Paraíso: Prefeito Celso firma acordo com outros 12 municípios para destinação correta de pneus inservíveis

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, firmou um acordo de cooperação com 12 municípios para  realizar a logística reversa de recebimento dos pneus inservíveis, que serão entregues pela cidade conveniada. A assinatura do termo ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 3, no gabinete do prefeito Celso Morais.

A ideia é agrupar em um mesmo local pneus que são considerados inservíveis, que podem ser reaproveitados para outras finalidades, como na produção de um novo insumo para um produto novo, como pavimentação de asfalto, quadra poliesportiva, grama sintética, tapetes de automóveis, entre outros.

O prefeito de Paraíso Celso Morais ressaltou a relevância do acordo de cooperação para fortalecer a gestão ambiental e contribuir para a sustentabilidade da região. “Ao unirmos esforços com outros municípios, conseguimos otimizar recursos, reduzir custos operacionais e promover uma gestão mais eficiente dos pneus inservíveis”.

“Hoje renovamos um convênio com 12 municípios e também vamos abrir a oportunidade para outros municípios, porque é um convênio muito importante para o meio ambiente. Com certeza nós estamos trabalhando, nos dedicando, nos entregando cada vez mais, não só pela nossa cidade, mas também para toda a nossa região do Vale do Araguaia e outras regiões do Estado de Tocantins que queiram participar”, acrescentou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente de Paraíso, Wagner Medeiros, reforçou que o prefeito é sensível nessa questão, não só no município Paraíso, mas também apoiando os municípios vizinhos. “Esse pneu descartado na natureza de forma incorreta, além de ser crime ambiental e trazer prejuízo para o meio ambiente, causa também um problema muito grande com relação à saúde. A gente sabe hoje que um dos principais problemas nessa época da chuva são causados principalmente pela dengue. Então, dando a destinação final correta desses pneus inservíveis, teremos solucionado pelo menos parte desse problema.” 

“Esse é um passo importante na construção de um modelo de gestão ambiental mais sustentável, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a qualidade de vida da população”, salientou Wagner Medeiros .

Estiveram presentes prefeitos e secretários de Meio Ambiente de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Divinópolis, Lajeado, Miranorte, Nova Rosalândia, Pedro Afonso, Pium, Pugmil e Santa Rita do Tocantins.

Acordo

Caberá aos conveniados, entre outros, efetuar a coleta seletiva dos pneus nos seus municípios a fim de evitar a sua disposição como lixo; armazenar em locais apropriados,  protegido de intempéries e ações de degradação e ainda enviar o material coletado para Paraíso, seguindo o cronograma programado e o local definido previamente.  

Paraíso do Tocantins será responsável, entre outros,  por dar a destinação ambientalmente correta aos pneus inservíveis coletados no município conveniado, providenciando a entrega dos referidos materiais às empresas habilitadas que promovam sua reciclagem; fornecer informações sobre a destinação, quantificação e outras acerca dos materiais recebidos e a declaração da entrega dos materiais, para comprovação da destinação ambientalmente correta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.