Mercedes-Benz do Brasil realiza testes com ônibus elétrico eO500U no Chile

A Mercedes-Benz do Brasil iniciou os testes de seu chassi de ônibus elétrico eO500U em Santiago, no Chile. O modelo, produzido na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, foi demonstrado em trechos urbanos da capital chilena. Este é o primeiro teste do modelo fora do Brasil, marcando o início da expansão internacional do veículo.

Pontos Principais:

  • Primeiros testes do modelo eO500U fora do Brasil.
  • Demonstrado em rotas urbanas de Santiago, no Chile.
  • Modelo desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil.
  • Autonomia de até 250 km e sistema de recarga plug-in.

A demonstração foi realizada em parceria com o Centro Regional Daimler América Latina e a Comercial Kaufmann, representante oficial da marca no Chile. Durante o evento, clientes e gestores do transporte coletivo tiveram a oportunidade de conhecer o desempenho do modelo em condições reais de operação.

O eO500U foi projetado para atender às necessidades do transporte coletivo urbano na América Latina. A Mercedes-Benz reforça que o modelo integra o portfólio global da Daimler Buses, com foco em soluções de mobilidade sustentável.

Características técnicas do eO500U

A Mercedes-Benz do Brasil iniciou testes do eO500U em Santiago, Chile. Este é o primeiro modelo elétrico da empresa avaliado fora do país, marcando expansão na América Latina.
A Mercedes-Benz do Brasil iniciou testes do eO500U em Santiago, Chile. Este é o primeiro modelo elétrico da empresa avaliado fora do país, marcando expansão na América Latina.

O chassi eO500U foi desenvolvido para suportar carrocerias de até 13,2 metros. Possui piso baixo, ideal para o transporte urbano, e autonomia de até 250 km por recarga. O sistema de recarga plug-in permite que as baterias sejam totalmente carregadas em até três horas, utilizando a tecnologia NMC3, também presente nos ônibus elétricos eCitaro da Europa.

O modelo inclui sistemas avançados como motores elétricos, eixos específicos e direção eletrônica, seguindo os padrões tecnológicos da Daimler Buses. O conceito eletroeletrônico foi projetado para proporcionar uma operação eficiente e silenciosa, com foco na redução de custos operacionais durante o ciclo de vida do veículo.

A configuração homologada no Chile conta com a carroceria eMillennium da Caio, projetada para transportar até 91 passageiros. A capacidade é dividida entre 27 assentos e espaço para 64 passageiros em pé, garantindo alta eficiência no transporte coletivo urbano.

Equipamentos e funcionalidades

O modelo inclui sistemas como monitoramento ADAS, câmeras internas e sensores de estacionamento. A configuração reforça segurança e eficiência no transporte coletivo urbano.
O modelo inclui sistemas como monitoramento ADAS, câmeras internas e sensores de estacionamento. A configuração reforça segurança e eficiência no transporte coletivo urbano.

O modelo eO500U inclui uma série de equipamentos voltados para a operação urbana. Entre os principais itens, destacam-se as portas tipo fole, sistema de ar-condicionado e rampa de acesso para pessoas com deficiência. Há também tomadas USB e Wi-Fi para os passageiros, além de um sistema completo de monitoramento.

O ônibus possui sistemas de segurança como monitoramento ADAS, câmeras internas e sensores de estacionamento. Conta ainda com um painel de controle para o motorista e itinerários eletrônicos para facilitar a comunicação visual com os passageiros.

Os testes no Chile foram realizados com a mesma configuração dos modelos já entregues em São Paulo, demonstrando a versatilidade do veículo em diferentes mercados da América Latina.

Parcerias e suporte na transição para a eletromobilidade

O chassi elétrico eO500U foi projetado para carrocerias de até 13,2 metros, autonomia de 250 km e recarga em três horas, utilizando tecnologia NMC3 também aplicada em modelos europeus.
O chassi elétrico eO500U foi projetado para carrocerias de até 13,2 metros, autonomia de 250 km e recarga em três horas, utilizando tecnologia NMC3 também aplicada em modelos europeus.

A Mercedes-Benz do Brasil reforça o compromisso de oferecer suporte aos clientes durante a transição para a tecnologia elétrica. A empresa criou uma equipe especializada em eletromobilidade, que centraliza todas as ações relacionadas ao novo produto e oferece consultoria técnica e operacional.

Os serviços incluem suporte na implantação de infraestrutura de recarga, gestão de frota e treinamento para as equipes de operação. A parceria com representantes locais, como a Comercial Kaufmann no Chile, também é fundamental para atender às necessidades específicas de cada mercado.

O foco da Mercedes-Benz é garantir que a transição para veículos elétricos seja eficiente e sustentável, oferecendo soluções práticas para os desafios enfrentados pelas empresas de transporte coletivo.

Expansão da mobilidade elétrica na América Latina

Equipado com carroceria Caio eMillennium, o eO500U tem capacidade para 91 passageiros e inclui portas tipo fole, ar-condicionado, rampa de acesso e Wi-Fi para o público.
Equipado com carroceria Caio eMillennium, o eO500U tem capacidade para 91 passageiros e inclui portas tipo fole, ar-condicionado, rampa de acesso e Wi-Fi para o público.

A demonstração do eO500U no Chile representa um passo importante na estratégia da Mercedes-Benz para expandir a mobilidade elétrica na América Latina. O modelo foi projetado para atender às especificações regionais, alinhando-se às tendências de mobilidade sustentável e eficiência tecnológica.

O chassi elétrico é parte de uma iniciativa maior da Daimler Buses para oferecer soluções inovadoras em transporte público. A empresa destaca que o eO500U foi desenvolvido com tecnologia avançada e adaptado para atender às necessidades dos centros urbanos da América Latina e de outros mercados internacionais.

Fonte: Mercedes.

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