Ações vão promover a prevenção ao câncer de colo de útero em Santa Cruz

A Associação de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero (Apcolu) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vão estar unidas para divulgar ações de prevenção ao câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina do Brasil. O foco será o incentivo à vacinação de crianças e adolescentes e à realização de exames de prevenção para diagnóstico e tratamento precoce desse e de outros cânceres transmitidos pelo vírus HPV.

O tema foi tratado na tarde desta terça-feira, 5, durante visita da presidente da entidade, médica ginecologista Denise Müller ao Executivo Municipal. Em reunião com o prefeito Sérgio Moraes, intermediada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, a primeira dama Fátima Alves da Silva, e que contou também com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, Denise apresentou o Projeto A Polonese da Apcolu, nome dado em alusão à dança da integração.

LEIA TAMBÉM: Secretaria da Saúde alerta sobre os sintomas causados pelo calor extremo

Em 2024, com o apoio da Câmara de Vereadores, o projeto passou pelas 18 escolas estaduais de Santa Cruz do Sul e envolveu mais de 1,4 mil estudantes com idades entre 13 e 14 anos, que após conhecerem a iniciativa atuaram como multiplicadores de informações junto às suas famílias. Também as famílias de alunos de 9 a 14 anos foram incentivadas a vacinar seus filhos.

Em Santa Cruz do Sul a ideia agora é introduzir a iniciativa também na rede municipal de ensino, com vistas a aumentar a cobertura da vacinação contra o vírus Papiloma Humano (HPV) e sair em busca das populações mais vulneráveis. Para essa tarefa, a associação vai contar com a colaboração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. A primeira ação prevista é o Março Lilás, mês de conscientização para prevenção do câncer de colo de útero.

Denise explica porque o projeto leva o nome da dança típica da região, a polonese. “Além de ser muito conhecida, a dança traz na essência o convite para a alegria, geralmente é com ela que os eventos começam.. Dessa forma nosso projeto recebeu esse nome para convidar a população para se juntar a esse movimento de saúde e vida para a população, para que a vida e a alegria não sejam interrompidas no futuro por uma doença cuja prevenção deixou de ser feita”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Conheça dez cuidados essenciais para garantir uma boa saúde bucal

A presidente destacou ainda que a vacina de prevenção ao HPV é ofertada gratuitamente pelo SUS e que é preciso levar mais informação às pessoas. Segundo ela, o trabalho feito na rede estadual de ensino, fez triplicar o número de vacinas no município. “Precisamos falar da importância da vacinação para retirar as meninas da fila do câncer”, observou.

Nos próximos dias as secretarias vão planejar ações para serem desenvolvidas no decorrer do mês da Mulher e, de modo contínuo, durante todo o ano. “O poder público tem que estar engajado nessas ações, o projeto é grandioso e nós vamos em busca das famílias nos bairros, para junto com a Saúde incentivar a vacinação e a realização dos exames de rotina. É uma causa nobre e nós com certeza vamos apoiar”, afirmou a secretária Fátima.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Ações vão promover a prevenção ao câncer de colo de útero em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.