Duas pessoas são presas e um carro de luxo apreendido durante operação contra garimpo ilegal em RO


Segundo a polícia, o grupo aproveitava a cotação em bolsas de valores para negociar o minério abaixo do preço de mercado. Em Rondônia, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma casa de luxo. Dinheiro encontrado pela PF em um dos endereços alvo de busca e apreensão
Polícia Federal / Divulgação
Duas pessoas foram presas e um carro de luxo apreendido, durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (22), contra o garimpo ilegal em Rondônia. Outros cinco mandados de prisão foram cumpridos nos estados do Pará e Roraima.
Além disso, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Em Rondônia, a ação foi realizada em uma casa de luxo. De acordo com a Polícia Federal, a operação “Mercado B” tem como objetivo combater uma organização criminosa suspeita de captar, transportar e comercializar ouro bruto de origem ilegal na Amazônia Legal.
Polícia Federal em um imóvel alvo da operação Mercado B
Polícia Federal / Divulgação
Ainda segundo a PF, por ser de origem ilegal, o grupo aproveitava a cotação em bolsas de valores para negociar o minério abaixo do preço de mercado, criando uma espécie de mercado paralelo.
Durante as investigações, a polícia verificou que entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, a organização transportou de maneira ilícita, aproximadamente, 34kg de ouro, equivalente a quase R$ 18 milhões.
LEIA TAMBÉM:
Ex-secretário e servidores de RO são denunciados por fraudes em licitações e desvios de recursos públicos
Homem é preso suspeito de tentar estuprar a própria sobrinha
Veja notícias de Rondônia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.