Grupo de trabalho começa a atuar para reduzir filas de espera por cirurgias em Santa Cruz

O prefeito Sérgio Moraes instituiu um grupo de trabalho para buscar soluções que reduzam as longas filas de espera por consultas e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Cruz do Sul. A primeira reunião dos integrantes ocorreu na manhã de quarta-feira, 22, no Salão Nobre do Palacinho, com representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Ministério Público, Hospital Santa Cruz, Hospital Ana Nery e 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde participaram de forma remota.

A iniciativa foi motivada por uma reunião entre o prefeito e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, no último dia 14. Em ambas as ocasiões, Moraes destacou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e a necessidade de uma solução urgente, principalmente para as cirurgias de média e alta complexidade. “Precisamos agir estrategicamente para identificar os casos mais graves e garantir atendimento rápido às pessoas que mais necessitam”, destacou.

LEIA MAIS: Prefeitura e governo do Estado debatem ações para acabar com o longo tempo de espera por cirurgias no SUS

Atualmente, a regulação dos procedimentos é feita pelo governo estadual, levando em consideração critérios de urgência, demanda e estrutura disponível. O grupo de trabalho formado em Santa Cruz do Sul tem a missão de quantificar o número de pacientes na fila, levantar custos e avaliar a capacidade de atendimento dos prestadores de serviço. Com essas informações, será elaborado um plano de ação para reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento aos santa-cruzenses.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, as maiores filas são para procedimentos de traumatologia e cirurgia geral. “Essa regulação é feita pelo Governo do Estado, mas queremos atuar para garantir um atendimento mais ágil à nossa comunidade”, explicou. Ele ressaltou que Santa Cruz do Sul destina 33% de seu orçamento para a saúde – mais que o dobro do mínimo legal de 15%; por isso, busca-se equilibrar esse investimento com um atendimento mais humanizado e eficiente.

LEIA MAIS: Secretário da Saúde cita desafios da pasta e cogita mutirão de cirurgias

“Nosso município atende frequentemente pacientes de outras cidades da região, o que reduz a capacidade de investimento na nossa própria população. Por isso, buscamos um aporte maior do Estado para equilibrar esse cenário”, acrescentou Rabuske. O secretário também informou que os hospitais locais já estão avaliando sua capacidade de atendimento e que a Secretaria da Saúde está levantando os custos viáveis para este mutirão de atendimentos.

A condução do projeto é complexa, conforme o secretário, visto que é preciso respeitar aspectos legais, que incluem aval da Comissão Intergestores Regionais (CIR) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – instituições superiores que regulamentam a saúde pública -, além de atender ao Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto MAC), que define um teto em termos de repasse de recursos federais.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz está entre as 20 cidades com mais casos de HIV

De forma presencial, estiveram na reunião, além do prefeito e do secretário de Saúde, a promotora da 1° Promotoria de Justiça Cível de Santa Cruz do Sul, Catiuce Ribas Barin; o diretor do Hospital Ana Nery, Gilberto Gobbi; o responsável técnico do Hospital Santa Cruz, Marcelo Carneiro; o assessor executivo do Hospital Santa Cruz, Márcio Bartz; a médica auditora da Secretaria de Saúde, Renice Vaccari; a enfermeira auditora da Secretaria de Saúde, Cristine Burin; e o assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde, Yago Krüger.

Virtualmente, participaram a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde, Lisiane Wasem Fagundes; a diretora da Regulação do Estado do Rio Grande do Sul, Suelen Arduin; entre outros profissionais vinculados ao Governo do Estado, além da coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Inocencia Reis.

As reuniões do grupo ocorrerão periodicamente, e o próximo encontro já está agendado para o dia 6 de fevereiro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Grupo de trabalho começa a atuar para reduzir filas de espera por cirurgias em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.