Julho de 2024 é um dos mais frios da última década em Concórdia, aponta levantamento

O que se previa, não se cumpriu. O indicativo dos modelos meteorológicos informavam que o mês de julho, apesar de mais frio, não teria temperaturas tão baixas em Concórdia, mas na prática, conforme um levantamento feito pela reportagem da Rádio Aliança FM, o que se viu foi um mês com frio do que em anos anteriores.

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

  • CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
  • CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK

De acordo com os dados analisados, julho deste ano fechou com média máxima de 18,9ºC. Esta é a menor média desde julho de 2009, quando foi anotado 17,9ºC em Concórdia. No ano passado, por exemplo, a média máxima foi de 20,4ºC. Os dados foram levantados com base nas informações da estação agrometeorológica da Embapa Suínos e Aves.

Por vários dias, especialmente na primeira quinzena de julho, as temperaturas máximas não passaram de 13,5ºC, mostrando a força da onda de frio que atingiu o município. A menor máxima foi 11ºC por três dias seguidos.

Já a média mínima ficou dentro do esperado, chegando a 10,4ºC em julho, conforme os dados da Embrapa. Em julho do ano passado, esta média foi de 12ºC. Já na década, o julho mais frio foi em 2021, quando as mínimas ficaram em 6,5ºC. O dia mais frio em julho foi no início do mês. A menor temperatura registrada foi de 0ºC no primeiro dia de julho.

A reportagem da emissora também analisou os dados pluviométricos. Em julho deste ano, Concórdia teve 151 milímetros de chuva, o terceiro mais chuvoso dos últimos dez anos, perdendo apenas para julho do ano passado (182mm) e de 2015 (368mm). Nos demais anos, julho teve chuva abaixo dos 100 milímetros, ficando aquém do esperado. O dia mais chuvoso foi 7 de julho, com 65 mm. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.