Nova tecnologia aprimora previsão de ruído em pneus

A Sumitomo Rubber Industries desenvolveu uma nova técnica de simulação que aprimora a precisão na previsão do ruído gerado por pneus. A tecnologia analisa as vibrações causadas por irregularidades no pavimento e leva em conta as propriedades de absorção sonora dos materiais. Com essa abordagem, a margem de erro foi reduzida de 5% para apenas 1%, oferecendo resultados mais precisos.

Pontos Principais:

  • Técnica de simulação reduz erro de previsão de ruído de 5% para 1%.
  • Tempo de desenvolvimento de pneus caiu de um mês para uma semana.
  • Atende às regulamentações internacionais sobre emissões sonoras.
  • Nova tecnologia é especialmente relevante para veículos elétricos.

O método desenvolvido permite que a fabricação de pneus se torne mais eficiente, reduzindo a necessidade de protótipos físicos. Isso impacta diretamente no tempo de desenvolvimento, que passou de um mês para apenas uma semana. A inovação atende às novas exigências do mercado, especialmente com o aumento da demanda por pneus mais silenciosos, impulsionada pelas regulamentações internacionais sobre emissões sonoras, que entraram em vigor em 2024.

A nova simulação analisa vibrações causadas por irregularidades no pavimento e as propriedades de absorção sonora, diminuindo a necessidade de protótipos físicos na fabricação de pneus.
A nova simulação analisa vibrações causadas por irregularidades no pavimento e as propriedades de absorção sonora, diminuindo a necessidade de protótipos físicos na fabricação de pneus.

A necessidade de pneus silenciosos é ainda maior em veículos elétricos, que não emitem ruído de motor, tornando o som dos pneus mais perceptível. A nova tecnologia da Sumitomo visa minimizar esse impacto sonoro, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que atendam às normas vigentes e às expectativas do consumidor.

Impactos no desenvolvimento e regulamentações

Com a nova técnica de simulação, o processo de criação de pneus foi significativamente acelerado. O tempo de desenvolvimento caiu de cerca de 30 dias para apenas uma semana, otimizando a produção e reduzindo custos associados à criação de protótipos físicos. Isso permite que os fabricantes respondam mais rapidamente às demandas do mercado.

As regulamentações internacionais, que se tornaram mais rígidas a partir de 2024, exigem que os níveis de ruído emitidos pelos veículos estejam dentro de limites estabelecidos. Esse fator tem incentivado a inovação na indústria de pneus, especialmente em relação a veículos elétricos, onde o ruído do motor é praticamente inexistente, tornando o som dos pneus mais evidente.

A adoção dessa tecnologia pela Sumitomo Rubber Industries contribui para o cumprimento dessas normas, além de promover o desenvolvimento de produtos que atendam aos requisitos de conforto acústico, sem comprometer o desempenho e a segurança dos veículos.

Inovações tecnológicas e práticas sustentáveis

Além da nova técnica de simulação, a Sumitomo já utiliza tecnologias como o Silent Core, que tem o objetivo de reduzir a ressonância interna dos pneus. Essa tecnologia contribui para o controle do ruído interno, melhorando a experiência dos ocupantes do veículo sem a necessidade de alterações estruturais significativas nos pneus.

Outro avanço é a utilização de simulações aerodinâmicas que auxiliam na otimização do desempenho dos pneus durante o movimento. Essas simulações permitem avaliar o comportamento dos pneus em diferentes condições de uso, contribuindo para o desenvolvimento de produtos mais eficientes.

No Brasil, a classificação dos pneus é baseada em critérios como eficiência de rolamento e aderência em piso molhado. As graduações variam de A (melhor desempenho) a G (menor eficiência). O nível de ruído, por sua vez, é avaliado por meio de um sistema de três ondas, conforme regulamentação vigente, que informa ao consumidor sobre o impacto sonoro do produto.

  • Técnica de simulação que reduz a margem de erro de 5% para 1%
  • Uso do Silent Core para diminuição da ressonância interna
  • Simulações aerodinâmicas para otimização do desempenho

Tecnologias nacionais voltadas para conforto e segurança

No Brasil, empresas do setor automotivo também têm investido em tecnologias que visam o conforto e a segurança dos motoristas. Um exemplo é o Audio Shock, desenvolvido pela Dpaschoal, que utiliza ondas sonoras para avaliar a condição dos amortecedores dos veículos. O sistema conecta um fone de ouvido ao amortecedor e, por meio de um aplicativo, emite ondas que analisam a integridade da peça.

O funcionamento do Audio Shock é comparável a um eletrocardiograma, mas aplicado ao amortecedor. O aplicativo interpreta as variações sonoras captadas durante o teste e identifica possíveis falhas ou a necessidade de substituição da peça. Esse tipo de inovação contribui para a manutenção preventiva, aumentando a segurança dos veículos.

Essas soluções demonstram o avanço do setor automotivo em direção à sustentabilidade e ao aprimoramento da experiência do usuário. O foco está não apenas na redução de ruídos, mas também na criação de produtos e serviços que melhorem a segurança e o desempenho dos veículos em diversas condições de uso.

  • Uso de ondas sonoras para avaliar amortecedores
  • Aplicativo que identifica variações e falhas nas peças
  • Contribuição para a manutenção preventiva dos veículos

Conclusão

A nova técnica de simulação desenvolvida pela Sumitomo Rubber Industries representa um avanço significativo na previsão do ruído gerado por pneus. A redução da margem de erro e a aceleração do processo de desenvolvimento são fatores que impactam positivamente a indústria, atendendo às regulamentações internacionais e às demandas do mercado por pneus mais silenciosos.

Além disso, a adoção de tecnologias complementares, como o Silent Core e as simulações aerodinâmicas, demonstra o compromisso da empresa com a inovação e a eficiência. No contexto nacional, iniciativas como o Audio Shock mostram que o setor automotivo brasileiro também está alinhado com as tendências globais de conforto e segurança.

Esses avanços indicam um caminho para o desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes, que beneficiam tanto os fabricantes quanto os consumidores.

Fonte: iG e Revistacaminhoneiro.

O post Nova tecnologia aprimora previsão de ruído em pneus apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.