Câmara arquiva denúncia contra vereador e abre comissão para investigar ex-secretário de Esportes em Presidente Prudente


Primeira sessão ordinária da 19ª Legislatura foi realizada nesta segunda-feira (3). Vereador Aristeu Santos Penalva de Oliveira (MDB), à esquerda; ex-secretário municipal de Esportes, Clayton dos Santos, à direita
Isabela Gomes/g1 e Secom
A primeira sessão ordinária da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP), realizada nesta segunda-feira (3), analisou as denúncias protocoladas contra o vereador Aristeu Santos Penalva de Oliveira (MDB) e contra o ex-secretário municipal de Esportes Clayton dos Santos.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O caso contra o vereador foi protocolado sobre uma suposta compra de votos feita por Aristeu Santos Penalva de Oliveira (MDB) durante o período eleitoral de 2024.
O caso foi denunciado por um eleitor que narrou que chegou a gravar as conversas e todos os fatos, que ocorreram durante as eleições.
Depois de ter protocolado o retiro, o denunciante retirou a reivindicação.
Entretanto, a solicitação foi discutida e votada nominalmente em plenário, em que foi decidido, por unanimidade, pela não abertura de processo de cassação do mandato de Penaçva.
“Eu estou muito tranquilo em relação a tudo isso, é uma denúncia frágil. A própria denunciante veio pedir para que fosse retirada a denúncia por conta que, se eu fosse eventualmente cassado pela casa, não cairiam os votos. Isso mostra que existe alguém interessado em derrubar os votos e alterar o resultado da eleição. Eu pretendo tomar providências com relação a todas essas denúncias, que são denúncias falsas e que estão denegrindo minha imagem para a população, para os meus eleitores e todo mundo que me conhece”, pontuou Penalva à TV Fronteira.
Os demais vereadores votaram pelo encaminhamento do caso ao Ministério Público e à Polícia Civil.
A sessão também discuriu a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de denúncias feitas contra o ex-secretário municipal de esportes, Clayton dos Santos.
A comissão questionou a liberação para o uso de praças públicas e supostos pagamentos.
O requerimento foi assinado pelos vereadores:
Eduardo César da Silva Oliveira, o “Edu da Padaria” (PP);
Demerson Dias (Republicanos);
Guilherme da Silva Alencar (Republicanos);
Izaque José da Silva (PL); e
Luís César Saito Santos, o “Babu da Cohab” (PP).
A comisssão deve durar 90 dias para apurar as denúncias.
Ao ser questionado por telefone pela TV Fronteira, Clayton dos Santos disse que a denúncia tem teor vingativo e que, no momento solicitado, irá apresentar os comprovantes das parcerias realizadas.
Na ocasião, também foram votados e aprovados seis projetos de lei de autoria do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos), sendo que quatropossibilitarão a abertura de crédito adicional às secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Planejamento.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.