Casos de dengue aumentam 366% em Concórdia em 2024

O ano de 2024 foi de preocupação em relação aos casos de dengue. O país todo sofreu com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em Concórdia, não foi diferente. O município viveu uma explosão de casos no primeiro semestre, terminando o ano com 2.407 pessoas contaminadas.

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

  • CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
  • CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK

Os dados são da vigilância epidemiológica de Concórdia, disponibilizados ao jornalismo da Aliança FM. Esta quantidade registrada no ano passado representa um aumento de 366% em relação a quantidade anotada no município no ano anterior. Em 2023, foram 516 pessoas infectadas.

Os casos, no ano passado, ficaram restritos, em sua maioria, no primeiro semestre. Até o início de julho, Concórdia teve 2.404. Os outros três casos somente foram registrados entre novembro e dezembro. Este é um comportamento que se repetiu em anos anteriores, quando o segundo semestre tem grande redução em contaminados.

O jornalismo da emissora realizou um levantamento comparativo com os demais anos e 2024 fechou como o segundo com a maior quantidade de pacientes com a doença, atrás apenas de 2022, ano em que mais de cinco mil pessoas foram contaminadas. Já em 2021, foram 44 casos, enquanto que em 2020, cinco casos.

A principal e boa notícia deste levantamento é em relação às mortes causadas pela doença. No ano passado, nenhum dos pacientes infectados teve evolução para o quadro de óbito. Em 2023, Concórdia havia registrado uma morte, enquanto que em 2022, foram três óbitos.

Por fim, em relação aos focos do mosquito que transmite a dengue, zika vírus e febre chikungunya, também uma redução se comparado ao ano de 2023. O ano passado teve 289 vetores do inseto, contra 489 do ano anterior. Em 2022, foram 966, enquanto que em 2021, foram encontrados 1,6 mil focos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.