Saiba quem foram os agraciados com o título de Cidadão Santa-cruzense em 2024

Em todos os anos, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul concede títulos de Cidadão Santa-cruzense a pessoas naturais de outros municípios do Rio Grande do Sul e de outros estados cuja atuação e serviços prestados à comunidade local são dignas de reconhecimento por parte do poder público. Para conceder a honraria, basta que algum vereador apresente a proposta e a maioria simples dos colegas vote a favor. No ano passado, dez pessoas receberam o título.

São elas: o tabelião Luiz Dias Martins Filho; a artista plástica Márcia Maróstega; o padre Leão Gomes da Silva; o empresário Roberto Ruschel; o empresário Celso Esperdião; o coronel da Brigada Militar Giovani Paim Moresco; o empresário Ido Inácio Dupont; o tenente-coronel da Brigada Militar João Francisco Barbosa; o dentista e professor Leo Kraether Neto; e a professora e voluntária Luciana Tremea.

Atuando nas mais diversas áreas, com diferentes formações acadêmicas e profissionais e também com diferentes tempos de residência no município, eles ostentam um currículo de intensa dedicação a causas sociais e ao desenvolvimento de empreendimentos e projetos na região. Com a sua contribuição nas áreas pública e privada, trazem ainda as vivências e o olhar de mundo de suas localidades de origem.

LEIA TAMBÉM: “A palavra que resume meus 17 dias de governo é cuidado”, diz secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão

Dois dos homenageados de 2024 são, por sinal, naturais de áreas muito distantes de Santa Cruz: o padre Leão Gomes da Silva nasceu em São Sebastião da Boa Vista, no Pará, em plena região amazônica, no Norte do Brasil, e o tabelião Luiz Dias Martins Filho é de Fortaleza, capital do Ceará. De fora do Rio Grande do Sul é ainda o empresário Roberto Ruschel, oriundo de Itapiranga, em Santa Catarina.

A característica da honraria é a de salientar cidadãos locais cuja trajetória tenha sido de destaque, e de atribuir o título de Cidadão Santa-cruzense aos que nasceram fora do município, e que deram uma relevante contribuição ao desenvolvimento de Santa Cruzdo Sul em suas variadas áreas de atuação.

Tal gesto de reconhecimento é uma forma de o poder público fortalecer para sempre o vínculo comunitário com essas pessoas e suas famílias, que passam, então, a ser uma espécie de embaixadores da terra em suas regiões de origem, estejam elas próximas ou distantes do Vale do Rio Pardo.

Celso Esperdião

Nascido em Ibarama, na região Centro-Serra, em 10 de fevereiro de 1968, Celso Esperdião é filho de Florentino Esperdião e Conceição da Silva Esperdião. É pai de Jonathan Moraes Esperdião e Isabella Machado Esperdião. Com 18 anos, mudou-se para Santa Cruz do Sul com o objetivo de trabalhar em indústrias locais. Em 1987, prestou concurso público para a Brigada Militar e foi aprovado. Passou a atuar no 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), na época sediado em Rio Pardo.

Em 1992, prestou outro concurso público, este para a Polícia Civil, sendo novamente aprovado para inspetor de polícia. Em 1996, pediu exoneração do serviço público para abrir seu próprio negócio, a Auto Escola Celso, posteriormente rebatizada de Centro de Formação de Condutores (CFC) Celso.
Desde 2019, possui empreendimentos também nos ramos da alimentação e construção civil. “Celso é um grande incentivador do esporte amador, tendo inclusive um campeonato da Liga Integração do Futebol Amador de Santa Cruz (Lifasc) levado o seu nome”, frisou o vereador Cleber Pereira (União Brasil), proponente da honraria.

Roberto Ruschel

Nascido em 4 de setembro de 1967 em Itapiranga, em Santa Catarina, Roberto Ruschel é casado com Patrícia Splendor Ruschel e pai de dois filhos: Pietra Splendor Ruschel e Enzo Nicolau Splendor Ruschel. Aos 10 anos, foi morar com a avó e uma tia, em Porto Alegre, e entrou no ramo dos combustíveis em 1993, aos 26 anos.

A convite do gerente de uma empresa, visitou Santa Cruz do Sulem 1994 e se apaixonou pela cidade. Veio morar no município naquele mesmo ano, quando abriu o primeiro posto de combustíveis, próximo à Estação Rodoviária.

A primeira filial veio em 2002, com outro estabelecimento na Rua Carlos Trein Filho. Até 2018, abriu outros sete postos, expandindo as operações para Venâncio Aires e Rio Pardo. Assim foi criada a rede Shopping Car, cujas empresas tornam o homenageado um dos maiores arrecadadores de impostos e geradores de empregos no município. “De lá para cá, iniciou a reestruturação para tornar a operação sólida, competitiva e com muitas ofertas”, disse o vereador proponente, Ilário Keller (PP).

Luciana Tremea

Nascida em 13 de junho de 1968 em Anta Gorda, Luciana Antonia Tremea é a sétima filha de uma família de origens italianas. Ela chegou a Santa Cruz do Sul do Sul em 1989. É graduada em Ciências Econômicas pela antiga Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) e em Turismo, já pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), além de mestra em Desenvolvimento Regional e especialista em Gestão de Pessoas. Foi docente da Unisc entre 2007 e 2023, mas destacou-se a nível regional pelo voluntariado.

Foi a idealizadora do Grupo do Bem, fundado em 2002 e que se dedica a auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social em Santa Cruz e região. Hoje, com mais de 170 integrantes, é reconhecido como uma das principais organizações da sociedade civil voltadas à assistência social do Vale do Rio Pardo. A proponente do título foi a vereadora Nicole Weber (Podemos).

Ido Inácio Dupont

Nascido em 25 de dezembro de 1950 na localidade de Cerro Alegre, então pertencente a Rio Pardo, Ido Inácio Dupont é filho de pequenos agricultores. Ainda na infância, descobriu o talento para os negócios com a venda de coelhos, passando depois à pecuária.

Diante das dificuldades, decidiu tentar a vida em Santa Cruz do Sul. Entre 1972 e 1977, atuou em empresas locais até fundar a Dupont Distribuidora de Alimentos, naquele mesmo ano. Ao longo dos anos, foi coordenador do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e Feirasul, presidente da Oktoberfest em três ocasiões, diretor-secretário da Associação Comercial e Industrial (ACI) e recebeu diversas distinções da Nestlé, uma das empresas das quais a Dupont é distribuidora.

“Contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento do município, notadamente gerando emprego e renda, além de pagar expressivos tributos”, disse o vereador proponente, Licério Agnes (PSDB), na ocasião da entrega.

João Francisco Barbosa

Nascido em 11 de novembro de 1952 em Santo Ângelo, João Francisco Barbosa é filho de Brasil de Paula Barbosa e Damázia Barbosa. Em 1972, aos 20 anos, foi aprovado no curso de formação de oficiais da Academia da Polícia Militar, em Porto Alegre, que concluiu em 1976.

Em Santa Cruz do Sul, foi comandante da seção de Combate a Incêndios; comandante do Subgrupamento de Combate a Incêndios; comandante do Grupamento de Combate a Incêndios e comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros.

Em Santa Cruz, ele também foi responsável pela descentralização dos serviços de bombeiros, com a construção do destacamento no Distrito Industrial. Teve papel importante na elevação da classe de risco de incêndio de 3 para 1, sendo a única cidade do interior do Estado com essa classe.

Além disso, viabilizou a chegada do Corpo de Bombeiros em Rio Pardo e Venâncio Aires. na modernização da corporação e criação dos bombeiros voluntários em Candelária, Vera Cruz, Esteio e Veranópolis. O proponente foi o vereador Francisco Carlos Smidt (Novo).

Léo Kraether Neto

Nascido em Santa Cruz em 13 de janeiro de 1971, Léo Kraether Neto formou-se em Odontologia em 1992, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É mestre e doutor, além de professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 1998.

Na instituição, além da docência, atuou em vários cargos de chefia. Foi ainda diretor-acadêmico e diretor-geral do Hospital Santa Cruz (HSC), além de ter auxiliado em conquistas do Hospital Ana Nery e Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires.

Atualmente, atende mais de 400 pacientes por ano via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Trabalha ainda na Unisc, HSSM, ambulatório de oncologia e no consultório particular. “Em seus trabalhos na área da saúde, já deixou um grande e significativo legado que, além de outras ações, está expresso nas dezenas de artigos publicados, benfeitorias no HSC, implantação de serviços e trabalho na prevenção ao câncer de boca”, declarou o proponente do título, vereador Ilário Keller (PP).

Leão Gomes da Silva

Nascido em 10 de abril de 1947 no município de São Sebastião da Boa Vista, Pará, Leão Gomes da Silva é filho de Semião Gomes da Silva e Antônia Paula da Silva. Possui curso superior de Filosofia pela faculdade do Instituto Superior de Filosofia Berthier (Ifibe), de Passo Fundo, e licenciatura plena pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa.

Teve sua ordenação diaconal em 1990, na Paróquia Espírito Santo, em Santa Cruz do Sul, e a ordenação sacerdotal em 1992, na Paróquia São José Operário, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Ao longo dos anos, atuou como pároco em diversas paróquias da Diocese de Santa Cruz, como a Santa Bárbara, de Encruzilhada do Sul; São José do Patrocínio, de Amaral Ferrador; Santa Catarina, em Venâncio Aires; e Cristo Rei, em Gramado Xavier. Trabalhou ainda em Cruz Alta e Ijuí.

“Padre Leão, além de ser um missionário, é amigo de todos. E, de modo todo especial, é um verdadeiro cuidador da mãe natureza e amigo dos animais”, frisou o proponente, Francisco Carlos Smidt (Novo).

Coronel Moresco

Nascido em 23 de junho de 1970, em Santa Maria, Giovani Paim Moresco é filho de Lúcio e Tânia Paim Moresco. Filho e neto de brigadianos, ele manteve a tradição da família. Ingressou na Academia da Brigada Militar em 1990 e foi declarado aspirante a oficial em 1993. Chegou a Santa Cruz em 2015, já como major, para atuar como chefe do Estado Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP).

Depois, foi subcomandante regional; chefe da Agência Regional de Inteligência; chefe da Corregedoria Regional; comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) e comandante do CRPO/VRP até sua passagem para a reserva, em dezembro do ano passado, no posto de coronel. “Merece destaque e ser digno de elogios o fato do coronel Moresco ter sido pontuado em primeiro lugar na promoção deste último posto da carreira”, disse o proponente da homenagem, vereador Francisco Carlos Smidt (Novo).

Luiz Dias Martins Filho

Natural de Fortaleza, no Ceará, Luiz Dias Martins Filho chegou a Santa Cruz do Sul em 2018 para assumir o 1º Tabelionato de Notas, em substituição ao antigo Cartório Thomas, fundado em 1929. Martins é graduado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor universitário e advogado com atuação em diversas áreas, como direito tributário, civil, notarial, constitucional e administrativo. Possui dois mestrados e dois doutorados, o último obtido na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

À frente do Cartório D.Martins, promoveu a mudança do estabelecimento para outro prédio, também na Rua Júlio de Castilhos, além de reformas e aperfeiçoamento dos serviços prestados.” Destaco os investimentos feitos, que garantem celeridade, autenticidade, eficácia e segurança jurídica aos atos praticados, de interesse da comunidade santa-cruzense”, afirmou o proponente, Francisco Carlos Smidt (Novo).

Márcia Maróstega

Natural de Santa Rosa, na Região Noroeste do Estado, Márcia Maróstega reside em Santa Cruz desde 1994. É bacharel em Desenho e Plástica – Habilitação em Desenho Artístico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pós-graduada em Design para Estamparia, pela mesma instituição.

Fez ainda curso de pintura na Scuola Lorenzo De Medici, na Itália, e orientou o curso Atelier Livre, do programa Uniarte da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), entre 1997 e 2010. Atualmente, orienta cursos de desenho e pintura em seu ateliê particular e também nas Oficinas de Cultura oferecidas pelo Município. Participou de dezenas de mostras, exposições e galerias em diferentes cidades do Brasil e do exterior ao longo da carreira. “

Uma pessoa de grande inserção no meio artístico e que deve ser reconhecida pelo seu trabalho e atuação”, enfatizou o proponente da homenagem, vereador Bruno Faller (PDT).

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Saiba quem foram os agraciados com o título de Cidadão Santa-cruzense em 2024 appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.