocidade máxima de 171 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em 12 segundos. A rotação máxima do motor é de 6.300 rpm, e a viscosidade recomendada do óleo é 5W-30.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 7,7 km/l (etanol) e 8,9 km/l (gasolina), com autonomia de até 718 km e um tanque de 54 litros.
Consumo urbano de 7,7 km/l (etanol) e 8,9 km/l (gasolina), com autonomia de até 718 km e um tanque de 54 litros.

O consumo urbano com etanol é de 7,7 km/l, enquanto na estrada o rendimento chega a 10,5 km/l. Com gasolina, os números melhoram para 8,9 km/l na cidade e 13,3 km/l em rodovias.

A autonomia também varia conforme o combustível utilizado. No ciclo urbano, com etanol, é possível percorrer aproximadamente 416 km. Já na estrada, o alcance sobe para 567 km. Com gasolina, a autonomia urbana é de 481 km, enquanto na estrada pode chegar a 718 km.

O tanque de combustível desse Chevrolet Onix usado tem capacidade para 54 litros, garantindo boa autonomia para viagens sem necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.

Interior

A transmissão é automática de seis marchas, com tração dianteira. O câmbio suave e a direção assistida proporcionam uma condução ágil e confortável.
A transmissão é automática de seis marchas, com tração dianteira. O câmbio suave e a direção assistida proporcionam uma condução ágil e confortável.

O espaço interno acomoda até cinco passageiros, contando com bancos revestidos em tecido e ajuste de altura para o motorista. O painel tem um design funcional, com comandos acessíveis e um computador de bordo integrado.

Interior espaçoso para cinco ocupantes, porta-malas de 280 litros e capacidade de carga útil de 372 kg. Ideal para uso urbano e pequenas viagens.
Interior espaçoso para cinco ocupantes, porta-malas de 280 litros e capacidade de carga útil de 372 kg. Ideal para uso urbano e pequenas viagens.

O porta-malas tem capacidade para 280 litros, o que atende a necessidades urbanas e pequenas viagens. O banco traseiro bipartido e rebatível permite expandir a área de carga quando necessário. A carga útil suportada pelo veículo é de 372 kg.

Em termos de conforto e conveniência, o modelo oferece ar-condicionado, direção assistida hidráulica e vidros elétricos dianteiros e traseiros. Também estão presentes controle automático de velocidade, volante multifuncional e ajuste elétrico dos retrovisores.

Medidas

O modelo tem comprimento de 3.930 mm, largura de 1.705 mm e altura de 1.484 mm. A distância entre-eixos é de 2.528 mm, garantindo um bom espaço interno. A bitola dianteira mede 1.487 mm, enquanto a traseira tem 1.493 mm.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com elemento elástico de mola helicoidal. Na traseira, o eixo de torção também utiliza mola helicoidal. O veículo conta com freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira.

A direção tem assistência hidráulica e diâmetro de giro de 10,4 metros, permitindo boa manobrabilidade em espaços urbanos. Os pneus têm medidas 185/65 R15 na dianteira e traseira, com altura do flanco de 120 mm. O estepe tem medidas 115/70 R16.

A altura mínima do solo é de 130 mm, proporcionando boa estabilidade em diferentes tipos de pavimento. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,35, com área frontal de 2,15 m² e área frontal corrigida de 0,753 m².

Preços Aproximado do Chevrolet Onix 2014

  • Chevrolet Onix Hatch LS 1.0 8v Flexpower 5p Mec. 2014 – Preço Aproximado: R$ 40 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.0 8v Flexpower 5p Mec. 2014 – Preço Aproximado: R$ 42 mil
  • Chevrolet Onix Lollapalooza 1.0 Flexpower 5p Mec. 2014 – Preço Aproximado: R$ 43 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.4 8v Flexpower 5p Mec. 2014 – Preço Aproximado: R$ 44 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.4 8v Flexpower 5p Aut. 2014 – Preço Aproximado: R$ 47 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LTZ 1.4 8v Flexpower 5p Mec. 2014 – Preço Aproximado: R$ 48 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LTZ 1.4 8v Flexpower 5p Aut. 2014 – Preço Aproximado: R$ 51 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2014

O modelo tem alguns pontos negativos, como o acabamento simples e a suspensão que pode ser desconfortável em terrenos irregulares, além de um porta-malas que limita o transporte de bagagens.
O modelo tem alguns pontos negativos, como o acabamento simples e a suspensão que pode ser desconfortável em terrenos irregulares, além de um porta-malas que limita o transporte de bagagens.

Geral

  • Ano: 2014
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Gamma II

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 347 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 77,6 mm
  • Razão de compressão: 12,4:1
  • Curso do pistão: 73,4 mm
  • Deslocamento: 1389 cm³
  • Potência máxima: 106 cv (A) / 98 cv (G) a 6000 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 13,9 kgfm (A) / 12,9 kgfm (G) a 4800 rpm
  • Peso/potência: 10,45 kg/cv
  • Torque específico: 10,0 kgfm/litro
  • Peso/torque: 79,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 76,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6300 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: GF6
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/65 R15
  • Traseiros: 185/65 R15
  • Estepe: 115/70 R16

Dimensões

  • Comprimento: 3930 mm
  • Largura: 1705 mm
  • Distância entre-eixos: 2528 mm
  • Altura: 1484 mm
  • Bitola dianteira: 1487 mm
  • Bitola traseira: 1493 mm
  • Porta-malas: 280 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 1108 kg
  • Carga útil: 372 kg
  • Altura mínima do solo: 130 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 171 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 12 s

Consumo

  • Urbano: 7,7 km/l (A) / 8,9 km/l (G)
  • Rodoviário: 10,5 km/l (A) / 13,3 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 416 km (A) / 481 km (G)
  • Rodoviária: 567 km (A) / 718 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2014

Antes de comprar um Onix LTZ 1.4 AT 2014 usado, verifique o histórico de manutenção, inspecione câmbio e suspensão, e esteja atento ao estado geral do carro. Garantir procedência é fundamental.
Antes de comprar um Onix LTZ 1.4 AT 2014 usado, verifique o histórico de manutenção, inspecione câmbio e suspensão, e esteja atento ao estado geral do carro. Garantir procedência é fundamental.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotainment

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Mobiauto, Webmotors,

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