Bros 160 e XRE 190: confira no teste qual Honda trail é a ideal para você?

A Honda oferece a NXR 160 Bros e a XRE 190 para quem busca uma moto trail para o dia a dia ou aventuras leves. Para quem quer uma moto de entrada mais robusta, versátil e ideal para enfrentar os desafios do trânsito urbano e das estradas de terra. Mas afinal, qual delas é a mais indicada para você? Vamos comparar as duas para te ajudar a tomar a melhor decisão.

imagem em ação das Honda Bros 160 e XRE 190
Honda Bros 160 e XRE 190 – foto: Thiago Dantas

Bros 160 e XRE 190 são muito parecidas

Os dois modelos da Honda compartilham o mesmo conjunto mecânico, chassi, motor, tanque de combustível, suspensões, freios, rodas e pneus, ou seja, uma forma de deixar o produto mais acessível e ganhar em escala.

A parte frontal da XRE é completamente diferente, capa do tanque, laterais do tanque, carenagem e paralamas foram redesenhados para compor uma moto mais sofisticada. Farol e lanterna traseira são compartilhados entre as duas, mas a XRE ganha setas em LED.

Tanto Bros como XRE tem 5 marchas, aros de 19 polegadas na dianteira e 17 atrás, mesmo curso nas suspensões, mesma garantia, altura do banco, tomada USB. As duas são flex e seus tanques comportam 12 litros de combustível.

Logo de cara se percebe a Bros como uma moto mais trail por conta do paralamas dianteiro alto, já a XRE 190 é vista sim como mais sofisticada, pouco mais imponente talvez, com um toque de moto estradeira por conta do paralamas dianteiro colado na roda e a carenagem maior envolvendo o tanque e com um design mais aerodinâmico. Uma vontade de ser bigtrail que a XRE 190 tem.

As diferenças que podem definir a escolha

Ambas compartilham o mesmo motor, contudo, existem diferenças entre eles que dá para sentir na prática, e agora experimentamos as duas, lado a lado.

Na XRE 190 o motor tem 184,4 cm³ de capacidade e seu peso é de 128 quilos, enquanto na Bros a capacidade é de 162,7 cm³. Ela é mais magrinha, pesa 3 quilos a menos, ou seja, 125 quilos.

A Bros entrega 14,2 cv a 8.000 rpm contra 15,9 cv da XRE, porém o torque delas também é diferente. Na Bros é de 1,44 kgf.m a 5.500 rpm contra 1,65 kgf.m a 6.000 rpm da XRE. O aumento da cilindrada do motor 160 para 190 se deve ao maior diâmetro de seu pistão, o 190 tem 61 x 63 mm (diâmetro x curso do pistão) enquanto o 160 tem 57,3 x 63 mm.

Na prática, é bem perceptível o maior vigor da XRE 190. Para este teste, combinei de me encontrar na casa do editor, que estava com a Bros, na região do aeroporto de Congonhas, mas eu moro no litoral norte de São Paulo, então acordei as 4:00 da manhã para sair as 5:00 e encarar os 170 km até Sampa. A XRE 190 vai bem na estrada, mão no fundo para manter 110/120 km/h e o consumo na casa dos 27 km/l. Tirando a mão e mantendo 100 km/h a média ficou nos 35 km/l.

LEIA MAIS: Veja a lista das 10 motos naked mais vendidas de 2024

O teste radical: cidade, estrada, terra, lama

De Sampa partimos para o primeiro posto da Rodovia dos Bandeirantes, bem famoso para ponto de encontro, e lá encontramos mais um parceiro para a sessão de testes e então partimos para Mogi-Guaçu, um trajeto de 160 km.

Colocamos as duas lado a lado na estrada e testamos uma retomada. Assim, em quarta marcha a 70 km/h aceleramos e, nesse sentido a XRE 190 ganhou velocidade com mais facilidade do que a Bros.

Na terra as diferenças são quase imperceptíveis, pois o conjunto é o mesmo, tanto em posição de pilotagem quanto em maneabilidade, mas a potência extra do motor da XRE 190 faz a moto sofrer menos nas tarefas mais radicais do fora de estrada, como ladeiras íngremes e lamaçais. Você percebe que a XRE tem melhor desenvoltura em qualquer solicitação, enquanto a Bros vai muito bem, mas nota-se que ela está fazendo mais esforço.

Ao final do dia off-road, rodamos por volta de 70 km com as pequenas trail da Honda, e ainda enfrentaríamos mais 160 km de volta para Sampa.  Em resumo, a XRE 190 vai impondo o ritmo, mão no fundo e rodando entre 100 e 130 km/h, já a Bros 160 vai de mão no fundo rodando entre 90 e 120, um pouco atrás da XRE , mas  vindo junto, sem pressa.

Conclusão entre escolher a Bros 160 ou XRE 190

As duas proporcionam a mesma satisfação e qualidade do passeio, mas a XRE tem um “que” a mais. O visual mais sofisticado e a melhor desenvoltura do motor fazem dela uma moto melhor sim. Mas a Bros tem todos os méritos de uma excelente moto, básica, mas que tem a confiabilidade mecânica e a facilidade de manutenão como pontos chave.

A Bros 160 tem preço sugerido de R$ 20.900 para a versão de freio combinado CBS e R$ 21.820 para a versão com ABS, sem o frete incluso. Enquanto isso, XRE 190 parte de R$ 22.450 na versão Standard e R$ 22.950 para a Adventure (também sem frete).

No mercado, apuramos que a Bros está aproximadamente R$ 2 mil acima desse valor, enquando a XRE em torno de R$ 3 mil.

A escolha, a meu ver é simples, pois se você quer uma moto para trabalhar e enfrentar a paulera do dia a dia pensando apenas em praticidade e economia a Bros é uma excelente escolha. Já a Xre é para quem quer uma moto mais sofisticada sim, com porte e presença mais marcantes e que carrega também toda a confiabilidade mecânica que a marca da asa garante. Além disso, A XRE é inspirada e carrega o DNA da irmã maior XRE 300 Sahara, de alma aventureira.

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Adicionar aos favoritos o Link permanente.