E o MDB, fica ou não fica?

Foto: Alesc/Divulgação

 

 

O secretariado de Jorginho Mello (PL) deve ter novos nomes anunciados nos próximos dias. Além da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social, que devem receber novos secretários, as pastas da Infraestrutura, Agricultura, Fesporte e Economia Verde, que estavam dentro do acordo feito com o MDB devem, finalmente, ser ocupadas. Se vai ser pelos parlamentares do MDB ou não, ainda não está definido, porque não há consenso dentro do partido.

 

Nesta terça-feira (4), durante o tradicional almoço que reuniu os principais nomes da sigla, além de nomearem o deputado Volnei Weber como líder da bancada na Alesc, ficou definido que será nesta quinta-feira (6), em reunião que contará com a presença do vice-presidente nacional do partido, o deputado federal Carlos Chiodini, que baterão o martelo sobre aceitar ou não os espaços oferecidos no governo.

 

Mas apesar de não haver unanimidade, tudo indica que o partido irá aceitar, sim, ampliar sua presença no governo, mas isso não necessariamente significará apoiar totalmente Jorginho em seus planos para 2026.

 

Nova liderança

O deputado Camilo Martins é o novo líder do Podemos na Alesc. Ele assume o lugar que era de Lucas Neves, que assumirá como 3º secretário da Mesa Diretora. Além da liderança da bancada, o deputado deve assumir a presidência de uma comissão permanente, assim como a deputada Paulinha.

 

Contenção de gastos

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), publicou um decreto que estabelece uma série de medidas de contenção de despesas do Poder Executivo, com o objetivo de equilibrar as contas públicas. Todas as secretarias municipais tiveram seus orçamentos contingenciados em 25%. Os secretários foram orientados a elencar medidas de redução e otimização das despesas das respectivas pastas e todos os gastos serão avaliados pelo Comitê Gestor Financeiro.

 

Das mais de 40 comissões existentes, revogadas na íntegra, está estabelecido que só poderão ser recriadas aquelas pertinentes para eficiência da administração municipal, desde que respeitando a redução de 40% do número de integrantes. Novos contratos de locação de imóveis que impliquem em acréscimo de despesa estão proibidos.

 

Igualdade de gênero

Em encontro com mais de 100 lideranças femininas do sistema OAB no Estado, o novo presidente da Seccional catarinense, Juliano Mandelli, lançou um Plano de Ação para avançar na paridade e igualdade de gênero na instituição, valorizando e fortalecendo a advocacia feminina. Dentre as ações, a criação de um fórum permanente para desenvolver políticas e ações nesse sentido, a aplicação da regra de equidade de gênero em todas as fases do processo de seleção para o Quinto Constitucional, e implementação de programas voltados ao empreendedorismo feminino. Atualmente a OAB/SC conta com 3 lideranças femininas dentre os seis nomes de seus cargos principais.

 

Turismo

Santa Catarina se destaca como um dos principais destinos turísticos do Brasil, oferecendo uma diversidade de experiências. Com 15 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo, o setor representa 12,5% do PIB catarinense. De janeiro a julho de 2024, a arrecadação de ICMS Turístico ultrapassou R$ 250 milhões, conforme o levantamento do sistema de inteligência turística “Almanach”.

 

O Estado conta atualmente com 26.609 empresas do setor, o que equivale a 2,4% do total de empresas em Santa Catarina e 4,5% das empresas do segmento no país. A maior parte dos negócios do setor são microempreendedores individuais (MEIs), que representam 65,4% do total, seguidos por microempresas (30,4%) e pequenas empresas (4,2%). As regiões com maior concentração de negócios turísticos são Grande Florianópolis (8.017 empresas), Foz do Itajaí (5.295) e Norte (3.556).

 

Concurso

O governo do Estado lançará, ainda no primeiro semestre, um concurso público para a área da saúde. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, durante reunião com o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Marcelo Lemos, e o diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Dr. Ernani Lange S. Thiago.

 

Um representante do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) também participou do encontro. Na ocasião, também foi confirmada a concessão do auxílio-moradia para médicos residentes.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.