Anvisa proíbe 4 shampoos de serem vendidos no Brasil; veja quais

Em 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado de diversos produtos cosméticos, incluindo shampoos e condicionadores, fabricados por empresas como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP e Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda.

O motivo da proibição

A principal razão para a proibição foi a falta de registro ou notificação dos produtos junto à Anvisa. Essa exigência é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos cosméticos comercializados no Brasil, uma vez que a agência realiza uma análise rigorosa dos produtos antes de autorizar sua comercialização.

Quais produtos foram proibidos?

Entre os produtos proibidos, estavam o The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional da Titânia e diversos produtos da linha Ecco Brasil, como shampoo, condicionador e sabonete líquido. A lista completa dos produtos é:

  • Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L
  • The First Shampoo 2.0 Sweet ProfissionalLava a Seco The Wash
  • Condicionador Ecco, 5L
  • Shampoo Erva Doce Álcool, 5L

Impacto da proibição

A proibição da venda desses produtos teve como objetivo proteger a saúde dos consumidores, evitando a utilização de produtos que poderiam causar reações alérgicas ou outros problemas de saúde. Além disso, a medida visa coibir a comercialização de produtos falsificados ou de qualidade inferior.

Após a publicação da resolução da Anvisa, as empresas envolvidas foram obrigadas a recolher os produtos do mercado e a interromper sua fabricação e comercialização. É importante ressaltar que, mesmo após a proibição, as empresas continuaram atuando no mercado, porém com produtos que possuem o registro ou notificação exigidos pela agência reguladora.

Leia também: após encontrar bactéria, famosa marca de gel recolhe lotes

Como o consumidor pode se proteger?

Para evitar adquirir produtos irregulares, os consumidores devem sempre verificar se o produto possui registro na Anvisa antes de realizar a compra. Além disso, é importante desconfiar de produtos com preços muito abaixo do mercado, pois podem ser falsificações. Ao adquirir cosméticos, o consumidor deve optar por produtos de marcas conhecidas e que possuem registro na Anvisa. As informações são do nd+. 

The post Anvisa proíbe 4 shampoos de serem vendidos no Brasil; veja quais first appeared on MinhaSaúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.