Vereador Edson Azeredo é confirmado como o líder de governo na Câmara

Em entrevista concedida à Gazeta do Sul em seu gabinete na Câmara de Vereadores, Edson Azeredo, vereador eleito pelo PL, adiantou a postura que deve adotar como líder de governo no Legislativo. O parlamentar, que obteve 1.666 votos em outubro, enfatiza que transparência e resolução de problemas da comunidade nortearão suas ações.

“Vou mostrar as informações do que o Executivo está fazendo, apresentar soluções para os problemas. E vamos fazer com que se volte a ter um processo Legislativo tranquilo”, disse. “Afinal, a Operação Controle foi algo muito desagradável pelo qual o município passou. É uma página virada para Santa Cruz, agora são novos gestores eleitos, e precisamos avançar, olhar para trás somente para ver o que não pode ser repetido.”

LEIA TAMBÉM: Notícia de que cessar-fogo em Gaza foi finalmente negociado traz esperança, diz Lula

Atuante desde as primeiras horas depois da posse, o vereador já tem proposto mudanças no Legislativo a fim de aproximar a comunidade da Casa. Uma das sugestões é que as sessões voltem a ser realizadas a partir das 18 horas e não mais às 16 horas, oportunizando a participação e o acompanhamento da população nas discussões. O pedido já foi apresentado e protocolado por Azeredo para a Mesa da Câmara.

Para esta semana, o vereador também tem duas reuniões agendadas para discutir a implantação de propostas de sua autoria. Elas foram votadas e aprovadas ainda no ano passado. “São projetos que mudam a vida de muitas pessoas, e que já foram aprovados e sancionados. Agora é preciso celeridade para colocá-los em prática, passando a vigorar no município.”

Uma das agendas será com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, para discutir a realização de licitação para incluir na rede municipal o medicamento à base de cannabidiol, usado para tratamento de esclerose múltipla, Alzheimer, fibromialgia e transtorno do espectro autista. Ainda na Secretaria de Saúde, Azeredo discutirá a disponibilização gratuita na rede, por parte do Município, do sensor digital de monitoramento da glicose de pacientes com diabetes tipo I e II.

LEIA TAMBÉM: Secretário da Saúde cita desafios da pasta e cogita mutirão de cirurgias

Também nesta semana, ele se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva. Discutiram projeto aprovado em outubro sobre compra de vagas em instituições como clínicas geriátricas, pela Prefeitura, para idosos ou pessoas com deficiência física ou mental que precisem de assistência permanente.

Azeredo também adianta que, ainda no seu mandato, irá defender o projeto de implantação de um centro de reabilitação para dependentes químicos e a entrega em domicílio de medicamentos de uso contínuo para pessoas acamadas.

Entrevista

Como você recebeu o convite para liderar as pautas do Executivo na Câmara neste mandato que se inicia?

Esse convite para ser o líder de governo me deixou muito feliz, até por eu ter uma boa relação com os vereadores. Tenho uma larga experiência, tanto no Executivo como no Legislativo, já são mais de 20 anos dedicados à vida pública. Conheço muito bem as pautas da Prefeitura e da Câmara. E sou um vereador bastante atuante, escuto a comunidade. Acho que o prefeito Sérgio [Moraes] quis alguém na liderança de governo que tivesse trânsito tranquilo entre os vereadores, independentemente de seus partidos, porque a eleição já passou e agora temos uma única pauta. A população, seus problemas e a resolução deles são o nosso foco.

Sua atuação no Legislativo no mandato passado foi mais agressiva. Ela deve mudar agora que você exercerá o papel de defensor do Executivo?

Essa é a pergunta que mais escuto ultimamente. Fui chamado para ocupar esse posto no auge de um dos maiores escândalos da nossa região e talvez do Estado. E meu trabalho tinha que ser levar informações para a comunidade. Fui o primeiro vereador da Casa a apresentar números, fatos e trazer provas do que estava sendo investigado. E não vai mudar. Já conversei sobre isso com o prefeito Sérgio. Ele sabe que teremos problemas nos próximos quatro anos. Eu espero não ser o vereador que vai trazer notícias como as que tivemos no mandato passado. Quero ser o vereador que grita para que seja solucionado o problema da população e não falar de escândalos.

LEIA TAMBÉM: Em dia de interiorização, Brito instalou governo do Estado em Sobradinho

Ser vereador de situação facilita o atendimento de pedidos e a resolutividade de problemas da comunidade junto ao Executivo, não é mesmo?

Quero retomar uma sintonia entre os vereadores, o que não é difícil e sei que vou conseguir. Havendo pedido de um vereador, não interessa qual é seu partido. Fui o vereador que mais brigou na Câmara para não deixar de aprovar projetos de vereadores simplesmente porque eram barrados por parecerem negativos, geralmente por vício de iniciativa. E o pedido não é para o vereador, mas sim para população. Vamos focar nos projetos, nas demandas, e não nos partidos. E já tivemos a prova de que é possível, com a sintonia na eleição para presidência da Mesa, com a unanimidade da aprovação do nome da vereadora Nicole [Weber] para presidente. É hora de descer do palanque e governar.

Tendo no seu papel a incumbência de apresentar e defender projetos do Executivo, já há pautas elencadas pelo prefeito para as primeiras reuniões da Câmara na retomada dos trabalhos em fevereiro?

Um projeto que deve vir logo é sobre uma mudança na Lei Orgânica prevendo alteração no número dos servidores, este que pela legislação já está extrapolado, pois teremos Emeis sendo abertas, novos postos de saúde que precisam de mais funcionários, precisa ter chamamento logo no início do ano letivo para as escolas.

O prefeito também tem uma grande preocupação com a área da saúde, onde há muitos gargalos. E um deles, que o prefeito tem lamentado muito, é a peregrinação que existe por parte da comunidade para garantir atendimento, exames e consultas. Por isso, a implantação de um Centro de Especialidades deve estar entre os primeiros projetos prioritários. Inclusive, já tem sinalização de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes.

LEIA MAIS DE POLÍTICA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Vereador Edson Azeredo é confirmado como o líder de governo na Câmara appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.