Boat Show 2025: calendário traz atrações inéditas e grandes oportunidades para o setor

Maior organizadora de salões náuticos da América Latina, a Boat Show Eventos promete registrar mais um ano histórico para o setor no Brasil em 2025. O calendário de eventos desse ano contemplará seis estados, e a expectativa é aumentar em pelo menos 10% o número de embarcações vendidas em comparação a 2024.

Veja também
Com sucesso da 1ª edição, NÁUTICA Talks volta ao Rio Boat Show em 2025
Quer empreender em turismo náutico? Saiba por onde começar!
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube

Os principais players nacionais e internacionais do setor se encontrarão nos salões do Rio, que abre a série de eventos de 26 de abril a 4 de maio; Itajaí (SC), em julho; Brasília (DF), em agosto; São Paulo (SP), em setembro; Salvador (BA), em outubro; e Foz do Iguaçu (PR), em novembro.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Nossa expectativa é que, com as inovações apresentadas em cada feira, possamos contribuir para um crescimento sustentável do setor, ampliando ainda mais o acesso à cultura náutica no Brasil– Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos

No último ano, as seis edições realizadas pelo Grupo Náutica — duas delas de forma inédita na Bahia e no Distrito Federal — resultaram na comercialização de cerca de mil barcos, movimentando o setor em diferentes regiões do país.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Os salões ainda impactaram diretamente a geração de empregos no setor, com um aumento de 25%. Ao todo, foram de 150 mil postos de trabalho gerados em 2025.

Um mercado que não para de crescer

O mercado náutico global tem mostrado um crescimento constante e atingiu 33 bilhões de euros no último ano, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, conforme estudo da Confindustria Náutica.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Esse mercado é impulsionado principalmente por barcos de lazer, que representam 90% das vendas globais. O crescimento reflete o crescente interesse por atividades náuticas em diversos países, consolidando o setor como uma importante vertente da economia do turismo e do lazer.

Segundo outra pesquisa, realizada pela Trove Tourism Development Advisors, agência líder em marketing, mídia e estratégia focada exclusivamente em destinos turísticos, o gasto médio diário de um turista dono de embarcação é de US$ 287 por pessoa (quase R$ 1,7 mil em conversão realizada em janeiro de 2025), que significa o dobro do gasto de um viajante de lazer convencional.

 

Essa receita reforça o potencial econômico do setor, que impulsiona diversos segmentos e geração de empregos, desde marinas e serviços de manutenção até a cadeia de suprimentos náuticos.

Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

“Os eventos náuticos no Brasil e no mundo desempenham um papel crucial no fortalecimento do setor, impulsionando negócios e impactando diretamente a geração de empregos, além de fomentar o turismo náutico e a economia em diferentes regiões”, explica a diretora.

Rio Boat Show abre calendário náutico em abril

O Rio Boat Show, maior salão náutico outdoor da América Latina, abrirá o calendário de eventos de 2025, entre os dias 26 de abril e 4 de maio, na bela Marina da Glória.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Com expectativa de mais de 100 embarcações em exposição de fabricantes que estão entre os maiores do mundo, o evento contará com atrações como test drives, palestras exclusivas com especialistas do setor no NÁUTICA Talks, desfiles de barcos, lançamentos das principais marcas, passeios à vela e atrações interativas.

Amyr Klink no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show em 2024. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Além disso, projetos voltados para a prática de esportes aquáticos e oficinas para iniciantes em navegação serão mais algumas das novidades da edição.

Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show registrou números expressivos, com a presença de 33 mil visitantes e mais de 90 barcos expostos. O evento gerou um forte impacto econômico no setor, consolidando sua posição como um dos principais impulsionadores de negócios náuticos no país.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

“O calendário de 2025 reforça nossa missão de conectar pessoas a novas experiências, sejam elas consumidores que já possuem embarcações ou aqueles que estão ingressando nesse mercado, já que existem opções de lazer náutico para os diversos tipos de público”, reforça Vicentini.

Confira o calendário dos salões Boat Show em 2025

  • Rio Boat Show: de 26 de abril a 4 de maio;
  • Marina Itajaí Boat Show: de 3 a 6 de julho;
  • Brasília Boat Show: de 13 a 17 de agosto;
  • São Paulo Boat Show: de 18 a 23 de setembro
  • Salvador Boat Show: de 30 de outubro a 2 de novembro;
  • Foz Internacional Boat Show: de 27 a 30 de novembro

 

O post Boat Show 2025: calendário traz atrações inéditas e grandes oportunidades para o setor apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.