Precariedade de estrada causa transtornos em Rio das Pedras: ‘ninguém entra e ninguém sai’


Estrada de terra liga bairro rural até os centros urbanos, incluindo Piracicaba (SP). Em dias de chuva, a água abre buracos no caminho, impedindo a passagem. Precariedade de estrada que dá acesso a bairro rural gera transtornos em Rio das Pedras
Moradores do bairro rural Santa Isabel, em Rio das Pedras (SP), têm sofrido com a precariedade da estrada que liga a comunidade até a cidade, e também a Piracicaba (SP). Em dias de chuva, segundo os moradores, o local fica intransitável.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Uma equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no local nesta sexta-feira (24), para registrar a situação e conversar com quem precisa utilizar a via.
Sem asfalto e totalmente de terra, a estrada fica cheia de lama após os dias de chuva. Em alguns pedaços, a água abre valetas no meio da via, impossibilitando que os carros transitem.
Estrada que liga bairro rural até Rio das Pedras sofre com condições precárias
Edijan Del Santo/EPTV
A comerciante Maria Conceição Ciarelli mora em frente à estrada e conta que a via é essencial para os moradores do bairro rural, e que fica intransitável em diversos momentos.
“Muito difícil. Fica cinco a oito carros ali e não sobe, tá tudo abandonado. Nós dependemos dessa estrada pra tudo, ir pra Piracicaba, pra Rio das Pedras, pra UPA, tudo. Dá uma chuvinha e já ninguém entra e ninguém sai.”
Maria também conta sobre a dificuldade em relação à manutenção da estrada. “A gente pede pra arrumar em Piracicaba, eles falam que é Rio das Pedras. Pede pra Rio das Pedras e fala que é Piracicaba. Então, tá nesse jogo, ninguém arruma. Um abandono total”, reclama a moradora.
Alagamento
Rio invade estrada de terra que liga bairro rural a Rio das Pedras
Edijan Del Santo/EPTV
Em dias de chuva, os buracos abrem ao longo do caminho da estrada. Em um ponto, o rio invadiu a via e formou uma grande poça de água, que oferece risco aos motoristas que precisam passar pelo local.
A dona de casa Salete Barbosa comenta sobre a situação que, segundo ela, sempre se repete e causa incômodo aos moradores.
“Aqui, quando chove, ninguém pode passar. Ele [o rio] passa por cima da estrada, alaga tudo. Nem tubulação tem. É muito pequena pro fluxo de água, não tem como. Qualquer chuvinha já transborda.”
Acúmulo de lixo
Em outro ponto da estrada, surgem novos problemas. Uma montanha de lixo acumulado se estende pelo acostamento. Segundo os moradores, a coleta de lixo não não tem passado pelo local.
É possível encontrar lixo doméstico, móveis, televisão e outros materiais descartados. O lixo segue até um córrego próximo.
Além da precariedade na estrada, o local no bairro rural de Rio das Pedras também sofre com acúmulo de lixo
Reprodução/EPTV
Prefeitura
Por abranger pedaços das duas cidades, a prefeitura de Rio das Pedras informou que esteve em conversa com a Prefeitura de Piracicaba para que haja uma cooperação nos serviços realizados na estrada.
A administração também disse que as máquinas que fazem os reparos das estradas estão em manutenção e, em breve, devem voltar a funcionar. O material que será usado está em processo de compra.
Sobre o acúmulo de lixo, a Prefeitura de Rio das Pedras disse que há coleta no bairro e que entulhos acumulados, como o visto na reportagem, são recolhidos, mas que os moradores voltam a jogar material no local e acaba acumulando.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.