Ar-condicionado, água mineral e sorvete: veja os itens mais procurados pelos santa-cruzenses em meio ao calor

A onda de calor elevou a procura de produtos utilizados para amenizar as temperaturas. Com as previsões indicando a continuidade do fenômeno, as vendas aumentaram em diferentes setores do comércio de Santa Cruz do Sul.

Nas unidades da loja taQi – situadas nas ruas Marechal Floriano e Venâncio Aires –, as buscas por aparelhos de ar-condicionado aumentaram 70% em relação ao mesmo período do ano passado. No caso dos ventiladores, o incremento foi de 60%.

Conforme o gerente da loja localizada no Túnel Verde, Guilherme Luís Kuhns, os consumidores estão adquirindo aparelhos para instalarem nas salas de estar e até na cozinha. “Geralmente, compra-se para o quarto, cozinha e sala são os últimos cômodos de uma casa a ter ar. Ele definitivamente não é mais um luxo, mas uma necessidade”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz já tem 21 casos confirmados de dengue neste ano

Diante do calor, os produtos são vendidos rapidamente. Conforme Kuhns, tal volume de vendas compara-se a janeiro de 2022, período em que o Estado foi atingido por uma onda de calor que durou duas semanas. “Dias atrás, estávamos com uma pilha de ventiladores, cerca de 50 unidades, e vendemos tudo no fim de semana”, relatou Kuhns.

Guilherme Luís Kuhns: ventiladores e condicionadores de ar são os mais procurados | Foto: Rodrigo Assmann

Para atender à demanda, a loja reforçou o estoque. E conta com produtos a pronta entrega. “Isso está facilitando para o cliente, pois conseguimos atender com agilidade”, explicou Jonathan Oliveira, gerente da unidade da Rua Venâncio Aires.

LEIA TAMBÉM: Calor extremo deve retornar na próxima semana

O calor também impulsionou a busca por água mineral. Na distribuidora de bebidas Sul Água, situada na Rua Carlos Maurício Werlang, Bairro Santo Inácio, o acréscimo é próximo dos 80%. De acordo com o proprietário, Giovani Augusto Antônio Teixeira, a procura intensificou-se há duas semanas. O produto mais requisitado é o galão de 20 litros, sobretudo para empresas e mercados. Conforme Teixeira, em média, são vendidas entre 500 e 600 unidades diariamente.

Com a possibilidade de as temperaturas permanecerem altas na próxima semana, o empresário acredita que a demanda deve aumentar. No entanto, por trabalhar com uma variedade de fontes de água, afirmou que não haverá problemas com falta de estoque. Assim, não há previsão de reajustes no preço.

No caso do empresário Giovani Teixeira, busca pelos galões de 20 litros tem aumentado a cada dia | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Como ter uma hidratação e alimentação corretas no verão? Confira dicas de nutricionista

Sorvete e picolé ajudam a garantir refresco

Com os termômetros beirando os 40 graus em Santa Cruz na tarde de ontem, o frentista Jaime Henrique Klinger, de 47 anos, foi à Eskimó Sorvetes e comprou picolé para os filhos. “Com esse calor insuportável, só com picolé e piscina para se refrescar”, afirmou o morador do Bairro Bom Jesus.

No estabelecimento, que fica na Travessa Erico Verissimo, no Bairro Schulz, o movimento cresceu nos últimos dias. Além do picolé, os potes de sorvetes e as paletas mexicanas lideram a procura. “Está melhor do que no ano passado, justamente pelo pico de calor. Tem sido bem intenso”, afirmou o proprietário Márcio José de Souza. 

Em meio à maior procura pelos produtos, a loja realiza ofertas e descontos para que os clientes levem uma quantidade maior para casa. “Estamos conseguindo manter o estoque em dia, com bastante equipamentos para não ter falta. Algum sabor ou outro pode acabar porque não conseguem produzir em larga escala, mas estamos preparados”, disse Souza.

LEIA TAMBÉM: Temperatura acima da média deve seguir até metade de fevereiro

Roupas com filtro solar

Além dos protetores solares, vestimentas com filtro também estão em evidência e conquistam os consumidores. Nas unidades da Dermatologe Farmácia de Manipulação, há peças para todas as idades, que vão de camisetas a chapéus. Segundo a farmacêutica Ana Cláudia Saling, a demanda tem aumentado em função da praticidade. “E é uma proteção vitalícia, com certificação, garantindo que ela não sai na lavagem”, afirma.

A também farmacêutica Priscila Kops Trevisan ressalta que o calor aumentou a procura pelos cremes. Na Dermatologe, há uma série de filtros diferenciados, incluindo para bebês e pós-procedimentos. Há ainda o filtro solar em bastão, que é mais prático de utilizar.

Priscila Kops Trevisan e Ana Cláudia Saling: roupas com proteção estão em alta | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Secretaria da Saúde alerta sobre os sintomas causados pelo calor extremo

Quente

38,8 graus foi a temperatura máxima registrada na tarde dessa quarta-feira, 5, em Santa Cruz do Sul. No Rio Grande do Sul, o recorde do dia foi em Quaraí, na Fronteira Oeste, com 42 graus.

Grande perigo para o Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nessa quarta-feira um novo aviso de onda de calor no Rio Grande do Sul. O grau de severidade é de grande perigo, com risco à saúde. Até o dia 10 de fevereiro, às 20 horas, as temperaturas devem ficar cinco graus acima da média do período. Os termômetros devem ultrapassar os 40 graus na maioria das regiões do Estado.

De acordo com o Inmet, a previsão é de que somente nesta sexta-feira, 7, as temperaturas poderão ficar mais amenas. Contudo, a sensação térmica será elevada. O instituto explica que a onda de calor se deve à falta de chuvas regulares na parte norte da Argentina e no centro-oeste do estado gaúcho. Isso elevou a incidência da radiação solar, contribuindo para a elevação do clima.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Ar-condicionado, água mineral e sorvete: veja os itens mais procurados pelos santa-cruzenses em meio ao calor appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.