Quebra cabeças na reforma do Governo do Estado

Foto: Eduardo Valente/Secom

 

 

Após a não concretização da aliança entre o Governo do Estado e MDB – quando diversos cargos foram prometidos a nomes de peso do partido em troca do apoio à reeleição de Jorginho Mello (PL) – agora, o partido irá avaliar até onde irá se aliar com o governador e se irão lançar candidatura própria à majoritária de 2026. As conversas sobre este futuro devem começar já em fevereiro, depois que o deputado Mauro de Nadal (que também é nome cotado para ser candidato) entregar a presidência da Alesc.

 

O que deve ocorrer também somente após a troca de bastão da Assembleia é a tão aguardada reforma administrativa de Jorginho, que precisará realocar alguns de seus companheiros de partido que não se elegeram, como Fabrício Oliveira, ex-prefeito de Balneário Camboriú, que deve pegar a pasta que foi de Evandro Neiva, a Secretaria de Estado do Turismo. Mas até que isto aconteça, há uma disputa interna com a atual adjunta da Secretaria, Catiane Seif, que não quer perder seu espaço ali dentro.

 

Já Mario Hildebrandt, ex-prefeito de Blumenau, deve ir para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, que hoje é do Coronel Fabiano de Souza.

 

Ainda há que se definir as secretarias de Economia Verde e Agricultura, caso o MDB não fique com elas.

 

Enfim, até fevereiro, Jorginho terá muito o que pensar, pesar e ponderar para não se queimar no cenário político e correr o risco de perder aliados para sua próxima campanha.

 

Alesc de volta

Os primeiros projetos de lei do ano de 2025 foram apresentados na Assembleia Legislativa. As propostas foram apresentadas pelos deputados Antídio Lunelli (MDB), deputada Paulinha (Podemos) e Matheus Cadorin (Novo).

 

Só a deputada Paulinha apresentou quatro projetos, que tratam sobre isenção de IPVA para veículos utilizados por autoescolas para instrução e treinamento de condutores, criação da Biblioteca Digital Catarinense para a distribuição gratuita de livros, Programa Estadual Hortas Comunitárias Urbanas, com o objetivo de promover a segurança alimentar e Programa Fazer o Bem na Melhor Idade, destinado a incentivar o acolhimento de idosos que moram em asilos ou Casas de Convivência.

 

Todos os projetos de lei apresentados precisam tramitar e passar pela aprovação das comissões da Alesc e pelo Plenário. Se aprovados, seguem para a sanção governamental.

 

Rota turística

O encontro do Condesul que será realizado no dia 31 de janeiro, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, irá apresentar a Proposta de criação da Rota Turística Codesul. O projeto Rota Turística propõe a criação de um trajeto de 2.200 quilômetros interligando os principais pontos turísticos dos estados que integram o Conselho (MS, PA, SC e RS).

 

Esta semana, a secretária de Articulação Nacional (SAN) e do Codesul/SC, Vânia Franco, realizou uma reunião com a secretária do Codesul de Mato Grosso do Sul, Magda Corrêa, para tratar sobre a organização do evento. A troca de experiências e a identificação de demandas comuns na gestão do turismo, cultura e esporte dos quatro estados é o principal objetivo do encontro.

 

Indústria

A produção industrial de Santa Catarina acumula uma elevação de 7,3% entre janeiro e novembro de 2024, tendo o terceiro maior crescimento entre os estados pesquisados e percentual maior do que o dobro da média nacional, de 3,2%. O estado catarinense ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 10,6%, e do Ceará, que soma 8,3%. Os dados pertencem à Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE esta semana.

 

Com a alta de 7,3% no acumulado de 11 meses, a indústria catarinense consolidou-se mais uma vez como destaque no cenário nacional. O percentual ficou à frente de estados como Paraná (4,2%), São Paulo (3,4%), Minas Gerais (2,9%) e Rio de Janeiro (0,9%). Entre os 17 estados pesquisados – aqueles com participação relevante no setor -, apenas o Espírito Santo (-0,8%) apresentou retração no período.

 

Reforma entregue

O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, entregam nesta quinta-feira,16, a reforma da unidade de internação para pacientes crônicos do Hospital Infantil Joana de Gusmão. As melhorias incluem a revitalização de todos os ambientes e a criação de seis novos leitos de internação, com direito a um espaço para isolamento.

 

SC Day

Com foco na indústria moveleira, a Federação das Indústrias de SC (FIESC) lançou o SC Day USA, que será realizado de 23 de abril a 1° de maio, na cidade de High Point, no estado da Carolina do Norte. A iniciativa é promovida em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM) e prevê a participação na High Point Market, a maior feira de móveis do mundo. Além disso, estão programadas rodadas de negócios estrategicamente articuladas, participação em seminários técnicos na Universidade de High Point, visitas técnicas a indústrias locais e capacitação setorial.

 

Propag

O presidente Lula da Silva (PT), sancionou, com vetos, a Lei Complementar que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Esse programa permite a renegociação das dívidas dos estados com a União. Contudo, nem todos os estados ficaram satisfeitos com o que determina a nova lei e alguns, como Santa Catarina, ainda estudam se vão aderir ao programa. A maior crítica é que São Paulo saiu beneficiado, já lei não permite que estados inscritos no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) acumulem os benefícios com o Propag.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.