Turistas são multados por invadir área protegida em Noronha para fazer fotos

O Mirante Dois Irmãos, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, desenha na paisagem um cenário paradisíaco — palco de fotos para os turistas. Trata-se, porém, de um precipício e, portanto, é devidamente cercado. Desafiando a própria vida e ignorando os avisos de um guia local, turistas ultrapassaram a cerca para fazer fotos. A boa notícia é: foram multados.

Veja também
Americano visita ilha radioativa onde humanos só podem ficar por 3 horas; veja
Tartarugas podem ajudar a mapear fundo do oceano melhor do que imagens de satélite; entenda
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube

As ocorrências foram no último sábado (11) e segunda-feira (13). Parte do episódio foi registrado pelo guia Tiberius Oliveira. No vídeo do guia, é possível ver uma delas sentada no precipício.

 

É nessa hora que Tiberius orienta o grupo: “Aí não é lugar de a senhora fazer foto, moça. Tem que respeitar o ambiente. Essa área aqui é cercada justamente por causa disso”. O apelo do guia, no entanto, foi ignorado.

Vou encaminhar para o ICMBio para vocês levarem uma chamada– disse Tiberius, após os turistas desprezarem os alertas

Foto: Instagram @icmbionoronha / Reprodução

Dito e feito. Conforme divulgou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio de Fernando de Noronha, seis turistas que invadiram áreas de acesso proibido no Parque Nacional Marinho foram devidamente multados.

 

As cinco mulheres e um homem puderam ser identificados a partir das denúncias. Assista ao registro feito por Tiberius:

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Passeios Hospedagem | Fernando de Noronha (@marcio_noronha1)

Ainda segundo o órgão, os turistas multados infringiram o artigo 90 da Lei nº 6514, sobre a violação de objetivos e regulamentos da Unidade de Conservação, o que pode render multas de R$ 500 até R$ 10 mil. A concessionária Econoronha também foi acionada para bloquear o ingresso desses turistas ao Parque Nacional Marinho.

 

“A partir do momento que elas ultrapassaram a cerca, cometeram uma irregularidade. Nós colhemos as informações, investigamos, localizamos os infratores e aplicamos as multas”, explicou Mário Douglas Fortini, coordenador da Área Temática de Proteção do ICMBio.

Foto: ICMBio / Divulgação

Perigo de morte e risco à unidade de conservação ambiental

O vídeo das fotos feitas pela turista viralizou, e foi compartilhado por diversas páginas nas redes sociais. Em um desses posts, Amanda Rocca, que relata ser guia em Noronha há mais de 20 anos, conta que esse tipo de atitude por parte dos turistas é quase diária no parque. “Esse tipo de turista não precisamos”.

Foto: Canindé Soares / Wikimedia Commons / Reprodução

A ação, além de colocar em risco uma área de conservação ambiental, como é o caso do Mirante Dois Irmãos, traz ainda um risco de morte. “Além de descumprirem as regras do parque, os infratores arriscaram a própria vida ao posar para uma foto em um precipício”, destacou Lilian Hangae, chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio.

A geóloga Joana Sanchez, da Universidade Federal de Goiás, detalhou o perigo do local em entrevista ao G1. “Essas rochas, exatamente onde elas [turistas] estavam, são soltas do paredão e podem cair a qualquer momento. A gente optou por não fazer o manejo dessas rochas, porque é um local natural, e o paredão é muito alto”, explicou.

As grades estão ali para salvaguardar a vida das pessoas, e naquele local as rochas estão completamente soltas– destacou a geóloga

De acordo com o ICMBio, para reforçar a segurança durante a alta temporada, será intensificada a presença de monitores na área e a instalação de mais placas informativas.

 

O post Turistas são multados por invadir área protegida em Noronha para fazer fotos apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.