100 anos da GM no Brasil: veja a lista dos carros da Chevrolet que marcaram a história do Brasil

Em 2025, a Chevrolet celebra 100 anos de história no Brasil, marcando um século de contribuição para o desenvolvimento da indústria automotiva no país. A trajetória da marca começou em 1925, com uma pequena operação no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde montava veículos com peças importadas. Desde então, a empresa cresceu de forma impressionante, consolidando-se como uma das marcas mais reconhecidas e admiradas pelos brasileiros.

Carros da Chevrolet que marcaram a história do Brasil:

  • Chevrolet Veraneio (1964-1994)
  • Chevrolet Opala (1968-1992)
  • Chevrolet Caravan (1975-1992)
  • Chevrolet Chevette (1973-1993)
  • Chevrolet Monza (1982-1996)
  • Chevrolet Kadett (1989-1998)
  • Chevrolet Ipanema (1989-1998)
  • Chevrolet Omega (1992-2012)
  • Chevrolet Vectra (1993-2011)
  • Chevrolet Corsa (1994-2016)
  • Chevrolet Classic (1995-2016)
  • Chevrolet S10 (1995-presente)
  • Chevrolet Blazer (1995-2019)
  • Chevrolet Astra (1995-2011)
  • Chevrolet Silverado (1997-2001, 2023-presente)
  • Chevrolet Tigra (1998-2000)
  • Chevrolet Celta (2000-2015)
  • Chevrolet Zafira (2001-2012)
  • Chevrolet Meriva (2002-2012)
  • Chevrolet Montana (2003-presente)
  • Chevrolet Prisma (2006-2020)
  • Chevrolet Captiva (2008-2017)
  • Chevrolet Agile (2009-2014)
  • Chevrolet Malibu (2010-2012)
  • Chevrolet Camaro (2010-presente)
  • Chevrolet Cruze (2011-presente)
  • Chevrolet Trailblazer (2012-presente)
  • Chevrolet Spin (2012-presente)
  • Chevrolet Onix (2012-presente)
  • Chevrolet Tracker (2013-presente)
  • Chevrolet Equinox (2017-presente)
  • Chevrolet Bolt (2019-presente)
  • Chevrolet Equinox EV (2023-presente)
  • Chevrolet Blazer EV (2024-presente)

Ao longo desse período, a Chevrolet se tornou sinônimo de inovação e confiabilidade, conquistando diferentes gerações de consumidores. A marca acompanhou e participou ativamente das transformações sociais e econômicas do país, adaptando-se às novas demandas e apresentando modelos que se tornaram ícones. De veículos compactos a utilitários, passando por esportivos e SUVs, cada lançamento da Chevrolet reflete um pedaço da história do Brasil.

Fachada da primeira linha de montagem da GM no Brasil, localizada no Ipiranga, zona sul de São Paulo - Divulgação.
Fachada da primeira linha de montagem da GM no Brasil, localizada no Ipiranga, zona sul de São Paulo – Divulgação.

Hoje, com quase 20 milhões de veículos produzidos no Brasil, a Chevrolet não apenas celebra seu legado, mas também reforça seu compromisso com o futuro da mobilidade. A marca continua a liderar o mercado com tecnologia, design e inovação, mantendo-se relevante em um cenário cada vez mais competitivo. Essa jornada de 100 anos é marcada por modelos que não apenas transportaram pessoas, mas também histórias, memórias e transformações, consolidando a Chevrolet como parte integrante da vida dos brasileiros.

Chevrolet Veraneio (1964-1994)

Chevrolet Veraneio - Foto: Wilfredor / Wikipedia
Chevrolet Veraneio – Foto: Wilfredor / Wikipedia

O Chevrolet Veraneio foi lançado em 1964 como o primeiro utilitário esportivo brasileiro produzido em larga escala. Criado para atender tanto o público familiar quanto os setores de serviços públicos, o modelo oferecia amplo espaço interno, sendo ideal para transporte de grandes grupos e cargas volumosas. Seu design robusto, com linhas retas e dimensões generosas, tornou-se um diferencial no mercado.

Inicialmente equipado com motores de seis cilindros a gasolina, o Veraneio passou por atualizações que incluíram versões com motores a diesel, atendendo à demanda por eficiência em setores como polícia, ambulâncias e transporte corporativo. A carroceria, feita inicialmente de aço e madeira, evoluiu para chapas de aço, tornando o veículo mais resistente.

Ao longo de suas três décadas de produção, o Veraneio tornou-se um símbolo de versatilidade, sendo amplamente utilizado em áreas urbanas e rurais. Sua produção foi encerrada em 1994, mas o modelo ainda é lembrado por sua relevância no mercado automotivo brasileiro.

Chevrolet Opala (1968-1992)

Chevrolet Opala - Foto: Niemann333 / Wikipedia
Chevrolet Opala – Foto: Niemann333 / Wikipedia

O Chevrolet Opala foi o primeiro carro de passeio produzido pela General Motors no Brasil, lançado em 1968. Desenvolvido com base no Opel Rekord, o modelo combinava mecânica robusta com um acabamento diferenciado, atendendo tanto ao público familiar quanto aos entusiastas por desempenho. O Opala marcou o início da produção local da Chevrolet em larga escala.

O modelo foi oferecido em diferentes versões de carroceria, como sedã e cupê, e motores de quatro e seis cilindros. A flexibilidade na configuração permitiu atender a diversas faixas de público, desde versões básicas para o uso diário até as mais sofisticadas, voltadas para o público executivo.

O Opala conquistou um status de carro clássico no Brasil. Mesmo após o fim de sua produção em 1992, sua relevância permanece forte entre colecionadores e aficionados por automóveis, sendo um dos veículos mais emblemáticos da Chevrolet no país.

Chevrolet Caravan (1975-1992)

Chevrolet Caravan - Foto: Bruno Kussler Marques / Wikipedia
Chevrolet Caravan – Foto: Bruno Kussler Marques / Wikipedia

A Chevrolet Caravan foi a versão perua do Opala, lançada em 1975. Desenvolvida para oferecer o mesmo conforto e desempenho do sedã, mas com maior capacidade de carga, o modelo rapidamente conquistou o público que buscava um veículo versátil para o uso familiar ou comercial.

Equipada com os mesmos motores de quatro e seis cilindros do Opala, a Caravan também oferecia diversas opções de acabamento. Sua capacidade de transportar passageiros e bagagem tornou-a ideal para viagens e atividades que demandavam mais espaço interno.

A produção da Caravan foi encerrada em 1992, acompanhando o fim da linha do Opala. Contudo, o modelo deixou um legado significativo como uma das peruas mais populares e duradouras do mercado brasileiro.

Chevrolet Chevette (1973-1993)

Chevrolet Chevette - Foto: Mr.choppers / Wikipedia
Chevrolet Chevette – Foto: Mr.choppers / Wikipedia

O Chevrolet Chevette foi lançado em 1973 e rapidamente se tornou um dos carros compactos mais populares do Brasil. Inspirado no Opel Kadett europeu, o modelo oferecia praticidade e economia, características valorizadas em um período de grande expansão do mercado de automóveis no país.

O Chevette foi produzido em diversas versões ao longo de suas duas décadas de história, incluindo sedã de duas e quatro portas, hatchback, perua (Marajó) e picape (Chevy 500). Essa diversidade de configurações atendeu a diferentes públicos, desde jovens motoristas até famílias pequenas.

Sua produção foi encerrada em 1993, mas o Chevette é lembrado como um modelo que ajudou a popularizar os carros de passeio no Brasil. Sua mecânica simples e robusta garantiu uma longa vida útil para muitos veículos ainda em circulação.

Chevrolet Monza (1982-1996)

Chevrolet Monza (foto: Mariordo - Mario Roberto Durán Ortiz / wikimedia)
Chevrolet Monza (foto: Mariordo – Mario Roberto Durán Ortiz / wikimedia)

O Chevrolet Monza foi lançado em 1982 como um modelo médio, trazendo modernidade ao portfólio da Chevrolet no Brasil. Baseado no Opel Ascona, o veículo rapidamente se tornou um sucesso de vendas, conquistando o título de carro mais vendido do país em diversas ocasiões durante os anos 1980.

Oferecido inicialmente como sedã de duas portas, o Monza ganhou versões de quatro portas e hatchback ao longo de sua trajetória. Com opções de motores de 1.6 a 2.0 litros, o modelo destacava-se pelo equilíbrio entre desempenho, conforto e economia.

A produção do Monza foi encerrada em 1996, mas sua relevância no mercado brasileiro garantiu um lugar especial na história da Chevrolet no país. Ele é lembrado como um dos primeiros carros médios modernos a conquistar grande popularidade entre os consumidores.

Chevrolet Kadett (1989-1998)

Chevrolet Kadett - Foto: Fabiano.negeiros / Wikipedia
Chevrolet Kadett – Foto: Fabiano.negeiros / Wikipedia

O Chevrolet Kadett foi introduzido no Brasil em 1989, baseado no Opel Kadett europeu. Posicionado como um modelo hatch médio, o Kadett oferecia uma combinação de design aerodinâmico e desempenho eficiente, conquistando uma parcela significativa do mercado na época.

O modelo foi disponibilizado em diferentes configurações, incluindo o Kadett GSi, voltado para o público que buscava maior esportividade, e a versão perua, chamada Ipanema. Essas variações atenderam tanto ao público jovem quanto às famílias que buscavam um veículo mais espaçoso.

Sua produção foi encerrada em 1998, mas o Kadett permanece como um modelo importante na linha da Chevrolet no Brasil, representando inovação e diversidade na oferta de veículos da marca.

Chevrolet Ipanema (1989-1998)

Chevrolet Ipanema - Foto: Mr.choppers / Wikipedia
Chevrolet Ipanema – Foto: Mr.choppers / Wikipedia

A Chevrolet Ipanema foi a versão perua do Kadett, lançada também em 1989. Desenvolvida para atender ao público que buscava maior espaço interno, o modelo oferecia a mesma mecânica e design do hatchback, mas com maior capacidade de carga.

Com opções de motores a gasolina e álcool, além de diferentes acabamentos, a Ipanema se destacou no segmento de peruas médias. Ela era especialmente popular entre famílias e pequenos empresários que precisavam de um veículo versátil.

A produção foi encerrada em 1998, juntamente com o Kadett, mas a Ipanema é lembrada por seu papel no fortalecimento do segmento de peruas no Brasil.

Chevrolet Omega (1992-2012)

Chevrolet Omega - Foto: Mr.choppers / Wikipedia
Chevrolet Omega – Foto: Mr.choppers / Wikipedia

O Chevrolet Omega foi lançado no Brasil em 1992 como o sucessor direto do Opala. Posicionado como um sedã de luxo, o modelo trouxe inovações tecnológicas e um padrão elevado de acabamento. Baseado no Opel Omega europeu, o carro rapidamente se tornou uma referência no mercado nacional para consumidores que buscavam sofisticação e desempenho.

O Omega foi inicialmente produzido no Brasil, sendo equipado com motores de quatro e seis cilindros, garantindo um desempenho competitivo em sua categoria. Em 1998, sua produção local foi encerrada, e o modelo passou a ser importado da Austrália, onde era produzido pela Holden, mantendo seu apelo no segmento de luxo.

A trajetória do Omega no mercado brasileiro se encerrou em 2012, mas ele permanece como um dos modelos mais sofisticados já oferecidos pela Chevrolet no país. O sedã é lembrado por sua contribuição para elevar os padrões de conforto e tecnologia no mercado nacional.

Chevrolet Vectra (1993-2011)

Chevrolet Vectra - Foto: NZ Car Freak / Wikipedia
Chevrolet Vectra – Foto: NZ Car Freak / Wikipedia

O Chevrolet Vectra foi lançado no Brasil em 1993 como sucessor do Monza no segmento de sedãs médios. Baseado no Opel Vectra europeu, o modelo trouxe um design moderno e tecnologias avançadas para a época, consolidando-se como um veículo de prestígio no mercado nacional.

Chevrolet Vectra de segunda geração - Foto: Diego HC / Wikipedia
Chevrolet Vectra de segunda geração – Foto: Diego HC / Wikipedia

Inicialmente, o Vectra foi oferecido em versões com motores 2.0 e 2.2 litros, atendendo à demanda por desempenho e conforto. Com o tempo, o modelo passou a contar com versões mais completas e potentes, como a Vectra GSi, que trazia atributos voltados para o público que buscava esportividade.

Chevrolet Vectra 2.4 CD 2010 - Foto: order_242 / Wikipedia
Chevrolet Vectra 2.4 CD 2010 – Foto: order_242 / Wikipedia

O Vectra permaneceu em produção até 2011, quando foi substituído pelo Chevrolet Cruze. Durante sua trajetória, foi um dos sedãs mais populares da Chevrolet no Brasil, sendo associado a um público que valorizava elegância e tecnologia.

Chevrolet Corsa (1994-2016)

Chevrolet Corsa - Foto: Qwerty242 / Wikipedia
Chevrolet Corsa – Foto: Qwerty242 / Wikipedia

O Chevrolet Corsa foi lançado em 1994 no Brasil e representou uma grande evolução no segmento de carros compactos. Baseado no Opel Corsa europeu, o modelo foi amplamente aceito devido ao seu design moderno e à eficiência no consumo de combustível. Ele marcou o início de uma nova era para a Chevrolet no país.

O Corsa foi produzido em diferentes versões, incluindo hatchback, sedã, picape (Corsa Pick-Up) e perua (Corsa Wagon). Essa diversidade de configurações fez do modelo uma opção para diversos perfis de consumidores, desde jovens motoristas até famílias em busca de um veículo compacto e funcional.

Após mais de duas décadas no mercado, o Corsa teve sua produção encerrada em 2016, sendo substituído pelo Onix. Apesar disso, o modelo deixou um legado importante, tendo sido um dos responsáveis por consolidar a Chevrolet como líder no segmento de compactos no Brasil.

Chevrolet Classic (1995-2016)

O Chevrolet Classic LS 2015 usado é ideal para uso urbano e viagens curtas, com baixo custo de manutenção, economia de combustível e espaço suficiente para pequenas famílias.
O Chevrolet Classic LS 2015 usado é ideal para uso urbano e viagens curtas, com baixo custo de manutenção, economia de combustível e espaço suficiente para pequenas famílias.

O Chevrolet Classic foi lançado em 1995 como uma versão sedã do Corsa. Inicialmente conhecido como Corsa Sedan, o modelo ganhou o nome “Classic” em 2003, quando passou a ser vendido como uma alternativa mais acessível e voltada para consumidores que buscavam um sedã compacto e econômico.

O Classic manteve sua mecânica simples e confiável ao longo dos anos, com poucas mudanças significativas em seu design. Ele foi muito popular entre taxistas e motoristas de aplicativos, devido ao baixo custo de manutenção e consumo eficiente de combustível.

Sua produção foi encerrada em 2016, encerrando um ciclo de mais de 20 anos. O Classic é lembrado como um dos carros mais vendidos e duradouros da história da Chevrolet no Brasil, reforçando sua presença no segmento de sedãs compactos.

Chevrolet S10 (1995-presente)

Chevrolet S10 - Foto: RL GNZLZ / Wikipedia
Chevrolet S10 – Foto: RL GNZLZ / Wikipedia

A Chevrolet S10 foi lançada no Brasil em 1995 como a primeira picape média produzida pela marca no país. O modelo foi projetado para atender tanto ao público urbano quanto rural, oferecendo robustez e conforto. A S10 rapidamente se consolidou como líder no segmento de picapes médias.

O modelo foi oferecido em diversas configurações ao longo dos anos, com opções de cabine simples, cabine dupla, tração 4×2 e 4×4, além de motores a diesel e gasolina. A versatilidade da S10 a tornou uma escolha popular tanto para uso comercial quanto recreativo.

Atualmente, a S10 permanece em produção e segue como um dos principais modelos da Chevrolet no Brasil, adaptando-se às mudanças do mercado com atualizações constantes em design, tecnologia e segurança.

Chevrolet Blazer (1995-2019)

Chevrolet Blazer - Foto: order_242 / Wikipedia
Chevrolet Blazer – Foto: order_242 / Wikipedia

A Chevrolet Blazer foi lançada em 1995 como o primeiro utilitário esportivo produzido pela marca no Brasil. Baseada na picape S10, a Blazer oferecia o mesmo nível de robustez, mas com uma proposta voltada ao transporte de passageiros e maior conforto.

O modelo foi equipado com motores a gasolina e diesel, e oferecia configurações de tração 4×2 e 4×4, o que a tornou uma opção versátil para uso urbano e fora de estrada. A Blazer era amplamente utilizada por famílias e também por setores como segurança pública.

Sua produção foi encerrada em 2019, mas a Blazer desempenhou um papel importante no fortalecimento do segmento de SUVs no Brasil, estabelecendo padrões para modelos que vieram posteriormente.

Chevrolet Astra (1995-2011)

Chevrolet Astra - Foto: order_242 / Wikipedia
Chevrolet Astra – Foto: order_242 / Wikipedia

O Chevrolet Astra chegou ao Brasil em 1995, inicialmente como um modelo importado. Posteriormente, em 1998, passou a ser produzido localmente, ganhando espaço no segmento de hatchbacks e sedãs médios. O Astra era baseado no Opel Astra europeu, mas adaptado às preferências do consumidor brasileiro.

O modelo foi oferecido em versões hatchback de duas e quatro portas, além do sedã. Com opções de motores potentes e acabamentos variados, o Astra atraiu consumidores que buscavam desempenho, conforto e praticidade. A versão esportiva, Astra GSi, destacou-se entre os jovens.

A produção foi encerrada em 2011, mas o Astra deixou um legado importante, sendo um dos modelos mais bem-sucedidos da Chevrolet no segmento de médios no Brasil.

Chevrolet Silverado (1997-2001, 2023-presente)

Chevrolet Silverado Turbo Diesel 1998 - Foto: order_242 / Wikipedia
Chevrolet Silverado Turbo Diesel 1998 – Foto: order_242 / Wikipedia

A Chevrolet Silverado foi introduzida no Brasil pela primeira vez em 1997, sendo uma picape full-size projetada para atender ao segmento de veículos de grande porte. Produzida localmente, o modelo marcou presença como uma opção robusta para consumidores do meio rural e urbano que buscavam potência e capacidade de carga superior.

Na época, a Silverado era oferecida com motores a gasolina, álcool e diesel, destacando-se o motor MWM 4.2 turbodiesel, conhecido por sua durabilidade e desempenho em trabalhos pesados. O modelo possuía uma caçamba espaçosa, adequada para transporte de cargas, e uma cabine confortável, com versões que variavam entre configurações mais simples e outras mais equipadas.

Apesar de sua popularidade inicial, a Silverado teve sua produção descontinuada em 2001, principalmente devido ao foco da Chevrolet no fortalecimento do segmento de picapes médias, representado pela S10. O modelo ficou fora do mercado brasileiro por mais de duas décadas.

O retorno da Silverado ao Brasil aconteceu em 2023, agora como um modelo importado e posicionado no segmento premium de picapes grandes. Com motores potentes, como o V8 de 6.2 litros, e tecnologias avançadas, incluindo sistemas de assistência à direção e funcionalidades para transporte de carga, a Silverado voltou a atender um público exigente. A nova versão representa a continuidade da tradição da Chevrolet em oferecer veículos robustos e eficientes, alinhados às demandas do mercado atual.

Chevrolet Tigra (1998-2000)

Chevrolet Tigra
Chevrolet Tigra

O Chevrolet Tigra foi lançado no Brasil em 1998 como um cupê compacto esportivo. Importado da Europa, o modelo era baseado no Opel Tigra e chamava atenção por seu design diferenciado e motor eficiente.

Apesar de seu apelo visual, o Tigra teve uma vida curta no mercado brasileiro, com produção encerrada em 2000. O modelo era voltado para um público específico que buscava um carro pequeno, mas com um toque esportivo.

O Tigra não teve continuidade no Brasil, mas ainda é lembrado como um dos modelos mais exclusivos e de nicho lançados pela Chevrolet no país.

Chevrolet Celta (2000-2015)

Chevrolet Celta - Foto: NaBUru38 / Wikipedia
Chevrolet Celta – Foto: NaBUru38 / Wikipedia

O Chevrolet Celta foi lançado em 2000 como um hatch compacto e acessível, projetado para atender ao mercado brasileiro. Desenvolvido a partir da plataforma do Corsa, o modelo apresentava um design simples e funcional, focado em baixo custo de produção e manutenção.

Inicialmente equipado com motor 1.0, o Celta ganhou versões com motor flex ao longo dos anos. O modelo também foi oferecido em configurações com duas e quatro portas, abrangendo diferentes perfis de consumidores.

Sua produção foi encerrada em 2015, mas o Celta deixou um legado importante como um dos modelos mais populares da Chevrolet no Brasil, especialmente entre motoristas de primeira viagem.

Chevrolet Zafira (2001-2012)

Chevrolet Zafira - Foto: Bull-Doser / Wikipedia
Chevrolet Zafira – Foto: Bull-Doser / Wikipedia

A Chevrolet Zafira foi lançada no Brasil em 2001 como uma minivan de sete lugares, baseada no Opel Zafira europeu. Com um sistema de bancos modulares que permitia diversas configurações internas, o modelo rapidamente se tornou popular entre famílias.

Equipada com motores 2.0, a Zafira oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e economia, além de contar com versões que incluíam transmissão automática e manual. Durante sua produção, o modelo recebeu atualizações que reforçaram sua proposta de versatilidade.

Sua produção foi encerrada em 2012, quando foi substituída pela Chevrolet Spin. Apesar disso, a Zafira permanece como um marco no segmento de minivans no Brasil.

Chevrolet Meriva (2002-2012)

Chevrolet Meriva - Foto: order_242 / Wikipedia
Chevrolet Meriva – Foto: order_242 / Wikipedia

A Chevrolet Meriva foi lançada em 2002 como uma minivan compacta, desenvolvida para atender famílias que buscavam espaço interno e praticidade. Produzida no Brasil, o modelo foi baseado em um projeto global, mas adaptado para as necessidades do mercado local.

O modelo destacava-se por seu interior modular, permitindo ajustes nos bancos para acomodar passageiros ou aumentar o espaço de carga. Além disso, oferecia motores flexíveis em consumo de combustível, como as versões 1.4 e 1.8, sendo uma opção popular entre famílias urbanas.

A produção foi encerrada em 2012, quando foi substituída pela Chevrolet Spin. Apesar disso, a Meriva deixou uma marca significativa no segmento de minivans no Brasil, sendo lembrada por sua versatilidade e funcionalidade.

Chevrolet Montana (2003-presente)

Chevrolet Montana - Foto: Qwerty242 / Wikipedia
Chevrolet Montana – Foto: Qwerty242 / Wikipedia

A Chevrolet Montana foi introduzida em 2003 como uma picape compacta, baseada no Chevrolet Corsa. O modelo foi desenvolvido para atender consumidores que buscavam um veículo para trabalho e lazer, combinando capacidade de carga e economia de combustível.

Inicialmente, a Montana foi equipada com motores 1.4 e 1.8, oferecendo uma boa relação entre desempenho e custo-benefício. A caçamba espaçosa e o design compacto fizeram do modelo uma escolha popular para pequenos empreendedores e usuários urbanos.

Atualmente, a Montana permanece em produção e passou por diversas atualizações ao longo dos anos, incluindo uma reformulação completa em 2023. O modelo continua sendo uma referência no segmento de picapes compactas no Brasil.

Chevrolet Prisma (2006-2020)

Chevrolet Prisma - Foto: Matti Blume / Wikipedia
Chevrolet Prisma – Foto: Matti Blume / Wikipedia

O Chevrolet Prisma foi lançado em 2006 como uma versão sedã do Chevrolet Celta. O modelo tinha como objetivo atender consumidores que buscavam um sedã compacto com preço acessível e manutenção econômica, sendo uma opção competitiva no segmento.

O Prisma passou por uma reformulação em 2013, quando ganhou uma nova geração baseada no Chevrolet Onix. Com isso, passou a oferecer mais tecnologia e conforto, além de um design atualizado. Essa evolução contribuiu para o aumento de sua popularidade no mercado brasileiro.

A produção do Prisma foi encerrada em 2020, quando foi substituído pelo Chevrolet Onix Plus. Durante seus 14 anos de história, o modelo conquistou uma posição de destaque no segmento de sedãs compactos no Brasil.

Chevrolet Captiva (2008-2017)

Chevrolet Captiva - Foto: Bull-Doser / Wikipedia
Chevrolet Captiva – Foto: Bull-Doser / Wikipedia

A Chevrolet Captiva chegou ao Brasil em 2008 como um SUV médio importado do México. O modelo foi projetado para atender a um público que buscava veículos com maior altura em relação ao solo, bom desempenho e espaço interno para passageiros e bagagem.

Inicialmente, a Captiva foi oferecida com motores a gasolina de 2.4 e 3.6 litros. Posteriormente, ganhou versões mais econômicas, incluindo uma opção com motor 2.4 Ecotec. O modelo também se destacou por seu pacote de equipamentos, que incluía itens de segurança e conforto.

Sua produção foi encerrada em 2017, sendo substituída por modelos mais modernos, como a Chevrolet Equinox. Apesar disso, a Captiva foi importante para consolidar a presença da Chevrolet no segmento de SUVs no Brasil.

Chevrolet Agile (2009-2014)

O Chevrolet Agile foi lançado em 2009 como um hatchback compacto, projetado para atender ao mercado latino-americano. Produzido na Argentina, o modelo tinha como diferencial o design moderno e o espaço interno acima da média para sua categoria.

Equipado com motor 1.4 flex, o Agile buscava oferecer uma alternativa econômica e funcional para consumidores que procuravam um carro urbano. Ele também trazia recursos como direção hidráulica, ar-condicionado e central multimídia nas versões mais completas.

A produção foi encerrada em 2014, após uma trajetória relativamente curta. O Agile é lembrado como uma tentativa da Chevrolet de diversificar sua linha de compactos, atendendo a um público específico no Brasil e na América Latina.

Chevrolet Malibu (2010-2012)

Chevrolet Malibu - Foto: M 93 / Wikipedia
Chevrolet Malibu – Foto: M 93 / Wikipedia

O Chevrolet Malibu foi introduzido no Brasil em 2010 como um sedã médio-grande voltado para o segmento de luxo. Importado dos Estados Unidos, o modelo tinha como objetivo oferecer uma opção mais sofisticada dentro do portfólio da Chevrolet no país, posicionando-se acima do Vectra e do Omega.

Equipado com motor 2.4 Ecotec de quatro cilindros, o Malibu entregava um bom desempenho e era associado a um pacote de tecnologia que incluía itens como controles de tração e estabilidade, airbags múltiplos e sistema multimídia. Apesar de seu posicionamento premium, sua recepção foi limitada devido à concorrência com modelos de marcas tradicionais no segmento.

A comercialização do Malibu no Brasil foi encerrada em 2012, deixando um impacto discreto no mercado. No entanto, ele simbolizou a tentativa da Chevrolet de diversificar sua linha de sedãs no país com uma abordagem mais voltada ao luxo.

Chevrolet Camaro (2010-2024)

Chevrolet Camaro - Foto: Alexandre Prévot / Wikipedia
Chevrolet Camaro – Foto: Alexandre Prévot / Wikipedia

O Chevrolet Camaro desembarcou oficialmente no Brasil em 2010, trazendo consigo o charme de um dos muscle cars mais icônicos do mundo. Com seu motor V8 potente, design arrojado e apelo cinematográfico – marcado pela franquia “Transformers” –, o modelo rapidamente ganhou a atenção dos entusiastas de carros esportivos no país. Desde o início, o Camaro se destacou como um símbolo de status e potência, conquistando fãs de todas as idades.

O ápice do sucesso do Camaro no Brasil foi em 2011, quando a música “Camaro Amarelo”, da dupla Munhoz e Mariano, alavancou a popularidade do veículo. A canção tornou o carro um fenômeno cultural, consolidando sua imagem como um dos veículos mais desejados do mercado. As vendas dispararam, e o Camaro virou sinônimo de ostentação e luxo entre jovens e adultos. A cor amarela tornou-se um ícone do modelo, levando muitos compradores a escolherem essa tonalidade específica para seus veículos.

Com o passar dos anos, no entanto, o interesse pelo Camaro começou a declinar. Apesar de atualizações no design e na tecnologia, o modelo enfrentou desafios para se manter relevante no mercado brasileiro. A alta nos preços, o aumento nos custos de manutenção e a mudança de prioridades entre consumidores, que passaram a buscar veículos mais práticos e eficientes, contribuíram para o declínio das vendas. Além disso, a chegada de novos concorrentes no segmento esportivo trouxe mais opções para o público.

Entre os principais concorrentes do Camaro, o Ford Mustang merece destaque. Lançado oficialmente no Brasil em 2018, o Mustang conseguiu atrair muitos fãs de muscle cars com sua proposta igualmente icônica, preços competitivos e desempenho diferenciado. A disputa acirrada entre os dois modelos evidenciou a dificuldade do Camaro em manter sua hegemonia, especialmente diante das preferências por tecnologias mais modernas e designs renovados.

Chevrolet lança no Brasil o Camaro Collection, edição limitada para comemorar o fim da produção da sexta geração. O modelo terá apenas 125 unidades com pintura preta e faixas cinza.
Chevrolet lança no Brasil o Camaro Collection, edição limitada para comemorar o fim da produção da sexta geração. O modelo terá apenas 125 unidades com pintura preta e faixas cinza.

O capítulo final do Camaro no Brasil foi marcado pelo lançamento da edição especial de despedida, chamada “Camaro Collection”. Limitada a apenas 125 unidades, essa série trouxe detalhes exclusivos, como pintura preta com faixas cinzas e acabamentos internos únicos. Com essa edição limitada, a Chevrolet encerrou a trajetória do Camaro no país em grande estilo, deixando um legado de potência e glamour que continuará na memória dos entusiastas de automóveis esportivos.

Chevrolet Cruze (2011-2024)

Chevrolet Cruze - Foto: Offspringcaat / Wikipedia
Chevrolet Cruze – Foto: Offspringcaat / Wikipedia

O Chevrolet Cruze foi lançado no Brasil em 2011 como o sucessor do Vectra. Desenvolvido como um sedã médio global, o modelo trouxe um design atualizado e tecnologias modernas, incluindo motores mais eficientes e sistemas de conectividade avançados.

Inicialmente equipado com motor 1.8 flex, o Cruze ganhou, em sua segunda geração, um motor turbo 1.4, que oferecia melhor desempenho e maior economia de combustível. O modelo também é disponibilizado na versão hatchback, chamada Cruze Sport6, ampliando sua base de consumidores.

O Cruze permanece em produção e é uma das principais opções da Chevrolet no segmento de sedãs médios. Sua combinação de design, tecnologia e eficiência consolidou sua posição no mercado brasileiro.

Chevrolet Trailblazer (2012-presente)

Chevrolet Trailblazer
Chevrolet Trailblazer

A Chevrolet Trailblazer foi lançada no Brasil em 2012 como o sucessor da Blazer, posicionando-se como um SUV robusto e voltado para uso familiar. Baseado na mesma plataforma da picape S10, o modelo oferece opções de tração 4×2 e 4×4, além de motores a diesel e gasolina.

O Trailblazer é equipado com uma ampla gama de tecnologias de segurança e conforto, como controles de tração e estabilidade, sistemas de assistência à frenagem e espaço interno para até sete ocupantes. Ele é voltado para consumidores que buscam um SUV com capacidade off-road e conforto para viagens.

Atualmente, o Trailblazer continua em produção, sendo uma das principais opções da Chevrolet no segmento de SUVs grandes no Brasil. Seu desempenho e versatilidade o tornam uma escolha popular para famílias e usuários que necessitam de maior espaço interno.

Chevrolet Spin (2012-presente)

O veículo mantém a configuração de cinco e sete lugares, com uma significativa reorganização interna para aumentar o conforto e a funcionalidade.
O veículo mantém a configuração de cinco e sete lugares, com uma significativa reorganização interna para aumentar o conforto e a funcionalidade.

A Chevrolet Spin foi introduzida no Brasil em 2012 como uma minivan compacta, projetada para substituir modelos como a Meriva e a Zafira. Com capacidade para até sete ocupantes em algumas versões, o modelo foi desenvolvido para atender famílias que necessitavam de um veículo prático e com amplo espaço interno.

A Spin é equipada com motores 1.8 flex e oferece configurações com câmbio manual e automático. Ao longo dos anos, passou por atualizações estéticas e tecnológicas, incluindo melhorias no design e na conectividade com sistemas multimídia.

Atualmente, a Spin continua em produção e é uma das poucas opções disponíveis no segmento de minivans no Brasil. Sua versatilidade e funcionalidade a tornam uma escolha prática para consumidores que buscam espaço e economia.

Chevrolet Onix (2012-presente)

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix foi lançado em 2012 e rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos no Brasil. Projetado para o mercado nacional, o modelo trouxe um design moderno, economia de combustível e conectividade, com destaque para o sistema MyLink, que integrou o uso de smartphones ao veículo.

Disponível nas versões hatchback e sedã (Onix Plus), o modelo foi equipado com motores flex e, em 2019, ganhou uma nova geração com motores turbo, oferecendo ainda mais eficiência e desempenho. Essa atualização consolidou sua posição como líder de vendas.

O Onix segue como um dos modelos mais importantes da Chevrolet no Brasil, sendo um marco na estratégia da marca para atender ao segmento de compactos.

Chevrolet Tracker (2013-presente)

A Chevrolet lançou versões 2025 dos modelos Tracker e Montana com motores turbo de injeção direta, adaptados às normas Proconve L8. A mudança visa aumentar potência e eficiência.
A Chevrolet lançou versões 2025 dos modelos Tracker e Montana com motores turbo de injeção direta, adaptados às normas Proconve L8. A mudança visa aumentar potência e eficiência.

A Chevrolet Tracker foi lançada no Brasil em 2013 como um SUV compacto, voltado para consumidores que buscavam um veículo urbano com maior altura em relação ao solo. Inicialmente importado, o modelo passou a ser produzido no Brasil em sua segunda geração, lançada em 2020.

Com motores turbo e uma ampla gama de tecnologias de segurança e conectividade, o Tracker rapidamente conquistou espaço no mercado. Suas versões incluem configurações com câmbio manual e automático, atendendo a diferentes perfis de consumidores.

O modelo permanece em produção e é uma das opções mais populares no crescente segmento de SUVs compactos no Brasil, refletindo as tendências de mercado.

Chevrolet Equinox (2017-presente)

Chevrolet Equinox 2025
Chevrolet Equinox 2025

O Chevrolet Equinox foi introduzido no Brasil em 2017 como um SUV médio importado do México. Posicionado como uma opção mais sofisticada no portfólio da Chevrolet, o modelo trouxe tecnologias avançadas, como assistentes de segurança ativa e conectividade integrada.

Equipado com motores turbo, incluindo o potente 2.0, o Equinox oferece um desempenho equilibrado e conforto para viagens longas. Suas versões variam entre tração 4×2 e 4×4, atendendo a diferentes necessidades dos consumidores.

O Equinox permanece como uma das principais opções da Chevrolet no segmento de SUVs médios, destacando-se por sua combinação de desempenho, tecnologia e conforto.

Chevrolet Bolt (2019-2023)

Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt

O Chevrolet Bolt foi lançado no Brasil em 2019 como o primeiro modelo totalmente elétrico da marca no país. Importado dos Estados Unidos, o Bolt representa o compromisso da Chevrolet com a eletrificação e a sustentabilidade no mercado automotivo brasileiro.

Equipado com um motor elétrico capaz de entregar uma potência de aproximadamente 200 cavalos e uma autonomia que ultrapassa 400 km com uma única carga, o Bolt foi projetado para o uso urbano e viagens curtas. O modelo também conta com um sistema de regeneração de energia durante as frenagens, aumentando sua eficiência.

O Bolt segue em comercialização no Brasil como uma alternativa para consumidores que buscam veículos com emissão zero. Seu papel pioneiro no mercado de elétricos da Chevrolet fortalece a visão da marca para um futuro mais sustentável.

Chevrolet Equinox EV (2023-presente)

Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EV

O Chevrolet Equinox EV foi lançado em 2023 como uma versão elétrica do tradicional SUV médio da marca. Projetado para combinar acessibilidade e tecnologia, o modelo faz parte da iniciativa da Chevrolet de oferecer veículos elétricos a um público mais amplo.

O Equinox EV é alimentado por baterias de alta densidade que oferecem autonomia de até 480 km, dependendo da configuração. O modelo também conta com uma cabine espaçosa e conectividade avançada, incluindo atualizações remotas e integração com smartphones.

Com o Equinox EV, a Chevrolet busca atingir consumidores que procuram um SUV familiar eficiente e sustentável. O modelo está alinhado com a estratégia global da marca para ampliar a oferta de veículos elétricos em mercados como o Brasil.

Chevrolet Blazer EV (2024-presente)

Chevrolet Blazer EV
Chevrolet Blazer EV

O Chevrolet Blazer EV foi apresentado como parte da linha de veículos elétricos da Chevrolet e começou a ser disponibilizado globalmente em 2024. O modelo é um SUV totalmente elétrico que combina desempenho, tecnologia e design moderno, representando a transição da marca para um portfólio mais sustentável.

O Blazer EV é equipado com baterias de alta capacidade que oferecem autonomia variada, dependendo da versão, podendo ultrapassar os 500 km com uma única carga. Além disso, o modelo inclui tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como o sistema Super Cruise, que permite direção sem as mãos em algumas condições.

Embora seja um lançamento recente, o Blazer EV já está alinhado à estratégia global da Chevrolet para consolidar sua presença no mercado de SUVs elétricos, posicionando-se como uma opção premium dentro do segmento.

Fonte: Chevrolet e Wikipedia.

O post 100 anos da GM no Brasil: veja a lista dos carros da Chevrolet que marcaram a história do Brasil apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

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