Fiat Palio Economy 1.0 2010 2 portas manual: uma opção econômica no mercado de usados

O Fiat Palio Economy 1.0 2010 na versão de duas portas (veja aqui a versão de 4 portas) continua sendo uma escolha para quem busca um veículo compacto e acessível no mercado de usados. Com um motor 1.0 Fire Flex de 8V, o modelo prioriza a economia de combustível e a manutenção acessível, tornando-se uma alternativa viável para uso urbano e deslocamentos diários. No entanto, seu desempenho modesto pode ser um fator limitante para quem precisa encarar rodovias ou carregar o veículo com frequência. O espaço interno reduzido e a falta de portas traseiras podem dificultar o acesso para passageiros, tornando-o mais adequado para motoristas que costumam rodar sozinhos ou com pouca carga.

Pontos Principais:

  • Consumo de combustível adequado para o uso urbano.
  • Peças com custo acessível e manutenção simples.
  • Desgaste comum na suspensão e câmbio pode apresentar falhas.
  • Versão de duas portas limita o acesso ao banco traseiro.

Antes de fechar negócio em um Palio Economy 2010 usado, é essencial verificar alguns pontos críticos. Entre os principais problemas relatados estão o desgaste prematuro da suspensão, ruídos internos e possíveis dificuldades no engate do câmbio manual. Apesar disso, o motor Fire é conhecido por sua durabilidade, desde que tenha recebido manutenção adequada ao longo dos anos. O comprador deve checar histórico de revisões, estado da embreagem e possíveis vazamentos de óleo, além de observar se o veículo apresenta sinais de desgaste excessivo, o que pode indicar descuido do antigo proprietário.

O Fiat Palio Economy 1.0 2010 de duas portas é um hatch compacto econômico, ideal para deslocamentos urbanos. Seu motor 1.0 Fire Flex oferece consumo eficiente e manutenção acessível.
O Fiat Palio Economy 1.0 2010 de duas portas é um hatch compacto econômico, ideal para deslocamentos urbanos. Seu motor 1.0 Fire Flex oferece consumo eficiente e manutenção acessível.

Para uma compra segura, é recomendável consultar o histórico do veículo, verificar pendências no Detran e, se possível, realizar uma inspeção mecânica detalhada. Modelos com quilometragem controlada e revisões em dia são mais confiáveis. Além disso, a presença de opcionais como ar-condicionado e direção hidráulica pode agregar conforto e valorização na revenda. O Fiat Palio Economy 1.0 2010 de duas portas ainda pode ser uma escolha sólida para quem precisa de um carro econômico e funcional, mas exige atenção redobrada na hora da compra para evitar custos inesperados com manutenção.

Desempenho, motor e potência

Possui motor 1.0 flex com 75 cv no álcool e 73 cv na gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 15,2 s e atinge velocidade máxima de 157 km/h. Alimentação por injeção multiponto.
Possui motor 1.0 flex com 75 cv no álcool e 73 cv na gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 15,2 s e atinge velocidade máxima de 157 km/h. Alimentação por injeção multiponto.

O modelo conta com um motor de combustão interna com aspiração natural, instalado na posição dianteira e disposição transversal. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o motor possui quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e tuchos mecânicos.

A cilindrada total é de 999 cm³, com cilindrada unitária de 250 cm³. O acionamento do comando de válvulas é feito por correia dentada, com duas válvulas por cilindro. O diâmetro do cilindro é de 70 mm, e o curso do pistão é de 64,9 mm, resultando em uma razão de compressão de 12,15:1.

A potência gerada é de 75 cv quando abastecido com álcool e 73 cv com gasolina, atingindo esse desempenho a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,9 kgfm com álcool e 9,5 kgfm com gasolina, a 4.500 rpm. O peso/potência é de 12,27 kg/cv, enquanto o peso/torque é de 92,9 kg/kgfm.

A tração é dianteira, e a transmissão é manual de cinco marchas, com acoplamento por embreagem monodisco a seco. A velocidade máxima alcançada é de 157 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 15,2 segundos.

A plataforma utilizada é a 178, garantindo uma base estrutural confiável para o hatch compacto.

Consumo e autonomia

Com tanque de 48 litros, o consumo varia entre 8,8 km/l a 15 km/l. A autonomia urbana vai de 422 km a 590 km, enquanto na estrada chega a 494 km no álcool e 720 km na gasolina.
Com tanque de 48 litros, o consumo varia entre 8,8 km/l a 15 km/l. A autonomia urbana vai de 422 km a 590 km, enquanto na estrada chega a 494 km no álcool e 720 km na gasolina.

O consumo de combustível em ambiente urbano é de 8,8 km/l com álcool e 12,3 km/l com gasolina. Já em rodovias, o desempenho melhora para 10,3 km/l com álcool e 15 km/l com gasolina.

A autonomia estimada em condições urbanas é de 422 km quando abastecido com álcool e 590 km com gasolina. Em estradas, a autonomia sobe para 494 km com álcool e 720 km com gasolina, considerando o tanque de combustível com capacidade de 48 litros.

Interior

O interior acomoda 5 ocupantes e o porta-malas tem 290 litros. A carga útil é de 400 kg. Um hatch compacto voltado para uso urbano e pequenas viagens.
O interior acomoda 5 ocupantes e o porta-malas tem 290 litros. A carga útil é de 400 kg. Um hatch compacto voltado para uso urbano e pequenas viagens.

O espaço interno acomoda até cinco ocupantes, com disposição funcional para um hatch compacto. A cabine apresenta ergonomia simples, com materiais de acabamento condizentes com a categoria. Os bancos proporcionam conforto suficiente para trajetos curtos e médios, mas podem ser um pouco rígidos em viagens mais longas.

O porta-malas tem capacidade de 290 litros, o que é adequado para um veículo de porte compacto. Para quem busca mais espaço, a opção de rebatimento dos bancos traseiros pode ajudar a acomodar volumes maiores.

A carga útil suportada é de 400 kg, permitindo transporte de passageiros e pequenas bagagens sem comprometer o desempenho. O modelo tem duas portas, o que pode ser um fator limitante para quem precisa de mais acessibilidade para os ocupantes traseiros.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com elemento elástico composto por mola helicoidal. Já na traseira, utiliza eixo de torção com o mesmo tipo de elemento elástico.

O sistema de freios conta com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, oferecendo um desempenho adequado para a categoria do veículo. A direção não possui assistência, o que pode exigir mais esforço em manobras em baixas velocidades. O diâmetro de giro é de 9,8 metros.

Os pneus utilizados são 165/70 R13 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue o mesmo padrão de medida.

O comprimento total é de 3.827 mm, enquanto a largura é de 1.634 mm. A distância entre-eixos é de 2.373 mm, garantindo uma estabilidade razoável para um hatch compacto. A altura é de 1.433 mm, e a bitola dianteira mede 1.418 mm, enquanto a traseira é de 1.378 mm.

A altura mínima do solo é de 150 mm, um valor adequado para rodar em diferentes tipos de vias sem grandes dificuldades.

Preços aproximados do Fiat Palio 2010

  • Fiat Palio 1.0 Economy Fire Flex 8V 2p 2010 – Preço Aproximado: R$ 20 mil
  • Fiat Palio 1.0 Celebration Economy Fire Flex 8V 2p 2010 – Preço Aproximado: R$ 21 mil
  • Fiat Palio ELX 1.0 Fire Flex 8V 2p 2010 – Preço Aproximado: R$ 23 mil
  • Fiat Palio 1.0 Economy Fire Flex 8V 4p 2010 – Preço Aproximado: R$ 25 mil
  • Fiat Palio 1.0 Celebration Economy Italia Fire Flex 8V 4p 2010 – Preço Aproximado: R$ 26 mil
  • Fiat Palio ELX 1.0 Fire 30 Anos Fire Flex 8V 4p 2010 – Preço Aproximado: R$ 27 mil
  • Fiat Palio ELX 1.4 Fire 30 Anos Fire Flex 8V 4p 2010 – Preço Aproximado: R$ 29 mil
  • Fiat Palio 1.8R mpi Flex 8V 2p 2010 – Preço Aproximado: R$ 29 mil
  • Fiat Palio ELX 1.8 mpi Flex 8V 4p 2010 – Preço Aproximado: R$ 29 mil
  • Fiat Palio ELX Dualogic 1.8 mpi Flex 8V 4p 2010 – Preço Aproximado: R$ 29 mil
  • Fiat Palio 1.8R mpi Flex 8V 4p 2010 – Preço Aproximado: R$ 30 mil

Ficha Técnica do Fiat Palio Economy 1.0 2010

Geral

  • Ano: 2010
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Geração: 1
  • Plataforma: 178

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 12,15:1
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 73 cv (álcool) / 71 cv (gasolina) a 6250 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 9,9 kgfm (álcool) / 9,5 kgfm (gasolina) a 4500 rpm
  • Peso/potência: 12,27 kg/cv
  • Torque específico: 9,9 kgfm/litro
  • Peso/torque: 92,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 75,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Estepe: 165/70 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3827 mm
  • Largura: 1634 mm
  • Distância entre-eixos: 2373 mm
  • Altura: 1433 mm
  • Bitola dianteira: 1418 mm
  • Bitola traseira: 1378 mm
  • Porta-malas: 290 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros
  • Peso: 920 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 150 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 157 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 15,2 s

Consumo

  • Urbano: 8,8 km/l (álcool) / 12,3 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 10,3 km/l (álcool) / 15 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 422 km (álcool) / 590 km (gasolina)
  • Rodoviária: 494 km (álcool) / 720 km (gasolina)

Fonte: MercadoLivre, Webmotors, Motor1 e Vrum.

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