“O prefeito vai abrir a caixa preta do orçamento do município”, diz secretário de Administração

O secretário de Administração e Gestão de Santa Cruz do Sul, Matheus Ferreira, esteve na manhã desta sexta-feira, 31, na Rádio Gazeta FM 107,9 para abordar os trabalhos já realizados no primeiro mês à frente da pasta e os desafios que estão por vir durante a gestão. A entrevista deu continuidade à série de conversas que a emissora está fazendo com o novo secretariado.

Questionado sobre a revisão de contratos da Prefeitura, Ferreira citou que o comitê gestor realiza este trabalho, composto pela sua secretaria, além da Fazenda, da Procuradoria-Geral do Município, do Planejamento e do Gabinete do Prefeito. Ele confirmou que os resultados serão em breve apresentados pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) e adianta que o chefe do Executivo terá de “abrir a caixa preta do orçamento do município”.

“Nós precisamos saber que o ‘Viver Aqui é Bom Demais’ é um excelente slogan e que realmente reflete e eleva a nossa autoestima como moradores de Santa Cruz, mas que tem questões orçamentárias que não são ditas ou que foram maquiadas. No momento oportuno, de uma maneira muito técnica, muito transparente, o prefeito Sérgio vai abrir essa caixa preta, porque a comunidade precisa saber como estão as contas da prefeitura de Santa Cruz”, revela o secretário.

LEIA TAMBÉM:

  • Secretário de Cultura de Santa Cruz deve manter projetos e investir em novas ideias
  • Secretário da Fazenda diz que cortes no orçamento da Prefeitura serão necessários
  • Secretário da Saúde cita desafios da pasta e cogita mutirão de cirurgias
  • “A palavra que resume meus 17 dias de governo é cuidado”, diz secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão
  • Secretária de Meio Ambiente quer modernizar processos e disseminar educação ambiental
  • Secretário de Planejamento diz que reforçará fiscalização de obras; viaduto é prioridade
  • Secretário de Esportes confirma realização de primeiro circuito municipal em fevereiro
  • Secretário de Agricultura vai priorizar solução para a falta de água no interior
  • Secretário de Obras quer zerar as ruas de chão batido em Santa Cruz até o fim do governo
  • Iluminação, lixo das enchentes e ar-condicionado das paradas: veja as prioridades do secretário de Serviços Públicos
  • “Chegamos a um nível de excelência que só perde para Curitiba”, diz secretária de Bem-Estar Animal
  • Secretário de Segurança e Trânsito quer que funções da Guarda Municipal se tornem mais visíveis para a comunidade

Outro questionamento respondido por Ferreira durante a entrevista foi em relação às contratações emergenciais de professores por parte da Prefeitura, aprovadas na Câmara nessa quinta-feira, 30. O secretário explicou que os processos foram uma espécie de “plano B”, visto o concurso realizado pelo Instituto Consulpam, ainda em dezembro, apresentou problemas em todas as etapas, em questões que fogem da alçada da Administração municipal.

Inicialmente, a intenção de Sérgio Moraes era homologar os aprovados de acordo com o resultado preliminar. Contudo, a lista saiu em atraso e com nomes errados e faltantes. “Nós nos deparamos com um cenário, realmente, de instabilidade total, de desconfiança, inclusive da comunidade, sobre esse certame. Nos deparando com essa falha grave, a comissão verificou essas inconsistências, devolveu e disse: ‘nós não vamos aceitar esse resultado, ele está errado’”, conta o secretário de Administração. “Se não for pelo concurso, que é a ordem natural das coisas, nós não podemos tornar os alunos reféns de um instituto que é alheio à força da Prefeitura”. Ferreira também destacou as tratativas para a valorização dos profissionais da educação.

Além disso, o titular da Administração também abordou uma de suas primeiras ações na secretaria, a reforma administrativa aprovada no último dia 17. Segundo Ferreira, trata-se de uma estrutura funcional e que tem como objetivo o cumprimento do plano de governo. A criação do cargo de subsecretário, por exemplo, permite uma agilização das respostas do poder público municipal. “Estamos realmente em um período de organização da casa, mas estamos muito confiantes pelo comando, por toda a experiência que o prefeito tem e também pela visão moderna de política, não só no discurso, mas na ação, que o vice-prefeito Alex Knak trabalha e vem desempenhando o seu papel nesse sentido”, concluiu.

Confira a entrevista completa com Matheus Ferreira:

Rádio Gazeta · Matheus Ferreira – Secretário de Administração e Gestão de Santa Cruz do Sul – 31/012025

*Colaboraram Carina Weber, Lucas Malheiros e Marcio Souza

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post “O prefeito vai abrir a caixa preta do orçamento do município”, diz secretário de Administração appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.