Aliados de Bolsonaro apostam em duas ações de Trump: fortalecimento das ‘big techs’ e perdão a invasores do Capitólio


Uma pesquisa recente indicou que Donald Trump e Elon Musk despertam muita desconfiança na Europa.
Reuters via BBC
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão entusiasmados com duas ações do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e como elas poderão se refletir na política brasileira no curto e médio prazo.
Uma delas, na visão de bolsonaristas, terá efeito imediato: o fortalecimento das “big techs” — grandes empresas de tecnologia como a Amazon e a Meta —, com Trump garantindo a elas o apoio para uma total liberdade de expressão sem limites, incluindo amplo direito ao uso discurso de ódio.
Especialista em Relações Internacionais vê características de uma política externa ‘imperialista’ no governo Trump.
Os donos e executivos das plataformas digitais tiveram lugar de destaque na posse do presidente dos EUA, como Elon Musk (X), Mark Zuckerberg (Meta), e Jeff Bezos (Amazon).
Bolsonaristas acreditam que o empoderamento das big techs vai influenciar na atuação delas, principalmente X e Meta, no Brasil. A Meta, por sinal, já estaria usando no Brasil as novas regras sobre conteúdo de ódio, permitindo ataques racistas e contra a comunidade LGBTQIA+.
A segunda ação de Trump teria um eventual efeito no futuro, caso um candidato de direita ganhe a eleição em 2026. Segundo interlocutores do ex-presidente, Trump já deu a senha ao perdoar os invasores do Capitólio — evento que provocou inclusive mortes.
A expectativa de bolsonaristas é que o caminho já estaria traçado para um futuro presidente de direita no Brasil, perdoando também os golpistas de 8 de janeiro de 2023 — quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. E até o ex-presidente Bolsonaro caso ele venha a ser condenado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.