Filho de Viih Tube e Eliezer passará por uma nova cirurgia, após enfrentar sérios problemas de saúde

Ravi, o filho caçula de Viih Tube e Eliezer, passará por uma nova cirurgia: uma frenectomia. A informação foi confirmada por Flávia Puccini, fonoaudióloga da família, ao jornal O Globo.

O bebê, que tem pouco mais de dois meses, já enfrentou complicações de saúde desde seu nascimento. No entanto, dessa vez, o procedimento é considerado simples. O objetivo da cirurgia é corrigir a “língua presa” de Ravi, um problema que também foi tratado na irmã mais velha, Lua.

A frenectomia é uma intervenção que visa corrigir a anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”. Esse problema ocorre quando há um tecido em excesso no freio da língua, que pode dificultar os movimentos normais da boca.

Problema pode ser notado durante o choro do bebê

Existem diferentes tipos de língua presa, e, quando o tecido extra está localizado nos freios linguais anteriores, a condição pode ser facilmente observada até por pessoas leigas, mesmo durante o choro do bebê. A explicação foi dada pela fonoaudióloga Andréa Baldi, especialista no cuidado de bebês e crianças.

Esse tipo de cirurgia em recém-nascidos geralmente é realizado com o uso de laser, não sendo necessário fazer pontos. “É feito em consultório, com anestesia local e laser. O tecido é removido e devolve a mobilidade da língua. O corte, em geral, só acontece quando o procedimento é feito em crianças maiores. E a gente só pede sedação também para crianças maiores de 1 ano“, explicou a fonoaudióloga.

Problemas na amamentação pode ser um alerta

Um dos principais sinais de que a frenectomia pode ser necessária são problemas na amamentação. A língua presa pode prejudicar a pega do bebê no seio, gerando dificuldades e dores nas mães. O freio lingual alterado dificulta o movimento natural da língua, o que pode causar um desconforto significativo.

A detecção precoce do problema é fundamental, pois pode ajudar a evitar complicações durante o processo de amamentação. Antes do desmame, é essencial procurar ajuda médica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.